Numa Noite Escura (1982)

4.1
(16)

Numa Noite Escura
Original:One Dark Night
Ano:1982•País:EUA
Direção:Tom McLoughlin
Roteiro:Tom McLoughlin, Michael Hawes
Produção:Michael Schroeder
Elenco:Meg Tilly, Adam West, Melissa Newman, Robin Evans, Leslie Speights, Donald Hotton, Elizabeth Daily, David Mason Daniels

Numa Noite Escura (One Dark Night, 1982) é mais um daqueles filmes divertidos e claramente datados, associado aos anos 80 do século passado, com direção do então estreante Thomas McLoughlin, que alguns anos depois faria Sexta-Feira 13 – Parte 6 – Jason Vive (1986).

A estudante Julie Wells (Meg Tilly) aceita se submeter a um processo de iniciação numa irmandade escolar liderada por Carol Mason (Robin Evans), além de Kitty (Leslie Speights), que tem a mania de ficar mastigando uma escova de dente, e Leslie Winslow (Elizabeth Daily). O desafio é dormir uma noite inteira dentro de um enorme mausoléu num cemitério, cercada de dezenas de caixões armazenados em suas respectivas gavetas mortuárias, guardando cadáveres.

Porém, para agravar a situação que já é bizarra e sinistra, chega ao mausoléu um morto diferente. Ele foi o cientista Dr. Karl Raymarseivich, um estudioso da bioenergia, a força eletromagnética de todas as coisas vivas, e que após muitas experiências descobriu possuir poderes telecinéticos para movimentar objetos e pessoas à distância. Ele tornou-se obcecado no assunto e com técnicas de vampirismo psíquico, adquiriu um poder maligno, drenando a energia vital das pessoas e colecionando vítimas.

Uma vez o cadáver do cientista encarcerado no mausoléu, seus poderes de telecinese vem à tona e ele revive os mortos, que saem de seus caixões e vagueiam pelos corredores do lugar, ameaçando a vida da jovem Julie, em seu desafio de passar uma noite, e também das amigas que pretendiam assustá-la com brincadeiras. Para tentar resgatá-la, seu namorado Steve (David Mason Daniels) vai ao mausoléu, assim como a filha do cientista, Olivia McKenna (Melissa Newman), que tem poderes de premonição e foi ao encontro de Julie, entrando em confronto com seu pai, distorcido pela maldade.

O filme tem uma história facilmente classificada como ingênua e clichê, com pouco sangue e violência na maior parte de sua duração, ao mostrar de forma meio arrastada o desafio pessoal da estudante Julie em provar sua coragem às amigas, dormindo uma noite trancada num mausoléu cheio de mortos. Também cansa um pouco acompanharmos a história do cientista que estuda ocultismo e desenvolve poderes de telecinese, apresentada por um escritor de artigos sobre ocultismo, Samuel Dockstader (Donald Hotton).

Mas, a compensação pela espera do horror veio no ato final, onde os cadáveres em putrefação saem de seus repousos nos caixões e povoam os corredores do mausoléu, espalhando o caos para os vivos que por infortúnio estavam em seu caminho. E com o uso dos divertidos efeitos especiais da época, com bonecos toscos simulando cadáveres podres gosmentos, cheios de melecas pingando e com vermes caminhando nos órgãos internos, num trabalho de maquiagem que não apelava para a ajuda de programas de computadores que tornam tudo exageradamente falso. Um tempo onde não existia a artificialidade do CGI, característica do cinema moderno. É verdade que os efeitos bagaceiros dos mortos nos remetiam àqueles bonecos macabros dos trens fantasmas de parques de diversões, mas é inegável que justamente isso é que proporciona o entretenimento.

Entre as várias curiosidades, o eterno Batman da série pastelão de TV dos anos 1960, Adam West, faz parte do elenco interpretando Allan McKenna, o marido de Olivia, a filha vidente do cientista do mal. Martin Nosseck fez uma rápida participação como o zelador do cemitério em seu único trabalho no cinema, e faleceu dois dias após as filmagens. Inicialmente, o filme iria se chamar “Rest in Peace” (“Descanse em Paz”). Tem uma cena onde estudantes jogam um vídeo game da época, e que hoje, passados mais de 35 anos, parece extremamente bizarro pela simplicidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

13 thoughts on “Numa Noite Escura (1982)

  • 21/01/2022 em 09:10
    Permalink

    Demorei muitos anos pra saber o nome desse filme, mas finalmente consegui e acabei de assistir. Também como a maioria aqui assisti num sábado a noite em 1896. Esse filme é responsável por eu gostar até hoje de coisas do gênero. Só me intriga uma única coisa: Pq a menina anda mordendo aquela escova de dentes. Aquilo deve ter algum significado metafórico! Quem souber responde aí.

    Resposta
    • 21/01/2022 em 10:47
      Permalink

      Corrigindo: 1988 e não 1896(obviamente) kkkk

      Resposta
    • 26/03/2023 em 00:50
      Permalink

      Eu entendi você assistiu em 1986 sábado no super cine da Globo eu só vi o começo mas lembro de alguma cenas gostaria de ver inteiro por isso que gosto deste site me faz lembrar de vários filmes da infância que davam medo hoje nem sono outro filme que achei no site e passou no super cine era não adormeça tem no YouTube esse dava medo outro que não era terror era o filme mask marcas do destino com a Cher o cara tinha um problema de uma doença no cérebro a maquiagem vencedora de Oscar me impressionava me dava medo quando criança só de ver a chamada do filme acho que fiquei traumatizado nunca quis ver o filme inteiro tem no YouTube

      Resposta
  • 12/09/2021 em 20:12
    Permalink

    Vi em 1988 no “Supercine”, não lembro se revi nos anos 90, mas revi em 2004, 2010 e hoje!

    Muito bom, vide trilha e clima!

    Resposta
    • 26/12/2020 em 20:35
      Permalink

      Eu tambem. Tinha 5 anos.. me lembro muito bem dessa noite.. fiquei muito intrigada com a moça que não tirava a escova de dentes da boca!!!!

      Resposta
  • 02/08/2019 em 07:39
    Permalink

    Eu vi no Supercine, em 1988, e me assustei muito. Eu só tinha visto da metade para o final, quando a protagonista já estava no cemitério. Consegui assistir neste sno, e adorei o embasamento da história, ainda que longo. Gosto que o terror só acontece no momento certo, so contrário de muitos filmes mais modernos. Éum dos meus filmes de terror favoritos.

    Resposta
  • 24/09/2018 em 12:01
    Permalink

    Lembro que da primeira vez que assiti esse filme foi muito assustador, outro dia lembrei dele ele e fui procurar nos torrents da vida e com muito custo achei. Alguns filmes com o passar do tempo perdem o folego esse é um deles.

    Resposta
  • 17/09/2018 em 17:53
    Permalink

    Excelente terror do anos 80,que foi exibido na primeira vez na TV Aberta em 19/03/1988 na Sessão de Gala na Rede Globo no sábado era exibido depois do Super Cine e depois esse filme passou varias vezes na TV Aberta mas isso já faz muito tempo ,pena que as televisões de hoje dia mudou o seu conceito de programação deixando filmes antigos de canto dando atenção mais pra os famosos reality -show .. mas também o publico em geral de hoje em dia já e outro nem ligam mais para á telinha ou que passa nela.

    Resposta
    • 08/09/2021 em 04:08
      Permalink

      Este filme é da hora, eu assisti quando criança no Cine Mistério da Rede Bandeirantes de Televisão, rsrs… e comprei o DVD que saiu agora pela London Arquives… ninguém vai acreditar no que vou dizer, mas… Eu gostei mais agora que antes! Me diverti muito com uma criação do passado e ri muito… apesar que também me entristeço porque…ESTAVA VENDO FANTASMAS… A MAIORIA DOS ATORES. E ATRIZES EM FILMES ANTIGOS… já faleceram… mas adoro os fantasmas que seu trabalho era nos divertir…

      Resposta
  • 17/09/2018 em 09:24
    Permalink

    Já assisti esse filme justamente por causa de uma outra crítica aqui do Boca, e na boa, é um filmão da porra!

    Resposta
    • 27/09/2021 em 04:10
      Permalink

      Muito obrigado! Sempre quis saber o nome desse filme. Ninguem que conheço o conhece. Me sentia um et.
      Kkkk. Só assisti uma vez e nunca me esqueci desse filme. Também não me esqueço de “Não adormeça” e “O mistério do bosque “.
      Obrigado pelo conteúdo.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *