Listas

Top 13 – Sexta-feira 13: A Franquia

Pra comemorar o “aniversariante do dia” o Boca do Inferno preparou um top 13 com toda a franquia Sexta-Feira 13. Qual o melhor filme da franquia? E qual é o pior? Acesse e confira!

Sexta-Feira 13 é só amor!

Reza a lenda que em toda a sexta-feira 13 do ano, os fãs do cinema de horror se reúnem para celebrar esta macabra data assistindo seus filmes favoritos do gênero. Dentre os mais queridos estão aqueles que contam a saga de um menino, transformado em uma força da natureza, sedento por sangue, que anda por aí assassinando adolescentes sexualmente ativos. Seu nome é Jason Voorhees! E seus filmes formam a franquia Sexta-Feira 13!

E pra comemorar o “aniversariante do dia” o Boca do Inferno preparou uma lista com toda a franquia Sexta-Feira 13 organizada do pior para o melhor de acordo com as notas dos fãs no site IMDB!

Confira e deixe nos comentários se você concorda ou não com a lista! Qual seria a sua ordem de preferência?

  1. Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (Dir.: Adam Marcus, 1993)

Bom, este aqui não é surpresa alguma. Apesar de tentar entregar alguma novidade e plantar as sementes que levaram a Freddy vs. Jason (2003), o filme que “encerra” a franquia pela terceira ou quarta vez é um dos piores da série!  A mudança no título para “Jason Vai Para O Inferno” parece bastante apropriada quando os créditos sobem.

Nota: 4.3 de 10

  1. Jason X (Dir.: James Isaac, 2001)

Disputando o páreo de pior capítulo da franquia Sexta-Feira 13 está outro que (será coincidência?) também possui um título diferente. Apesar disso, as qualidades questionáveis deste décimo capítulo da série ainda consegue dividir opiniões. Alguns acham um filme escrachado e divertido, quase uma autoparódia, enquanto outros, fãs mais ferrenhos, sobem nos seus crocs brancos quando alguém tenta defender a ida de Jason pro espaço!

Nota: 4.4 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 8: Jason Ataca Nova Iorque (Dir.: Rob Hedden, 1989)

Em seu oitavo filme, a franquia sobre o filho querido de Pamela Voorhees já mostrava sinais de desgaste e do futuro que a série reservava para os fãs. Bem no finzinho dos anos 80, os produtores resolvem expandir os conceitos de Sexta-Feira 13 e levam Jason para matar na cidade grande. Ver o nosso grandalhão mascarado favorito perambulando por Nova Iorque, totalmente deslocado, é quase tão ruim quanto  vê-lo em uma nave espacial!

Nota: 4.6 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 5: Um Novo Começo (Dir.: Danny Steinmann, 1985)

Esta talvez tenha sido a primeira e melhor tentativa de atualizar a franquia e entregar algo diferente. Mesmo assim, um filme da série Sexta-Feira 13 onde o assassino não é o Jason, apesar do mistério em torno do novo vilão ser interessante e intrigar os telespectadores, acabou não agradando os fãs, que garantiram uma nota abaixo da média para o filme no IMDB. Talvez se o professor for bonzinho e der 0.3, o novo Jason passe de ano.

Nota: 4.7 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 7: A Matança Continua (Dir.: John Carl Buechler, 1988)

Jason encontra Carrie, A Estranha. Uma das sequências mais queridas pelos fãs saudosistas que assistiam aos filmes na TV nas idas noites dos anos 90, o sétimo capítulo da série não acrescenta muita coisa à mitologia e provavelmente seria o “final” da franquia, caso não tivesse sido lucrativo. Afinal, a ideia dos produtores é óbvia! Pra matar o Jason só alguém com superpoderes!

Nota: 5.3 de 10

  1. Sexta-Feira 13 (Dir.: Marcus Nispel, 2009)

Em oitavo lugar na nossa lista, mais uma surpresa! Saber que o reboot da franquia, dirigido por Marcus Nispel, é considerado pelos fãs de Sexta-Feira 13 (presumindo que os fãs são parte dos que classificaram os filmes no IMDB) como melhor do que outros clássicos da franquia como as partes 5 e 7. Porém, se olharmos a lista como um todo, até que faz algum sentido! E o reboot ainda acerta ao inserir o filme novo dentro da série, ignorando aquelas bobagens de upgrade e remake que insistem em fazer nas franquias de horror!

Nota: 5.6 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 3 (Dir.: Steve Miner, 1982)

Sexta-Feira 13 - Parte 3 (1982)

Mais uma série de assassinatos de “adolescentes” com cara de trintões, amarrados com um fiapo de história sobre um grupo de pessoas mortas em um acampamento. Convenhamos, esse aqui sim é uma surpresa estar em sétimo lugar na nossa lista. A única inovação aqui é o 3D utilizado para as exibições no cinema e a origem da máscara de hockey que tornaria Jason e sua figura emblemática em um dos maiores assassinos do cinema.

Nota: 5.7 de 10

  1. Freddy vs. Jason (Dir.: Ronny Yu, 2003)

O embate do século pelo qual todos os fãs estavam esperando desde os anos 90, quando Freddy e Jason dividiam as páginas de um álbum de figurinha e a rivalidade entre os personagens se resumia aos canais de TV onde as séries eram exibidas. Divertido, sem pé-nem-cabeça e descompromissado como um bom slasher deve ser e, se puder ser um pouco megalomaníaco, tudo bem.

Nota: 5.8 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 4: O Capítulo Final (Dir.: Joseph Zito, 1984)

Sexta Feira 13 - Capítulo Final (1984)

Se tem algo que torna este filme um dos melhores da série, é o embate psicológico entre o garoto Tommy Jarvis, vivido aqui pelo eterno “Bocão”, Corey Feldman (Os Goonies). A violência e o drama apresentados no confronto final entre os dois antagonistas jamais foi visto na série e merece o destaque que leva na nossa lista.

Nota: 5.9 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (Dir.: Tom McLughlin, 1986)

Sexta-Feira 13 - Parte 6 (1986)

Jason já morreu e ressuscitou mais do que a Jean Grey, dos X-Men, mas nenhum de seus retornos supera a sequência de abertura do sexto capítulo da franquia. Jason Vive é tão emblemático que, é bem provável, a imagem que a maioria dos fãs tenha do personagem em suas memórias é aquela apresentada aqui. Posição mais do que merecida!

Nota: 5.9 de 10

  1. Sexta-Feira 13 Parte 2 (Dir.: Seteve Miner, 1981)

Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981)

Nosso querido Jason faz o seu debut na franquia Sexta-Feira 13 seguindo os passos de sua querida mãezinha e tocando o terror nas festinhas adolescentes no acampamento Crystal Lake. Um pouco distante do clima dos filmes que se seguiriam, esta segunda parte é bastante sinistra e a máscara prévia do icônico assassino, antes da máscara de hockey, o deixa ainda mais ameaçador!

Nota: 6.1 de 10

  1. Sexta-Feira 13 (Dir.: Sean S. Cunningham, 1980)

O filme que começou tudo. A matança desenfreada de uma mãe perturbada em busca de vingança mudou o cenário do cinema de horror nos anos 80, mesmo se considerarmos que Halloween – A Noite do Terror (1978) tenha vindo dois anos antes e preparado o terreno pra onda de slashers e assassinos mascarados que se seguiram ao lançamento do Sexta-Feira 13 original, o sucesso comercial do filme que inaugurou a franquia da família Voorhees ainda é uma das pedras fundamentais na qual os fãs de terror são formados.

Nota: 6.5 de 10

  1. Sexta-Feira 13: O Legado (Dir.: Vários, 1987-1990)

E a primeira posição da nossa lista já chega polêmica! A série Sexta-Feira 13: O Legado não possui qualquer relação com a franquia, mas foi desenvolvida para a TV no auge da “slasher mania” e, assim como sua “irmã gêmea” baseada na franquia A Hora do Pesadelo, serviu para levar o interesse nos filmes para as telinhas. Ao contrário de assassinos com máscara de hockey, a série de TV apenas trazia o nome Sexta-Feira 13, tratando sobre uma loja de antiguidades onde o dono havia feito um pacto com o diabo. Um clássico da TV que merece ser revisitado, mas vai deixar muito fã de Jason roendo o cabo do facão.

Nota: 7.6 de 10

Leia também:

6 Comentários

  1. Rafael Rehen

    Parando pra olhar friamente gostamos pela memória afetiva da infância. Os filmes são bem fraquinhos mas adoramos, bela lista.

  2. Carlos Dente

    Pior qu’eu gosto de ‘Jason Vai Para o inferno’, e não canso de rever a parte 7, mas… Gosto é gosto, né?

  3. Cara o melhor ea matança continua tem bem mas sangue e o pior é o parte 2 é a galera pensa que nem é Jason que tá assassinando

  4. Pra mim o Melhor da franquia é a parte 6 e o Pior é o Jason X .
    Os Melhores são : partes 4 , 8 , 3 , 2 , o primeiro , Freddy vs. Jason e reboot .
    Os Piores são : Jason Vai Para O Inferno – A Última Sexta-Feira , partes 5 e 7 .
    Sexta-Feira 13 – O Legado não vi por isso não o inclui .

    • Cledja Rithielly

      Pra falar a verdade,ontem(sex,13 de janeiro) não foi aniversário do Jason,o aniversário dele é dia 13 de julho!!

      • Rodrigo Ramos Rodrigo Ramos

        É uma piada comum, dizer que Sexta-feira 13 é aniversário do Jason. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *