13 Filmes de Terror para ver em 2018

Como é tradição também por aqui, sempre fazemos uma lista prévia dos filmes de terror que serão lançados durante o ano, especulando uma possibilidade de que cheguem até aqui. Na do ano passado, 25 Filmes de Terror para Ver em 2017, tivemos a seguinte resposta dos distribuidores:

Foram Lançados no Brasil
Jogos Mortais: JigSaw
Nunca Diga Seu Nome
Amityville: O Despertar
Annabelle 2
Resident Evil: O Capítulo Final
XX
O Chamado 3
Corra!
A Cura
Fragmentado
It – A Coisa
Raw
A Torre Negra
Alien: Covenant

Ainda vai chegar por aqui
Sobrenatural: Capítulo 4

Lançados lá fora e não chegaram oficialmente por aqui
The Belko Experiment
Olhos Famintos 3
Cage Dive
Keep Watching

Nem lá fora, por questão de adiamento
Hellraiser: Judgment
Children of the Corn: Runaway
Re-Animator: Evolution (mudou de nome para Herbert West: Reanimator e está previsto para 15/02)
Patient Zero
Death House
Suspiria

Com isso, podemos dizer que o ano foi muito bom para o horror nos cinemas brasileiros. Isso porque ainda tivemos alguns que chegaram por aqui e não estão nas listas – ou seja, fomos novamente surpreendidos:

Chegaram por aqui, sem terem sido listados
Dominação
Monster Trucks
Vida
A Autópsia
O Rastro
A Múmia
Ao Cair da Noite
7 Desejos
2:22 – Encontro Marcado
O Acampamento
A Morte Te Dá Parabéns!
Além da Morte
A Noiva
Boneco de Neve
Histórias Estranhas

E, como é possível perceber nos filmes com links, resenhamos praticamente todos os lançamentos. Bom, vamos às especulações para 2018, sem relacionar os filmes que estão aguardando lançamento lá fora, mas que já foram mostrados no ano anterior, como é o caso de Sobrenatural: A Última Chave, que, inclusive, já foi conferido pelo site. Confira, então, 13 Filmes de Terror para ver em 2018!

Morte Instantânea / Polaroid (Estreia lá fora: não definida (EUA) / Estreia no Brasil: 4 de janeiro)
Direção: Lars Klevberg
Roteiro: Blair Butler
Elenco: Madelaine Petsch, Kathryn Prescott, Javier Botet
Sinopse: Bird Fitcher (Madelaine Petsch) é uma adolescente tímida do Ensino Médio que pode contar nos dedos aqueles que pode chamar de amigo. Mas o que ela não imaginava era que, após encontrar uma câmera Polaroid amaldiçoada, sua vida seria transformada para sempre: estranhamente, todos que aparecem em alguma foto tirada pelo dispositivo têm um fim trágico e violento.

Comentários: Primeira estreia de 2018, Morte Instantânea tem o aspecto de um terror teen, com elementos de Premonição e 7 Desejos. Investigação de uma maldição iniciada com uma câmera e assombrações estão entre o cardápio desse longa, adquirido pela Diamond Films. Curiosamente, o filme não tem data de estreia lá fora.

A Forma da Água / The Shape of Water (Estreia lá fora: 2 de setembro (EUA) / Estreia no Brasil: 1 de fevereiro)
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro, Vanessa Taylor
Elenco: Sally Hawkins, Octavia Spencer, Michael Shannon
Sinopse: No laboratório do governo, escondido e altamente seguro, onde ela trabalha, a solitária Elisa está presa em uma vida de silêncio e isolamento. A vida de Elisa muda completamente quando ela e sua colega de trabalho, Zelda, descobrem um experimento secreto.

Comentários: Com 7 indicações ao Globo de Ouro, presente em inúmeras listas dos Melhores de 2017, A Forma da Água teve uma passagem elogiadíssima pelo Festival do Rio. Se esses não são motivos para você se interessar em assisti-lo, dê uma olhada no nome do diretor. Pronto! Agora, é só comprar o ingresso o quanto antes!

A Maldição da Casa Winchester / Winchester (Estreia lá fora: 2 de fevereiro (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Michael Spierig, Peter Spierig
Roteiro: Michael Spierig, Peter Spierig
Elenco: Helen Mirren, Sarah Snook, Jason Clarke
Sinopse: Inspirado em uma história real. Em um ponto isolado de terra, a 50 milhas de distância de São Francisco fica a casa mais assombrada do mundo. Construída por Sarah Winchester (interpretada pela ganhadora do Oscar Helen Mirren), herdeira da fortuna dos Winchester, a casa não conhece seu fim. Construída durante décadas de forma incessante, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, ela tem sete andares de altura e abriga centenas de quartos. Para um estranho, parece um monumento monstruoso que reflete a loucura de uma mulher perturbada. Mas Sarah não está construindo para si, mas sim para sua sobrinha (Sarah Snook) ou para o brilhante Dr. Eric Price (Jason Clarke), que ela convocou para a casa. Ela está construindo uma prisão, um asilo para centenas de fantasmas vingativos, e os mais aterrorizantes deles têm o intuitivo de se estabelecer com os Winchesters.

Comentários: A história real é bem interessante e merecia um Dissecando o Medo específico. Mas, o que chama a atenção, além das assombrações e do bom elenco, é o trailer, resgatando produções de época ambientadas em casas assombradas. Tem grande chance de agradar!

O Sacrifício do Cervo Sagrado / The Killing of a Sacred Deer (Estreia lá fora: 2 de fevereiro (EUA) / Estreia no Brasil: 8 de fevereiro)
Direção: Yorgos Lanthimos
Roteiro: Yorgos Lanthimos, Efthymis Filippou
Elenco: Nicole Kidman, Colin Farrell, Alicia Silverstone , Barry Keoghan, Raffey Cassidy, Sunny Suljic
Sinopse: Steven é um cardiologista conceituado que é casado com Anna (Nicole Kidman), com quem tem dois filhos: Kim e Bob. Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin, um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.

Comentários: Algumas listas dos melhores filmes de horror de 2017 apontavam este longa entre eles. Parece um terror psicológico cadenciado, sem muito sangue e violência, apenas trazendo o incômodo que certos fãs do gênero apreciam. Lançamento da Diamond Films, o filme já está disponível para download há alguns meses. Será que ele irá figurar entre os destaques de 2018 por aqui?

Aniquilação / Annihilation (Estreia lá fora: 23 de fevereiro (EUA) / Estreia no Brasil: Netflix entre março e abril)
Direção: Alex Garland
Roteiro: Alex Garland a partir do romance de Jeff VanderMeer
Elenco: Natalie Portman, Tessa Thompson, Oscar Isaac, Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez
Sinopse: Uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido (Oscar Isaac).

Comentários: Aniquilação aparenta ser divertido. Mas, é claro que esses debates e discussão sobre distribuição – o filme iria para o cinema pelo mundo e foi comprado pela Netflix – acabam atraindo mais a atenção do que o filme em si. Parece uma ficção científica com bons efeitos especiais, um território hostil e um excelente elenco. O longa estava previsto para chegar aos cinemas brasileiros em fevereiro.

The Strangers: Prey at Night (Estreia lá fora: 9 de março (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Johannes Roberts
Roteiro: Ben Ketai
Elenco: Christina Hendricks, Bailee Madison, Martin Henderson
Sinopse: Acompanhará uma família que embarca em uma viagem para um parque de trailers gerenciado por um parente. Chegando lá eles decidem passar a noite em um trailer emprestado, porém, durante a madrugada, três psicopatas mascarados fazem uma visita ao local e passam a perseguir a família.

Comentários: O que possivelmente seria apenas um thriller com um bom elenco acabou se tornando uma das produções mais cultuadas do novo milênio. Os Estranhos, lançado em 2008, trouxe referências ao gênero – como os ataques dos seguidores de Charles Manson no final dos anos 60 – e permitiu momentos de tensão e claustrofobia, com um final extremamente perturbador. E agora temos a continuação…as imagens e o trailer parecem promissores, com momentos de tensão e perseguição. Se não repetirem a fórmula do primeiro pode ser que saia algo bom daí.

Um Lugar Silencioso / A Quiet Place (Estreia lá fora: 6 de abril (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: John Krasinski
Roteiro: Scott Beck
Elenco: Emily Blunt, John Krasinski, Noah Jupe, Millicent Simmonds
Sinopse: Imagine a sensação perturbadora de viver sob a ameaça de uma força sobrenatural que caça através do som! Esse é o pesadelo vivido pela família da personagem de Emily Blunt no terror Um Lugar Silencioso (A Quiet Place), dirigido, roteirizado e atuado por John Krasinski.

Comentários: É o tipo de filme que me atrai: elenco reduzido, ambientação curta e uma ameaça misteriosa. E além de deixar o espectador na ansiedade de saber o que está lá fora, é bom saber que do lado de dentro tem Emily Blunt

Os Novos Mutantes / The New Mutants (Estreia lá fora: 13 de abril (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Josh Boone
Roteiro: Josh Boone, inspirado na comic book de Chris Claremont
Elenco: Anya Taylor-Joy, Charlie Heaton, Maisie Williams
Sinopse: Cinco jovens mutantes, que acabaram de descobrir suas novas habilidades e são mantidos numa instituição contra sua vontade, lutam para escapar de seus pecados do passado e se salvar.

Comentários: Se você é fã de horror e não suporta muito esses filmes de heróis como os da franquia X-Men, ainda assim você vai querer ver Os Novos Mutantes. Embora seja ambientado no mesmo universo dos heróis da Marvel, o longa de Josh Boone é uma produção de horror, com elementos de ficção científica. Duvida? Veja o trailer abaixo e anime-se pelo lançamento nos cinemas!

The Nun (Estreia lá fora: 13 de julho (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Corin Hardy
Roteiro: Gary Dauberman
Elenco: Taissa Farmiga, Bonnie Aarons, Demián Bichir
Sinopse: Ambientada em 1952, O padre Burke (Demián Bichir) é enviado a Roma para investigar a misteriosa morte de uma freira.

Comentários: Um ano sem uma produção da franquia Invocação do Mal, de James Wan, seria atípico. No segundo filme foi apresentada a vila conhecida como A Freira, uma entidade maligna que perseguiu Ed Warren e quase o levou à morte. A história dela – que também teve uma ponta em Annabelle 2 – vai ser contada nesta produção, que tem no elenco Taissa Farmiga, a irmã mais nova de Vera Farmiga, que fez Lorraine Warren. Para ver…

Mata Negra (Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Rodrigo Aragão
Roteiro: Rodrigo Aragão
Elenco: Jackson Antunes, Francisco Gaspar, Joel Caetano, Clarissa Pinheiro
Sinopse: Rodado em Guarapari, no Espírito Santo, Mata Negra é a continuação de Mar Negro, de 2013. O filme contará com as criaturas criadas por Rodrigo Aragão e já conhecidas de seus trabalhos anteriores.

Comentários: Rodrigo Aragão é um dos grandes nomes do gênero no Brasil, tendo contribuído de maneira digna e eficaz na concepção de produções de horror com DNA brasileiro. Esse trabalho é mais do que bem-vindo em sua filmografia e deve ter passagem por diversos festivais nacionais como o Fantaspoa. Esperamos trazê-lo para o FBI 5!

The Predator (Estreia lá fora: 3 de agosto (EUA) / Estreia no Brasil: 2 de agosto)
Direção: Shane Black
Roteiro: Shane Black, Fred Dekker
Elenco: Olivia Munn, Jacob Tremblay, Yvonne Strahovski, Boyd Holbrook, Thomas Jane
Sinopse: Refilmagem do cultuado Predador, de 1987, ou continuação?

Comentários: Faz um longo tempo que noticiamos a respeito desta produção. Parece de que desta vez vai. Ainda faltam mais informações sobre o enredo e também o trailer para que possamos avaliar se irá valer a pena. De qualquer modo, somos fãs dos alienígenas predadores e estaremos lá para conferir.

The Meg (Estreia lá fora: 10 de agosto (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Steve Alten, Belle Avery
Elenco: Ruby Rose, Jason Statham, Robert Taylor, Cliff Curtis
Sinopse: Depois de sobreviver ao ataque de um tubarão gigantesco, Jonas Taylor deve encarar seus medo para salvar pessoas presas num ambiente submerso.

Comentários: O site ainda era em html quando noticiamos a produção de Meg. Só para se ter uma ideia, Arnold Schwarzenegger era cotado para enfrentar a criatura pré-histórica. Mas, parece que agora vai. As filmagens foram realizadas em 2016 para um lançamento em agosto deste ano – e como tem Jason Statham, não deve demorar para chegar por aqui.

Halloween (Estreia lá fora: 19 de outubro (EUA) / Estreia no Brasil: não definida)
Direção: David Gordon Green
Roteiro: David Gordon Green
Elenco: Judy Greer, Jamie Lee Curtis, Andi Matichak, Nick Castle
Sinopse: Laurie Strode terá um reencontro com o assassino mascarado que a aterrorizou há quatro décadas.

Comentários: Este deve ser, provavelmente, o filme que você mais aguarda pela estreia em 2018. Uma continuação oficial do primeiro Halloween (ou uma versão alternativa), trazendo Jamie Lee Curtis novamente para enfrentar o seu maior pesadelo. Se seguir a tendência do original e souber trabalhar a tensão e o medo, pode ser que agrade. Ainda não se sabe se o enredo ignorará o fato dela ser irmã de Michael Myers, como foi descoberto no segundo filme. Em breve, teremos trailers e imagens…

Leia também:

Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro “Medo de Palhaço”, além de ter participado de várias antologias de horror!

9 comentários em “13 Filmes de Terror para ver em 2018

  • 12/01/2018 em 15:57
    Permalink

    Assisti “A Forma da Água” ontem.

    Uma espécie de conto de fadas para adultos ambientado na década de 60, com referencias ao clássico “O Monstro da Lagoa Negra” – na caracterização da criatura e pelo fato dela ter sido capturada na America do Sul -, antigos musicais – há inclusive um número musical com a protagonista e a criatura – , bem dirigido por Del Toro, que também é um dos roteiristas, num filme que parece ser um projeto pessoal do diretor, daqueles que a pessoa se empenha ao máximo para fazer o filme exatamente como ele quer.

    Para mim “A Forma da Água” é um filme 3 estrelas enquanto “O Labirinto do Fauno” é um filme 5 estrelas e , na minha humilde opinião, ainda o melhor filme do diretor.

    Para encerrar: posso estar errado, mas para mim muitos não vão gostar da abordagem um tanto quanto romântica que o diretor adotou nesse filme, com um momento violento aqui, outro ali.

    Resposta
  • 06/01/2018 em 00:21
    Permalink

    Entrei no link esperando ler sobre Halloween Returns que com certeza é o mais aclamado

    Resposta
  • 05/01/2018 em 20:10
    Permalink

    Jamais HAlloween é o mais esperado! A freira e A forma da água serão os melhores aposto neles!

    Resposta
  • 03/01/2018 em 23:31
    Permalink

    Aposto fichas no filme do Del Toro e em Um Lugar Silencioso, Sacrifício do Cervo Sagrado e na Maldição da Casa Winchester. Este último justamente por ter o ótimo Jason Clarke e a espetacular e uma das damas do cinema britânico, Hellen Mirren. Lembro dela num filme de terror teen do Kevin Williamson, Tentação Fatal. Mesmo o filme sendo uma bomba atômica, Mirren deu conta do recado, mostrando seu enorme talento.

    Resposta
  • 03/01/2018 em 21:03
    Permalink

    Mata Negra do talentoso Rodrigo Aragão promete ser um filme incrível. Tive o privilégio de assistir ao trailer em Curitiba no ano passado. Vive o cinema nacional! Viva a Mata Negra!

    Resposta
  • 03/01/2018 em 13:16
    Permalink

    Desses filmes, o único que aposto minhas fichas, é “A Forma da Água (The Shape of Water) do Guillermo del Toro.

    Resposta
  • 02/01/2018 em 13:26
    Permalink

    Puxa, não vamos ter Aniquilação no cinema? O livro em que o filme se baseia é ótimo, tem um quê de lovecraftiano, e a adaptação do Garland promete. Pena.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien