Nas Sombras do Medo: O Cinema de Terror no Brasil estreia no Canal Brasil

0
(0)
Simone Zuccolotto e José Mojica Marins, o cineasta pai do horror brasileiro no cinema.
Simone Zuccolotto e José Mojica Marins, o cineasta pai do horror brasileiro no cinema.

Há muito o que se falar do cinema de terror no Brasil. Muitas vezes marginalizado e considerado algo menor, o gênero tem resistido bravamente, chamando cada vez mais a atenção de público e crítica. Embora tenha como figura central e emblemática o Zé do Caixão de José Mojica Marins, existe todo um universo que se formou a partir de À Meia-Noite Levarei Sua Alma, memorável longa de 1963, que apresentou o clássico personagem e marcou uma espécie de nascimento do gênero no Brasil. Com roteiro, direção e apresentação de Simone Zuccolotto, Nas Sombras do Medo – O Cinema de Terror no Brasil resgata a história da filmografia de terror no país, a partir do dia 31 de outubro, no Canal Brasil.

A atração vai abordar em seis capítulos de 25 minutos essa centralidade da figura de Mojica; a relação que houve em certo momento com o cinema marginal, a Boca do Lixo e as pornochanchadas; subgêneros como o terrir; o novo impulso dado pela tecnologia digital; e o aumento de mais de 600% na quantidade de títulos lançados nos últimos cinco anos. Para discutir esses tópicos e outros, como as fronteiras entre horror e fantástico, Simone chamou grandes nomes relacionados ao tema, além de estudiosos. Sejam pioneiros ou da forte nova geração, marcam presença José Mojica Marins, Kleber Mendonça Filho, Carlos Primati, Ivan Cardoso, Rodrigo Aragão, Laura Cánepa, Walter Lima Jr. e Gabriela Amaral Almeida, entre outros.

Efeitos especiais, imagens de making of e entrevistas exclusivas marcam a atração, que é ilustrada ainda por trechos de grandes clássicos como O Jovem Tataravô (1936), de Luiz de Barros, que teria sido o primeiro longa a trazer elementos do gênero; O Despertar do Besta (1969), de Mojica; Veneno (1952), de Gianni Pons, e As Sete Vampiras (1989), de Ivan Cardoso. Entre os representantes da nova safra, estão Mar Negro (2013), de Rodrigo Aragão, e Através das Sombras (2015), de Walter Lima Jr..

Nas Sombras do Medo – O Cinema de Terror no Brasil (2016) (6 x 25’)
Estreia: segunda, dia 31/10, às 21h
Horário: segunda, às 21h
Horários alternativos: quarta, às 11h30, e sábado, às 15h
Inédito e Exclusivo
Classificação: 16 anos

Canal Brasil na rede
Site oficial: www.canalbrasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/canal.brasil
Twitter: https://twitter.com/sigacanalbrasil

Onde encontrar o Canal Brasil
NET – canal 150
NET HD – canal 650
SKY – canal 55
Claro – canal 67
Oi e Via Cabo – canal 66
GVT – canal 103
Vivo TV DTH – 806
Vivo IPTV – 656

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *