Quadrinhos

Editora Mino Anuncia Os Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias

Antologia reúne clássicos dos quadrinhos de ficção científica da Era de Ouro assinados por nomes como Jack Kirby, Alex Toth, Steve Ditko e outros mestres

A Editora Mino acaba de anunciar Os Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias, uma coletânea de 208 páginas em preto e branco com a nata dos quadrinhos de ficção científica produzida nos Estados Unidos entre 1939 e 1954, período conhecido como Era de Ouro das HQs. O álbum reúne 31 quadrinhos assinados por 23 dos artistas mais vanguardistas da indústria norte-americana de HQs. Em meio a alguns dos nomes mais célebres da antologia estão lendas como Jack Kirby, Alex Toth, Steve Ditko e Wally Wood.

Os títulos presentes no álbum estavam em domínio público e foram restaurados pelos editores da publicação, Carlos Junqueira e Lauro Larsen. “Sou colecionador e fascinado pela Era de Ouro, conta Junqueira. “Encontrei republicações estrangeiras recentes que pareciam ter sido escaneadas e impressas. Comecei a restaurar essas revistas e posso dizer que ficaram com a arte até melhor do que em suas edições originais”, diz o editor.

“É um material que representa o ápice desse período, quando imaginação e experimentação eram regras do jogo”, afirma Larsen. A fase gloriosa retratada na publicação chegou ao fim com o surgimento do temido Comics Code Authority, código de censura criado pelas editoras de quadrinhos em 1954 para regulamentar o conteúdo dos gibis em meio à paranoia moralista e anticomunista dominante nos Estados Unidos pós-Segunda Guerra. O código só chegou ao fim em 2011 e foi determinante na infantilização da indústria norte-americana de HQs. “É importante para todo leitor ou profissional da área conhecer essas obras que ajudaram a moldar o quadrinho moderno”, acredita Larsen. Dentre os contos presentes no álbum constam histórias de amor entre cientistas e máquinas, confrontos entre alienígenas e desbravadores espaciais e batalhas entre formigas gigantes do Asteroide X e terráqueos de um futuro distante.

A introdução do livro é assinada por Ciro I. Marcondes, crítico e editor do site Raio Laser. “Este volume te dá a chance de finalmente ser abduzido por algo que valha a pena e que te faça não apenas viajar pela fantasia da época, sobre o que seria o futuro da ciência até então, mas também para compreender o que fazia estes homens vislumbrarem o futuro dessa forma”, escreve o especialista.

Fique de olho para maiores detalhes sobre este lançamento em breve.

A Editora

A coletânea Os Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias é o 27º título do catálogo da Editora Mino. Vencedora do Troféu HQMix de categoria Editora do Ano em seu segundo ano de existência, a Mino foi criada em 2014 e é responsável por alguns dos quadrinhos mais aclamados publicados no país ao longo dos últimos anos. Por ela saíram trabalhos como Lavagem, do paraibano ShikoVocê é um Babaca, Bernardo, de Alexandre Lourenço; e Aventuras na Ilha do Tesouro, de Pedro Cobiaco. Dentre suas publicações internacionais constam títulos como Billie Holiday, dos argentinos Muñoz e SampayoO Soldador Subaquático, de Jeff LemireShaolin Cowboy, de Geof DarrowZonzo, de Joan CornellàFungos, de James Kochalka; e Goela Negra, parceria do francês Antoine Ozanam com o mineiro Lelis.

Adquira este e outros materiais da Editora Mino, clicando AQUI!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *