Quadrinhos

HQ Salto busca apoio no Catarse

Fantasia steampunk de Rapha Pinheiro fala sobre abuso de poder e preconceito

Era uma vez uma cidade onde todos eram feitos de fogo. Um dia começou a chover e o povo da cidade fugiu para as cavernas onde se perderam e terminaram por construir uma nova cidade.

Salto, HQ escrita e desenhada por Rapha Pinheiro, conta a história de Nu, um dos habitantes dessa cidade subterrânea e como um acidente pode mudar sua vida e de todos que moram lá.

Como uma fantasia totalmente steampunk, Salto é um livro que aborda temas complicados como abuso de poder e preconceito através de uma história dinâmica e cheia de ação. Ela pode ser lida como uma reinterpretação do Mito da Caverna de Platão e como as pessoas interagem com o desconhecido que transborda sua zona de conforto.

O livro possui 90 páginas de história colorida e foi escrito e desenhado na França com a orientação de professores e profissionais da área na Ecole Européenne Supérieur de l’Image em Angoulême. Depois de oito meses de produção, Salto ficou pronto e agora vai ser lançado no Brasil.

Criado para ser lido em duas camadas, o leitor pode apreciar a história como uma simples aventura repleta de máquinas steampunk e cenas de ação, mas também pode analisar num nível mais simbólico e fazer todas as relações com filosofia e política que o livro sutilmente (ou nem tanto) aborda.

A HQ Salto atualmente busca apoio através da plataforma Catarse onde o leitor pode receber o livro impresso em casa a partir de R$ 40,00. Saiba mais sobreo projeto no vídeo abaixo:

O Autor
Arquiteto do Rio de Janeiro, Rapha Pinheiro começou a desenhar quadrinhos em 2014. Nesse mesmo ano, foi estudar arquitetura na Inglaterra e começou a publicar seu primeiro trabalho, Os Tomos de Tessa de forma independente por lá. Em 2016 foi selecionado para fazer parte da primeira turma internacional de quadrinhos da Ecole Européenne Supérieur de l’Image em Angoulême na França onde foi morar e escreveu Salto. Também em Angoulême, Rapha criou um canal no Youtube sobre produção de quadrinhos e análises de obras para aqueles que querem se aprofundar mais nesse universo. Atualmente ele trabalha fazendo quadrinhos e dando aula de desenho para crianças.

Apoie o projeto clicando AQUI.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *