Críticas, Televisão

Scream (2016) – 2×13: Halloween Special

Ainda que seja evidente a inspiração em Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, Halloween Special transborda tensão e diversão!

scream-2016-2

Scream - 2ª Temporada
Original:Scream - Season 2
Ano:2016•País:EUA
Direção:Oz Scott
Roteiro:Anna Christopher, Brian Sieve
Produção:April Blair
Elenco:Willa Fitzgerald, Bex Taylor-Klaus, John Karna, Amadeus Serafini, Carlson Young, Kiana Ledé, Santiago Segura, Tracy Middendorf, Austin Highsmith, Tom Maden. Anthony Ruivivar, Bobby Campo, Sean Grandillo, Tom Everett Scott

Dentre todos os filhos bastardos da franquia Pânico, criada por Wes Craven, o que mais se parecia com a mãe, devido à presença de um misterioso assassino mascarado e elenco emprestado de séries de TV, foi, sem dúvida, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, de 1997. O “homem do gancho“, em referência à famosa Lenda Urbana, decidiu esperar um ano após ter sido jogado num píer para se vingar dos adolescentes que o atropelaram na estrada após uma noite de curtição. O sucesso movimentou uma continuação, e, no ano seguinte, Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. já estariam mais uma vez fugindo de um psicopata, desta vez em uma ilha. A sensação de claustrofobia, somada à insegurança pela impossibilidade de fuga, permite que o ambiente seja favorável para elevar a tensão do público e a concentração da desconfiança pelo número reduzido de personagens. O Especial de Halloween, promovido pela MTV com a perspectiva de encerrar a segunda temporada da Scream, foi completamente inspirado nesses elementos, como uma produção à parte, mas habitada em um mesmo universo.

Oito meses após os acontecimentos do episódio 12, When a Stranger calls, Kieran (Amadeus Serafini) recebe a condenação pelos assassinatos cometidos em Lakewood. Na cela do tribunal, enquanto aguarda a transferência para o presídio, o rapaz nota que está sendo observado por uma figura mascarada de Brandon James, esperando o momento para torcer o pescoço do policial e rasgar a garganta do vilão, em um início bastante surpreendente. Emma (Willa Fitzgerald) fica sabendo do ocorrido, com os demais sobreviventes, cada um tentando tocar a vida e fazer uso da experiência trágica da temporada de maneira satisfatória. Brooke (Carlson Young) já pensa em continuar os estudos em Nova York, mas não pensa em incluir o namorado Stavo (Santiago Segura) na nova realidade. Já ele está colhendo os frutos rentáveis do sucesso da graphic novel que desenhou a partir do texto escrito por Noah (John Karna) sobre o massacre em Murderville; e Audrey (Bex Taylor-Klaus) engatou um novo relacionamento, desta vez com Gina (Zena Grey), que demonstra um pouco de ciúmes de Emma.

scream-2016-1

Quando Noah e Stavo recebem o convite do editor Jeremy (Alex Esola) para que a próxima edição da graphic novel seja inspirada nos crimes cometidos em Shallow Grove, eles convidam os demais amigos para uma viagem que os afaste do circo midiático, decorrente do assassinato de Kieran. Só que o grupo está escapando de um local conhecido pela violência para buscar abrigo em outro ambiente mórbido, onde aparentemente uma tal Anna Hobbs (Stevie Lynn Jones) teria matado seus pais e irmão com uma longa tesoura de jardim – referência a Chamas da Morte (1981) – e uma máscara de Halloween.

Na ilha, Emma acaba se envolvendo com o pescador Alex Whitten (Alexander Calvert), enquanto Audrey tenta convencer a namorada a ir ao local. Stavo tenta provocar ciúmes em Brooke com a belíssima Billie (Lindsay LaVanchy); e Noah está bastante inspirado nas referências, incluindo até mesmo o Crazy Ralph da franquia Sexta-Feira 13. É claro que alguém irá utilizar a máscara de Anna Hobbs para iniciar um banho de sangue na ilha, com cenas de violência e em um ritmo bastante satisfatório para os fãs de slashers. A dúvida que permeia seus 80 minutos é se o assassino seria alguém da ilha ou a mesma pessoa que encerrou a participação de Kieran na série. A ameaça telefônica deixa essa questão ainda mais intrigante, embora a revelação não apenas conclua os acontecimentos do longo episódio como dá a partida para a terceira temporada, finalmente confirmada pela MTV em um formato de apenas seis episódios.

scream-2016-3

Ainda que seja evidente a inspiração no filme Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, até mesmo na cena em que um policial encontra um corpo na estrada, o Especial de Halloween transborda tensão e diversão, uma vez que o público fica seriamente preocupado com os personagens que conhece, presos em uma ilha sangrenta, com alguém que tem suas próprias motivações. O clímax, com a revelação da identidade do assassino, ainda é beneficiado pela tradicional sequência de perseguição, tão desejada pelos fãs da série e dos filmes, e conclui-se com uma referência à morte de Cici (Sarah Michelle Gellar) em Pânico 2 (1997). Como o ritmo exige uma aceleração nas mortes e na revelação do assassino, principalmente porque finaliza a segunda temporada, o espectador experimenta o slasher em sua forma bruta e ao mesmo tempo natural, resultando em um quase spinoff bem interessante.

Com direção de Oz Scott, a partir de um enredo de Anna Christopher e Brian Sieve, os autores que reacenderam a série, o Especial de Halloween mostrou que os personagens e toda a mitologia criada em Lakewood podem alimentar produções isoladas e filmes curiosos, dentro do mesmo universo desenvolvido por Jill E. Blotevogel.

Leia também:

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

20 Comentários

  1. Fernanda

    Na minha opinião, o personagem do Kieram sendo o assassino não faz sentido nenhum e, talvez na primeira temporada tivesse causado mais efeito. Em relação a foto que a avó do Brandon reconheceu o Kieran, não aparece na série, é apenas um relato da Piper, logo, provavelmente era mentira.

    Após assistir o final do último episódio, cheguei em uma teoria. Kieran não é o assassino. Kieran tinha certeza absoluta que Eli era o assassino da máscara, e o mesmo já havia ligado para a polícia avisando que Kieran era o assassino. Se Eli continuasse vivo e a polícia chegasse ao local, na cena em que estão os 4 juntos, Kieran não assumiria ser o assassino e Eli também não seria preso por falta de provas, Emma e Audray seriam presas, acusadas pelos assassinatos, inclusive o do prefeito. Na minha hipótese, Kieran pensou rápido, Eli tentou mata-lo e ele revidou. Quando Emma perguntou se ele era o assassino, Kieran percebeu que se ele negasse, ela e Audrey ficariam presas para sempre, já que o verdadeiro assassino acabara de morrer levando toda a verdade, então ele inventou toda aquela história, de ser amante da Piper e agiu de forma convincente para Emma, já que se ela desconfiasse, nunca permitiria que ele se sacrificasse por ela. Por isso ele não matou a Audrey, nem machucou qualquer uma delas, apenas encenou.

    Logo, a polícia chegou e o levou preso. Agora ele seria preso, mas Emma estaria livre de qualquer problema, tanto de ser presa, quanto do assassino. Porém, Kieran recebe um telefonema de um advogado, que na verdade, era o verdadeiro assassino.
    Não era o Eli, não é o Kieran. A pessoa por trás da máscara ainda não teve sua identidade revelada. E apesar do Eli não ser o assassino, ele mereceu morrer por ser obcecado por Kieran e tentar mata-lo, duas vezes.

    Agora Kieran está preso à toa, e o assassino ainda está solto.

    • Vinícius

      Sabe o que mais me deixou pensativo ? a fala do Kieran pro assassino no episódio especial : “Voce manteve sua palavra , vai me dizer quem é você ?” Como se ele tivesse feito algum acordo com o assassino na hora da ligação. Faz sentido pra mim o que você falou, Kieran tinha ctz que era o Eli e depois descobriu que não era. Tenso ! mas eu concordo com a sua teoria.

    • LP

      Sério, você cheirou muito pra tirar essa tua teoria, já pensou em escrever roteiros?

  2. Beto

    A cena que o Kieran leva uma facada nas costas faz parte de um sonho da Emma se não me engano.

  3. Lucas

    Final de temporada bem lixosa para uma série ainda mais lixosa. Os roteiristas dessa série são tão covardes que além de deixar novamente todo o elenco original vivo , sequer teve coragem de matar o assassino dessa vez. Sidney não tinha dó nenhum de dar cabo da vida do bandido, já essa sonsa da MTV poupou a vida do meliante.

    Sério, uma série baseada num dos slashers mais famosos da década de 90, o assassino mal aparece, pouco mata, não é sarcástico, não gosta de filmes de terror, não brinca com a vítima antes de matá-la, não corre atrás da vítima (as famosas cenas de perseguição com o assassino até apanhando de vez em quando) e ainda é ninja porque sozinho e em tempo recorde consegue pendurar uma vítima num local onde a polícia já havia chegado… Ou sair antes da viatura e aparecer na frente dela na estrada… kkkk

    Não tem como gostar dessa bomba, não deveria sequer levar o nome de Scream.

    E Brooke reina onde? A personagem passou a temporada inteira deslocada, se prestando apenas a choramingar.

    Lixo, lixo e muito lixo, se tiver 3ª temporada vou passar bem longe dessa bomba.

    • MUSO! PISOU NO EMBUSTE! CONCORDO PLENAMENTE!!! SERIE VERGONHOSA! LIXO TOTAL!

  4. Josias

    Assassinos Kieran e Stavo! Motivos: Referências a série original: Namorado assassino, dupla de assassinos, assassino obsecado por filme de terror e morte nesse caso Stavo se encaixa, Motivos pelo passado misterioso Kieran. Agora com base a pistas na série na primeira temporada Kieran era filho de policial e tinha acesso as informações privilegiadas na delegacia nesta temporada Stavo é o filho do policial com acesso a informações, Kieran foi reconhecido pela mãe de James na primeira temporada, nesta temporada várias pistas apontavam para Stavo certeza que isso foi proposital para tirar as suspeitas em cima dele que no fundo realmente era o assassino, o fato da professora ter um ataque de pânico no hospital ao ver Kieran, nesta temporada tudo correu muito perfeito e sincronizado como nos filmes, logo para tudo sair tão certo assim significa que temos duas pessoas trabalhando juntas, portanto o argumento reforça a tese da dupla de assassinos ser Kieran e Stavo.
    Ps: O personagem do primo Eli que levam tantas surpresas talvez seja o cara que está tentando ajudar Emma e fazer a coisa certa, talvez ele até salve a Emma no final, aja vista que ele roubou os documentos do prefeito e o Kieran viu em cima da mesa e usou para atrair o prefeito para armadilha mortal e para finalizar Emma e Audrey são presas e levadas para a delegacia onde Stavo tem acesso, está evidente que Stavo colocou o virus no computador de Noah quando enviou o arquivo por email. Essa é minha opinião!! Josias Fagundes

  5. Felipe

    Eu acho que a Emma é a assassina. Devido à seus problemas psicológicos ela acabou criando uma dupla identidade. Numa cena que ela conversa com o assassino no telefone ele diz: “eu estou na sua cabeça”. Sem contar que nunca vimos o assassino junto da Emma e mais uma pessoa. Nessa temporada foram só eles dois. E também acho que o Kieran sabe de tudo e está acobertando a namorada.

  6. Amooooooo essa série ! Pena que esta acabando …

  7. Murilo

    Melhor episodio ate agora

  8. Marcelo Luiz

    Eu to gostando mais dos últimos episódios. Os primeiros estavam mais lento. E não estava digamos, claro se tudo não era uma maluquice da Emma, pode até ser que ainda seja. Espero que não. Eu realmente to gostando mais dessa temporada. E concordo com o texto exposto, espero que os próximos aceleram. Coloque mais adrenalina.

  9. Josias

    Vcs vão dizer que sou louco mas aposto que o assassino seja o Stavo pois a série tá jogando tantas dicas para acontecer exatamente isso, todos apostarem no Kieran namorado assassino, ou o primo esquisito Eli ou a Zoe, mas não se esqueçam as pistas eram óbvias sobre a Piper na 1 temporada porém apostamos em vários outros personagens outra coisa está evidente que ainda estão aprendendo a adaptar um filme em uma série portanto meus argumentos confirmam o assassino é o Stavo é tão óbvio que ninguém pensa que é ele!!!!

  10. Paloma m

    Pra mim o assassino é o kevin… (Pai da emma) e ainda digo mais, acredito ainda que o kevin não é o pai verdadeiro da emma e sim o troy james, visto que no 2 ep da primeira temporada o assassino diz que a dayse é uma prost#%& por dormir com troy… Acho que a emma sofre de dupla personalidade, e o kevin se aproveita disso. Tenho uma teoria mais detalhada fiz so um resumo heheh.

  11. Raí Pereira

    Realmente, a personagem Brooke é a melhor da série. Acho incrível como ela foi crescendo no decorrer da série. =)

  12. Flávio Filho

    Mesmo com muitos e muitos erros, foi de longe o melhor episodio dessa temporada.

  13. Italo

    O assassino é Eli e/ou Kieran. A série vai seguir a linha Billy Loomis nessa temporada!

  14. Iran

    Tenho esperanças ainda, torço muito para que cresça, e, de fato, a série tem melhorado. Mas as atuações ainda são muito fracas…

  15. Felipe

    Foi um bom episódio, mas cheio de furos.

  16. Ewerton

    Esse foi o melhor EP dessa temporada sem dúvida

  17. Italo

    Melhor episódio da série até a gora, o nível da primeira temporada pra cá subiu bastante!! As esperanças pra série aumentaram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *