Documentário Cuidado com o Slenderman estreia dia 15 de maio na HBO

0
(0)

Ao retratar um crime chocante, o documentário Cuidado com o Slenderman (Beware The Slenderman) revela em uma abordagem séria como um mito urbano pode se instalar na mente de jovens impressionáveis e levá-los a praticar um ato inconcebível. A estreia será no dia 15 de maio, às 22h, no canal HBO. Após a exibição na TV, o documentário estará disponível na plataforma digital HBO GO e na HBO On Demand.

Com direção de Irene Taylor Brodsky (indicada ao Oscar® por The Final Inch, da HBO), Cuidado com o Slenderman narra o chocante caso desencadeado por uma série de produções misteriosas, jogos e vídeos caseiros disponíveis na internet em torno do monstro fictício Slenderman (homem magro, na tradução do inglês). Com acesso sem precedentes às famílias das duas meninas, o documentário traz depoimentos e filmagens dentro da sala de audiências na Justiça.

No dia 31 de maio de 2014, em Waukesha, no estado norte-americano de Wisconsin, uma garota foi encontrada esfaqueada em uma mata à beira de uma estrada. Os noticiários do país rapidamente começaram a cobrir a história: a vítima Payton (“Bella”) Leutner tinha sido brutalmente esfaqueada e abandonada para morrer. As suspeitas eram suas amigas Morgan Geyser e Anissa Weier. As três meninas tinham 12 anos. Interrogadas separadamente, Morgan e Anissa explicaram aos investigadores que tinham sido obrigadas a matar a amiga para agradar o Slenderman, um personagem fictício da internet que elas acreditavam existir de fato.

Bella sobreviveu aos ferimentos, e Morgan e Anissa foram acusadas de tentativa de assassinato em primeiro grau. Pela legislação de Wisconsin, elas tinham que ser julgadas como adultas – seus advogados apelaram, sem sucesso, para que fossem tratadas como menores. Enquanto as meninas esperavam o julgamento em uma casa de detenção juvenil, seus pais tentavam entender o que tinha acontecido.

Morgan e Anissa conheceram o personagem Slenderman na internet e passaram a acreditar que ele atacaria as suas famílias caso elas não matassem a amiga Bella para acalmá-lo. Retratado como um homem alto e magro, com um rosto branco sem traços faciais e vestido de terno preto, Slenderman surgiu na internet em 2009 em uma ação envolvendo recursos do programa Photoshop, aparecendo à espreita de crianças em duas fotos em preto e branco. Visto tanto como um ser do mal quanto como um anjo da guarda, o personagem rapidamente se espalhou por diversas plataformas online e serviu de inspiração para textos de ficção, trabalhos artísticos, jogos e vídeos no mundo inteiro.

Especialistas afirmaram que Anissa apresentava características de transtorno delirante (que torna a pessoa incapaz de distinguir a ficção da realidade) e Morgan foi diagnosticada com esquizofrenia na infância, mas, devido à premeditação do crime, o juiz decidiu que as duas deveriam ser julgadas como adultas. Essa tragédia agora também faz parte do mito do Slenderman na internet.

Incluindo entrevistas com especialistas que ajudaram a contextualizar o estado mental das meninas e o mito do Slenderman, o documentário revela como o isolamento adolescente, as doenças mentais e a realidade nebulosa da internet levaram as duas amigas a assumirem essa espantosa “missão”, com consequências para a vida toda.

Cuidado com o Slenderman é dirigido por Irene Taylor Brodsky, também produtora do filme ao lado de Sophie Harris. A direção de fotografia é de Nick Midwig, com edição de Gladys Mae Murphy e música original de Benoit Charest. Pela HBO, o documentário conta com produção executiva de Sheila Nevins e produção sênior de Sara Bernstein.

A HBO tem uma longa trajetória de produção de documentários no mundo todo, com mais de 270 títulos que já receberam mais de 200 prêmios. Entre eles se destacam: Citizenfour, The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst, O Argumento de 50 Anos e Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão. O primeiro documentário produzido pela HBO Latin America, Antes que nos Esqueçam, foi indicado ao Emmy® Internacional em 2015.

Todos os documentários de sucesso da HBO estão disponíveis exclusivamente para assinantes das operadoras participantes na HBO GO, a plataforma digital de entretenimento premium. Os assinantes podem acessar a HBO GO pelo site www.hbogo.com.br em qualquer computador (desktop ou notebook, com qualquer sistema operacional) ou baixando o aplicativo em dispositivos móveis com iOS (iPad, iPhone, iPad Touch) ou Android (OS 2.3 ou superior), agora também pelo Chromecast.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *