Ugra Fest acontece em São Paulo nos próximos dias 8 e 9 de julho

0
(0)

O Ugra Fest – Quadrinhos e Publicações Independentes será realizado entre os dias 8 e 9 de julho de 2017 no SESC Belenzinho, com entrada gratuita para todas as suas atividades. Além da feira contando com dezenas de expositores, o festival terá quatro oficinas, quatro palestras, quatro debates, duas exposições e atividades para crianças. A arte do cartaz do é assinada pelo quadrinista paraibano Shiko, autor de álbuns como Lavagem (Mino) e Piteco – Ingá (Panini).

“Existem ótimas feiras em São Paulo lidando com zines, mas nenhuma dedicada às HQs independentes”, afirma Douglas Utescher, um dos organizadores. A atual agitação da cena brasileira de quadrinhos, assim como a presença intensa de quadrinistas nas cinco edições prévias do evento, inclusive justificou o novo nome da feira, deixando de ser Ugra Zine Fest. “Achamos que era hora de trazer as HQs para o primeiro plano, sem abandonar as outras categorias”, explica Utescher.

As duas exposições do evento abarcam seus focos principais. Marcatti 40 é uma homenagem às quatro décadas de carreira de Marcatti, o mais icônico autor de quadrinhos independentes do Brasil. A mostra reunirá 40 interpretações do personagem Fráuzio, o mais conhecido personagem do autor, cada uma delas assinada por um artista brasileiro distinto. A outra mostra é o Panorama Nacional de Zines e Publicações Independentes, um retrato da produção impressa independente contemporânea no país.

“Quem quer conhecer ou se aprofundar mais no atual panorama dos quadrinhos autorais brasileiros certamente terá um fim de semana memorável”, promete Daniela Utescher, também organizadora. Um dos debates que fazem jus à promessa é o bate-papo O Legado de Toninho Mendes e da Circo Editorial, homenagem à lenda do mercado editorial brasileiro, falecido em janeiro de 2017. A conversa terá como debatedores os quadrinistas Laerte, Luiz Gê, Fernando Gonsales e Franco de Rosa e será mediada pelo editor e criador do prêmio HQMix, Gualberto Costa.

O festival também vai tratar da repercussão do conturbado cenário político brasileiro nas HQs nacionais. O debate Quadrinhos para Momentos de Turbulência: Abordagens Políticas na HQ Brasileira Contemporânea reunirá os quadrinistas Diego Gerlach, Ricardo Coimbra, Fabiane Langona e Rafa Campos Rocha em uma conversa sobre como a política é representada nos quadrinhos e como estes podem influenciar no debate.

Entre suas palestras, o Ugra Fest também contará com uma apresentação do coordenador do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, Afonso Andrade, sobre as duas décadas do evento realizado em Minas Gerais no ano em que chega à sua 10º edição, prevista para novembro. Outro palestrante será o editor Sérgio Chaves, falando sobre os 10 anos e as 17 edições da revista independente Café Espacial.

Acesse a programação completa do evento no site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

One thought on “Ugra Fest acontece em São Paulo nos próximos dias 8 e 9 de julho

  • 01/07/2017 em 14:56
    Permalink

    A figura no Pôster se trata de algum personagem em especial, ou será algo feito exclusivamente para isso?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *