E para 2006…

0
(0)

Novas produções ou velhas ideias requentadas? Filmes marcantes ou apenas uma série de clichês e sustos previsíveis? Roteiros elaborados ou a velha correria histérica de sempre? Essas são as principais dúvidas que os fãs têm com relação aos inéditos filmes de terror, suspense e ficção científica que começarão a ser despejados no mercado nacional em 2006. E ao que parece, o próximo ano será marcado por trabalhos feitos para agradar a todos os gostos possíveis, passando pelas tradicionais séries que continuam gerando sequências, alguns remakes de filmes de sucesso do passado, até novas e interessantes produções que procuram criar um diferencial ao gênero.

A Casa de Cera (2005)
Há uma razão para parecerem tão reais!

Depois de um 2005 com boas surpresas, como Jogos Mortais 2 (Saw II), O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose) e A Casa de Cera (House of Wax), as expectativas para 2006 também buscam descobrir qual será o segmento que os roteiristas do gênero vão seguir como fonte de inspiração. Lembrando que atualmente o modelo utilizado em parte das produções é o do “terror oriental refilmado em produções norte-americanas”, onde boas obras made in Ásia são adaptadas pelo cinema Hollywoodiano, com resultados bem variantes. Tal modelo agrada por utilizar histórias de fantasmas e serviu para divulgar pelos quatro cantos do mundo as produções originais, que começaram a ser lançadas diretamente no mercado de DVD.

Mortos vivos, fantasmas que aparecem em fotografias, tratamentos psicológicos estranhos, passeios mal sucedidos e origem de vilões conhecidos, são apenas algumas das tramas que apontam para 2006. Os resultados serão bons? A crítica vai gostar? O público vai entender? Todas estas perguntas serão respondidas no decorrer do ano e para que você não se sinta só neste universo hostil que é o gênero terror, o Boca do Inferno irá dessecar e analisar minuciosamente cada um destes novos filmes para serem transformadas em artigos na medida em que forem lançados. Como estamos na última atualização do ano, nada melhor do que deixar você com a curiosidade aguçada, por isso vamos adiantar com exclusividade uma amostra do que espera pelo público nos cinemas, ou nas locadoras, em 2006.

Camisa de Força (The Jacket, EUA). Direção: Direção: John Maybury. Elenco: Adrien Brody, Keira Knightley, Kris Kristofferson e Jennifer Jason Leigh. O filme narra a história de Jack Starks, (Adrien Brody, A Vila, 2004), um veterano da Guerra do Golfo que sofre de amnésia e é acusado de ter assassinado um policial. Preso em um hospital psiquiátrico, Jack vai passar por um tratamento nada agradável que inclui ficar imobilizado por uma camisa de força dentro de uma das gavetas do necrotério da clínica por horas e tomar drogas experimentais que fazem com que a mente dele preveja acontecimentos futuros, incluindo a morte de outras pessoas. Cenas claustrofóbicas e terror psicológico são os elementos desta produção que é apoiada em um bom elenco e está sendo aguardada como uma das surpresas positivas para 2006.

Creepshow 3 (Creepshow 3, EUA). Direção: Ana Clavell e James Glenn Dudelson. Elenco: AJ Bowen, Kris Allen, Stephanie Pettee e Eileen Dietz. Cinco histórias de terror independentes entre si e narradas em seqüência são o pilar desta produção. O primeiro filme foi lançado em 1982 e continha cinco contos baseados na obra do mestre Stephen King, que também assinou o roteiro e direção do experiente George Romero (Noite dos Mortos Vivos, 1968). Nesta sequência, a dupla Clavell e Dudelson dividiu a direção e o roteiro. Pouco se sabe das cinco histórias, porém, a produção esta sendo aguardada com ansiedade, em especial pelos fãs da produção original.

O Massacre da Serra Elétrica: O Início (2006)

O Massacre da Serra Elétrica 2 (The Texas Chainsaw Massacre 2: The Beginning, EUA). Direção: Jonathan Liebesman. Elenco: Jordana Brewster, R. Lee Ermey, Andrew Bryniarski e Taylor Handley. Pré-seqüência do remake lançado em 2003, mostrando a origem do assassino Leatherface e sua família psicopata. Após o sucesso da refilmagem, os produtores precisavam encontrar alguma forma de faturar em cima da franquia e resolveram voltar no tempo mostrando a história da família assassina do Texas. Geralmente quando o cinema aposta em produzir uma pré-sequência significa que a série não tem mais como lucrar com continuações ou refilmagens, então é tomado tal caminho. Claro que podemos nos surpreender, mas as expectativas não são das melhores…

Noite dos Mortos Vivos 3D (Night of the Living De3d, EUA). Diretor: Jeff Broadstreet. Elenco: Sid Haig, Brianna Brown, Joshua DesRoches, Greg Travis. Todos os fãs do gênero foram pegos de surpresa quando foi publicada a notícia informando desta segunda refilmagem do clássico de 1968, que já havia ganhado um bom remake em 1990. A trama mostra um grupo de deconhecidos que se abrigam em uma fazenda para fugir de um exército de zumbis que por motivos desconhecidos saem de suas tumbas para se alimentar dos vivos. A diferença aqui é que este filme será em 3D (!!!!). Qualquer crítica seria primária desta produção, porém, a teoria de que um raio caia duas vezes no mesmo lugar pode ser aplicado a ela. Se a primeira refilmagem foi boa, a segunda também será?

O Grito 2 (2006)

O Grito 2 (The Grudge 2, EUA). Diretor: Takashi Shimizu. Elenco: Sarah Michelle Gellar. Sequência da adaptação norte-americana de filme japonês Ju-On – The Grudge (2002). A história da maldição que acompanha as pessoas que morrem possuindo sentimento de ódio volta a assombrar a mocinha Gellar em continuação dirigida pelo experiente Shimizu, que também foi responsável pela versão original da trama e suas duas sequências, Ju-On – The Grudge 2 (2003) e Ju-On – The Grudge 3, este último apenas anunciado, mas sem data de realização ou lançamento. O Grito 2 está em faze de pré-produção e tem suas filmagens agendadas para terem início a partir do dia 20 de janeiro, para que possa ser lançado nos cinemas em outubro. Se você gostou do primeiro…

Doom – A Porta do Inferno (Doom, EUA). Direção: Direção: Andrzej Bartkowiak. Elenco: The Rock e Karl Urban. Baseado na famosa série de jogos para computador “Doom”, o filme mostra uma equipe especializada em investigar o estranho desaparecimento da tripulação que desenvolvia pesquisas de tele transporte em uma estação espacial localizada em Marte e que acidentalmente abriu uma porta para o inferno, fazendo com que criaturas demoníacas invadam o local. O cinema nunca foi bom em adaptar jogos de vídeo game ou computador para a tela grande, porém, Doom – A Porta do Inferno está sendo aguardado com ansiedade pelos fãs. Destaca-se o cuidado da produção em realizar algumas cenas semelhantes à versão do computador, colocando o público como se observando a ação através da visão dos personagens.

Freddy ou Jason. Nada está confirmado, mas não se surpreenda se de repente encontrar a notícia de que vai estrear em breve um A Hora do pesadelo 8 ou Sexta-feira 13: parte 11, ou ainda um Freddy Vs Jason 2. O aviso deve ser dado, pois desde o sucesso de Freddy vs Jason (Freddy Vs Jason, 2003), que tais projetos são anunciados, cancelados, planejados, marcados e engavetados. Recentemente Quentin Tarantino teve seu nome divulgado pela imprensa para dirigir um suposto 11° filme envolvendo Jason, porém, ele logo desmentiu tal boato explicando que apenas é fã da série. Aliás, rumores é o que não faltam envolvendo os dois assassinos. Em recente entrevista, o diretor do Sexta-feira 13 original, Sean S. Cunningham, demonstrou seu interesse em realizar um remake de tal filme, enquanto Robert Shaye, produtor da série A Hora do Pesadelo, comentou um projeto mostrando Freddy Krueger agindo antes de ser queimado vivo.

Jogos Mortais 3 (2006) (5)

Jogos Mortais 3 (Saw 3). Diretor e elenco: a definir. O primeiro Jogos Mortais foi produzido e lançado em 2004, enquanto o segundo foi gravado em tempo recorde, 25 dias, para ser exibido ainda em 2005, pegando carona no sucesso do original e conseguindo ser quase tão bom quanto. Não existe roteiro, elenco ou diretor, mas o produtor da agora série, Gregg Hoffman, havia informado que em 2006 iria ser lançado um terceiro episódio da franquia, no entanto, Hoffman faleceu recentemente por causas naturais no dia quatro de dezembro, deixando a questão em aberto. Vamos aguardar.

A Profecia (The Owen 666). Diretor: John Moore. Elenco: Liev Schreiber, Julia Stiles e Mia Farrow. Remake do clássico homônimo de 1976 que mostra o nascimento do AntiCristo no formato de um bebê que é adotado por um diplomata para substituir seu filho que morreu ao nascer, porém, à medida que a criança cresce, coisas estranhas e mortes começam a acontecer. Refilmagem de um dos maiores clássicos do gênero, que marcou época pelo tema da reencarnação do capeta em uma inocente criança e pelas sequências antológicas bem violentas para a época. Mia Farrow (O Bebê de Rosemary, 1968) está no elenco desta refilmagem como a babá protetora do garoto demoníaco, o que já faz valer o preço do ingresso.

Espíritos (2004) (2)

Espíritos – A Morte está ao seu Lado (Shutter, Tailândia). Direção: Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom. Elenco: Ananda Everingham, Natthaweeranuch Thongmee e Achita Sikamana. Esta produção lançada originalmente na Tailândia em 2004, ano da sua produção, está com sua estreia agendada para o mercado nacional agora em 2006. Trata-se de um das obras mais elogiadas do cinema de terror asiático, tendo sido considerada mais assustadora e perturbadora do que grandes trabalhos vindos do oriente, superando inclusive o já clássico O Chamado (Ringu, 1998) e vários outros. A trama gira em torno de um fotógrafo que começa a perceber que estranhas imagens semelhantes a fantasmas e pessoas mortas aparecem nas suas fotografias. Não deixe de conferir e prepare-se para bons sustos.

Escuridão (2005) (3)

Escuridão (The Dark, EUA). Direção: John Fawcett . Elenco: Abigail Stone, Maria Bello, Maurice Roëves e Sean Bean. Com estreia prevista para a primeira sexta-feira 13 de 2006, logo no mês de janeiro, Escuridão está sendo aguardado como uma possível boa surpresa do gênero, em especial pelo seu roteiro, bem diferente para os padrões atuais. A história gira em torno de um acidente fatal com a filha de um casal divorciado, que morreu afogada no mar. Desesperada pela perda e sentimento de culpa, a mãe da garota começa a ter alucinações que parecem lhe mostrar que o espírito da garota está tentando se comunicar e pedindo ajuda para poder voltar ao mundo dos vivos. A trama vai se voltar em uma tentativa desesperada da mãe em trazer sua filha de volta do mundo dos mortos, mesmo que para conseguir isso, ela precise fazer atos extremos, como sacrifícios humanos por exemplo.

Wolf Creek (2005) (2)

Viagem ao Inferno (Wolf Creek, Austrália). Direção: Greg McLean . Elenco: John Jarratt, Cassandra Magrath, Kestie Morassi e Nathan Phillips. Grupo de amigos está viajando feliz pelos confins da Austrália até que o carro quebra no meio do nada e um estranho com boas intenções chega para ajudar a turma. Lógico que tal sujeito vai se mostrar como um assassino frio e calculista que não vai demorar muito a trucidar a todos do grupo. Mais um filme que bebeu na fonte de O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974) e Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, 1977), mostrando pobres desavisados que ficam perdidos durante uma viagem fugindo de um assassino psicopata. O resultado das “cópias” destes clássicos geralmente são irregulares, mas agradam aos apreciadores do gênero. Baseado em um episódio real acontecido na Austrália entre 1989 e 1992.

Anjos da Noite 2 (2006)

Anjos da Noite 2 (Underworld 2: Evolution, EUA) Direção: Len Wiseman . Elenco: Kate Beckinsale, Scott Speedman, Tony Curran e Shane Brolly. Inevitável sequência do sucesso original de 2003. Se no primeiro filme era mostrada uma guerra milenar entre vampiros e lobisomens, agora temos a continuação da batalha ao mesmo tempo em que são mostradas as origens de ambas as espécies. Boas cenas de violência, fotografia noturna, roupa de couro preta, um pouco de romance e muitos caninos expostos são aguardando nesta continuação dirigida pelo mesmo Wiseman que comandou a aventura original e que acabou se casando com a estrela de ambos os filmes Beckinsale entre a primeira e esta segunda produção.

Premonição 3 (2006) (3)

Premonição 3 (Final Destination 3, EUA). Direção: James Wong. Elenco: Ryan Merriman, Mary Elizabeth Winstead e Texas Battle. Garota tem premonição de que vai morrer e escapa de acidente em montanha russa que acaba tirando a vida de seus amigos, fazendo com que a mocinha passe a fugir da Morte. É incrível a cara de pau de certas produções que nada mais são além de uma cópia do filme original. Se no primeiro Premonição (Final Destination, 2000) tínhamos a originalidade do enredo, no segunda, tivemos as mais mirabolantes mortes já vistas no cinema para agradar o público. O que teremos de bom neste terceiro filme? Estão prometendo que a sequência da montanha russa vai ser inesquecível. Mas será que tal cena vai durar o filme todo?

O Albergue (2005) (8)

O Albergue (Hostel, EUA). Direção: Eli Roth. Elenco: Jay Hernandez, Derek Richardson e Barbara Nedeljakova. Um dos filmes mais aguardados para 2006 é esta produção do mesmo diretor de Cabana do Inferno (Cabin fever, 2003), que teve estreia internacional no mês de setembro e foi considerado pela crítica como um trabalho violento e criativo. De acordo com declarações do próprio diretor, Hostel foi realizado para ser uma experiência única de terror e marcante para o público. Nesta produção, acompanhamos uma dupla de amigos que partem para a Eslováquia em busca de sexo, drogas e diversão, porém acabam encontrando algo tenebroso no local que pode ameaçar a própria vida da dupla.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

One thought on “E para 2006…

  • 05/09/2015 em 19:04
    Permalink

    2006 cheio de filmes Bons infernalmente melhores do que os do ano anterior assim eu espero!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *