Editorial 2016 #3: 2001 Críticas, uma Odisseia no Horror

0
(0)

Editorial

O ano definitivamente começou para o Horror em fevereiro, com um carnaval de estreias e polêmicas. A brincadeira começou com Boneco do Mal, o irmão mais novo de Annabelle. Para promover o lançamento, com o apoio financeiro da distribuidora, o Boca do Inferno estampou banners, instigou o público com um poll sobre as expectativas do lançamento, falou a respeito em duas resenhas e dois artigos, além, é claro, do Ouija. O garoto nem sequer havia aparecido para a mamãe lhe desejar uma Boa Noite, quando os zumbis resolveram invadir a obra clássica de Jane Austen, em um divertido e bem realizado mashup.

Com a aproximação do final do mês, após uma cabine de A Bruxa, começamos a falar sobre o filme nas redes sociais. Declarações polêmicas e o artigo que se transformou em viral sobre “não ver a bruxa” levaram o site ao melhor desempenho de visitas de todos os tempos. Mais de 100 mil infernautas leram o texto em apenas quatro horas, numa promoção que nem a distribuidora imaginava o potencial que tinha em mãos, já que a estreia do filme, em 3 de março, foi bem discreta. Para muitos, uma campanha de marketing bem realizada – gratuita pode-se dizer oficialmente -; para outros, o nascimento de um clássico.

Enquanto o Inferno se enchia de expectativas pelo voo da bruxa, a equipe do site alimentava o monstro com críticas, alcançando o expressivo número 2001, artigos e notícias. Entre bagaceiras clássicas (Estranhas Metamorfoses, A Trilha da Fera Lunar…), cults (O Sobrevivente, Ichi, O Assassino, Calvaire…) e novidades (Guerra dos Monstros, Exeter, Tubarões Zumbis…), ainda houve tempo para falar sobre literatura (Alien, A Chave do Monarca Azul…), Mangá (Parasyte) e muitas séries de TV (Bates Motel, The Walking Dead, Arquivo X…). Para auxiliar na pesquisa, fizemos novos catálogos (Alienígenas e Ficção Científica, Stephen King…) e listas (13
Filmes de Terror que Ganharam o Oscar; Os 10 Filmes de Horror Favoritos de Stephen King; 13 Filmes de Terror Nacional para Assistir no Carnaval; Os 13 Bonecos Mais Assustadores do Cinema…).

Feveiro também foi marcado pelo lançamento de novos boxes da Versátil (Clássicos do Horror Vol. 4, Giallo 2…), o início da exposição O Mundo de Tim Burton e a volta oficial do maior festival do gênero fantástico de SP, o CineFantasy, com inscrições abertas. O gênero fantástico também pode comemorar os seis Oscar de Mad Max, e o comercial anunciando As Fábulas Negras em breve no canal Space! Muita coisa para o menor mês do ano!

E março já teve o seu estopim inicial, com o polêmico trailer de As Caça-Fantasmas, além da estreia oficial de A Bruxa. Teremos mais estreias, como Visões do Passado e Floresta Maldita, podcasts e muito mais.

E esperamos que o Infernauta esteja sempre conosco com suas críticas e sugestões! Veja abaixo o que cada colaborador contribuiu para o Boca do Inferno em fevereiro e início de março!

Divirtam-se Horrores!

Filipe Falcão (tema 2016: remakes): Deadpool, As Sequências dos Remakes. (Total de Remakes: 1 – Total no Ano: 5)

Gabriel Paixão (tema 2016: Drive in Movies): Guerra dos Monstros, A Invasão Zumbi, Primavera. (Total de Drive in Movies: 2 – Total no Ano: 8)

Ivandro Godoy (tema 2016: Monstros): (Total de Monstros: 1 – Total no Ano: 1)

Ivo Costa (tema 2016: New French Extremity): Calvaire. (Total de New French Extremity: 1 – Total no Ano: 1)

Juvenatrix (tema 2016: Bagaceiras de F.C e Horror): Tubarões Zumbis, O Estranho de Um Mundo
Perdido, Ultimato à Terra, Rosas de Sangue, A Trilha da Fera Lunar. (Total de Bagaceiras de F.C e Horror: 8 – Total no Ano: 10)

Leandro Caraça (tema 2016: Novos Diretores): Anos 2000: O horror está morto. O horror está vivo. (Total de Novos Diretores: 1 – Total no Ano: 1)

Luana Caroline Damião (Tema 2016: Terror Oriental): Ichi – O Assassino, Parasyte. (Total de Terror Oriental: 2 – Total no Ano: 2)

Marcelo Milici (tema 2016: Licantropia): O polêmico trailer de As Caça-Fantasmas, Não vá ver “A Bruxa” no Cinema!, Os Lobos de Paris, Os 10 Filmes de Horror Favoritos de Stephen King, 13 Hrs, Robert the Doll, Babás do Inferno: Para Elisa e Procura-se Babá, O que esperar do retorno de The Walking Dead?, A Fera Assassina, Alienígenas e Ficção Científica no Boca do Inferno,
Exeter. (Total de Licantropia: 5 – Total no Ano: 23)

Marcos Brolia (tema 2016: assombrações): A Bruxa, Arquivo X 2016 (+4 episódios), Orgulho e Preconceito e Zumbis, Boneco do Mal (Total de Assombrações: 5 – Total no Ano: 12)

Marcus Augusto Lamim (tema 2016: sci-fi horror): Estranhas Metamorfoses, O Sobrevivente, As Vozes, Stephen King, O Mestre do Horror Moderno. (Total de Sci-Fi Horror: 5 – Total no Ano: 8)

Paulo Blob (tema 2016: Serial Killers, Giallo): Deranged. (Total de Serial Killers, Giallo: 2 – Total no
Ano: 2)

Rodrigo Ramos (tema 2016: Quadrinhos e Séries de TV): 13 Filmes de Terror que Ganharam o Oscar, Bates Motel – 3ª Temporada, A Chave do Monarca Azul, Os 13 Bonecos Mais Assustadores do Cinema, Alien, Ouija Podcast 2016 #02 – Bonecos do Mal, Império dos Mortos – Primeiro Ato, O Rei Amarelo em Quadrinhos, 13 Filmes de Terror Nacional para Assistir no Carnaval, American Horror Story- Hotel (+1 episódio) (Total de Quadrinhos e Séries de TV: 10 – Total no Ano: 16)

Quanto às notícias de fevereiro, entre cinema, literatura, quadrinhos, games e DVDs e Blu-Rays:

Bruna Alfama: 10 notícias (Total no ano: 21)
Daniel Rodriguez: 26 notícias, 1 Crítica (Boneco do Mal) (Total no ano: 46 notícias, 1 crítica)
Laura Dourado: 24 notícias (Total no ano: 42)
Silvana Perez: 60 notícias, 1 crítica. 3 críticas (The Walking Dead). (Total no ano: 106 notícias, 4 críticas).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Editorial 2016 #3: 2001 Críticas, uma Odisseia no Horror

  • 05/03/2016 em 13:56
    Permalink

    Parabéns pelo reconhecimento do site Milici, sempre achei que esse site merecia melhores visualizações (apesar de ser para um publico especifico). Sobre a Bruxa assino seu post embaixo, será outro clássico incompreendido, digo isso pq vi na pré-estreia do Omelete e a maioria do público odiou, os mesmos que consideram Invocação do Mal no nível do Exorcista, lamentável.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *