#CCXP2016: A Volta do Beco do Horror na Comic Con Experience

0
(0)

Comic Con Experience (2014)

Nos dias 1 a 4 de Dezembro acontece no São Paulo Expo, o maior evento de cultura pop do Brasil, a Comic Con Experience.  O evento vem crescendo a cada ano, e já se tornou uma das maiores comic cons do mundo. Junto com a expansão do evento, o Artist’s Alley, ou “Beco dos Artistas” – uma das atrações mais interessantes do evento – também segue crescendo gradualmente a cada ano.

O Artist’s Alley da CCXP 2016 já é o maior do gênero em eventos do Hemisfério Sul. O que começou com 215 artistas em 125 mesas em 2014, passou para 165 mesas e 225 artistas na edição de 2015.

Em 2016 serão mais de 461 artistas reunidos em um espaço onde a criatividade e a paixão pelos quadrinhos fervilham nas mais de 336 mesas. O crescimento foi tão grande que a organização do evento mudou o Artist’s Alley para a área central da Comic Con, colocando os artistas nacionais, e internacionais, no centro de tudo. Posição mais do que merecida!

Mas o infernauta, fã do horror, pode acabar perdido em meio a tantos talentos. Por isso, para facilitar a vida dos nossos leitores que estão em busca de novidades nos quadrinhos de terror, o Boca do Inferno organizou um pequeno guia com os melhores lançamentos do gênero.

Monte o seu mapa e prepare-se para encontrar um tesouro a cada esquina do “Beco dos Artistas”.

Mesa A03 – Gabriel Andrade Jr.

Gabriel é natural de Macau/RN e começou a trabalhar com editoras independentes nos EUA em 2009. De lá pra cá ele se tornou desenhista exclusivo da Avatar Press, produzindo títulos como Lady Death, Uber e especiais de Crossed. Em 2012 desenvolveu a série Ferals com o escritor David Lapham. Em 2015 Desenvolveu a série Crossed+100 com o renomado escritor Alan Moore.

Mesa A20 – Andre Freitas

ozman_thanatos-1

André lançou sua primeira HQ independente, Ozman: Nemesis em 2013. Em 2015, foi a vez de Ozman: Harpocrates e de uma HQ para a antologia O Rei Amarelo em Quadrinhos da Draco. Este ano, André está lançando Ozman: Thanatos, a nova aventura do seu personagem Ozman, que conta com roteiros de Marco Antônio Loureiro.

Mesa B02/03 – Felipe Cagno e Fabiano Neves

A dupla de quadrinistas Felipe Cagno e Fabiano Neves é responsável pelo western apocalíptico com toques de horror, Os Poucos & Amaldiçoados que já está em sua segunda edição. Felipe também está lançando a HQ Classified, um trhiller de espionagem, misto de ficção e realidade que conta a origem do Serviço Secreto britânico.

Mesa B08 – Gabriel Arrais

O quadrinista paulistano, Gabriel Arrais é responsável pela HQ Necromorfus, uma HQ sobre um adolescente capaz de assumir a forma de qualquer pessoa que já morreu. O gibi chega à sua segunda edição e será lançado na CCXP 2016 com arte de Magenta King (Mesa G31).

Mesa B10 – Marcel Bartholo

Marcel Bartholo trabalha como Ilustrador e caricaturista desde 2005. Ilustrador de livros infantis, professor de desenho em Sorocaba é fanático pela literatura de Terror/Horror, começa a se aventurar no mundo dos quadrinhos. Por Trás das Sombras, em parceria total com Douglas Nogueira, e Insubstituível são os projetos para 2016.

Mesa B22/23 – QUAD Comics

svalbard

O coletivo de quadrinistas paulistano formado por Aluísio C. Santos, Diego Sanches, Eduardo Ferigato e Eduardo Schaal, responsáveis pela elogiada HQ de ficção científica QUAD, chega à CCXP apresentando seus primeiros projetos solo. Drop Dead, de Aluísio C. Santos, mostra um jovem skatista que após a morte de seu pai, passa a enxergar fantasmas; Svalbard, de Diego Sanches, mostra uma aventura longa passada no universo de QUAD contando a história dos Lixeiros; e Opala 76 de Eduardo Ferigato, uma história noir de crime e vingança.

Mesa B24 – Daniel Rosini

O ilustrador e quadrinista Daniel Rosini lançou no ano passado a sua HQ de ficção científica, Gargantua, pelo selo QUAD Comics. Agora em 2016, anuncia seu novo trabalho, Anpu ou Como Me Tornei um Deus da Morte.

Mesa B 33 – Alexandre Cavalo e Weberson Santiago

A dupla Alexandre Cavalo e Weberson Santiago traz para a CCXP 2016 a HQ 3 Crânios – Cidade Assombrada. A parceria entre os dois quadrinistas também rendeu Roxx e As Joias do Javali, outra HQ que estará sendo lançada por eles no evento.

Mesa C12 – Bill Carpitti e Zorzetto

Ilustrador e tatuador profissional, Bill Scarpitti está lançando, juntamente de Nelson Zorzetto, a HQ SCAR – Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, uma aventura de horror passada em um futuro pós apocalíptico envolvendo zumbis inteligentes.

Mesa C14 – Alice Monstrinho

Fundadora da Rebel Hound Studios, Alice gosta de dar um toque de estranheza em tudo o que faz. De seres radioativos a lobisomens, ela busca deixar sua marca em tudo o que faz. A artista irá lançar seu novo quadrinho, Bad Omen, uma história de terror obscuro que habita o mundo de lobisomens e vampiros.

Mesa C26 – Denis Mello

Beladona (1)

Denis Mello é um dos responsáveis pelo elogiado quadrinho de horror, Beladona, que chega À CCXP na versão RPG. Além disso, Denis traz para o evento o prólogo de seu novo trabalho, Teocrasília uma ficção científica passada em um futuro alternativo em que o Brasil se tornou um país teocrático devido à atuação de religiosos na política nacional.

Mesa C28 – Fabrício Guerra

Fabrício Guerra nasceu no Rio de Janeiro, e tem trabalhado como ilustrador profissional desde 1998, como caricaturista, porém alternando com outros trabalhos em áreas diferentes. O artista é responsável pelos desenhos de Fé Cega, HQ de horror que criou em conjunto de Osmarco Valadão, que  mostra um líder religioso protestante que representa ser uma enorme ameaça a grupos rivais por causa de um poder sobrenatural que ele possui.

Mesa D03/04 – Bianca Pinheiro

Dona de um traço fofo e delicado que rendeu HQs belíssimas como a sua série Bear e a Graphic MSP Força, Bianca Pinheiro também sabe explorar o lado negro. A prova disso são suas HQs, Meu Pai É Um Homem Da Montanha e Dora, excelente HQ que a autora havia lançado de maneira independente no passado e que está sendo reeditada este ano pela editora Mino.

Mesa D12 – Felipe Campos

Felipe Campos pesquisa monstros assustadores e elementos de terror em livros para crianças, tendo como principais referências lendas e estudos sobre medo. O autor estará divulgando seus livros de poesia Excursão ao Parque do Terror e O Pequeno Caderno de Pesadelos e lançando sua primeira HQ, A Lenda do Rato no Telhado.

Mesa D14 – Draconian Comics

Yves Briquet, roteirista, diretor de criação e apaixonado por ficção científica, é o criador da Draconian Comics, uma empresa de quadrinhos independentes. Yves é autor e coordenador do projeto ONODATA – exoplanetary mercs, uma HQ de ficção científica em 3D.

Mesa D15 – Kiko Garcia

kikomics

Kiko Garcia escreve, ilustra e produz os quadrinhos do selo Kikomics. Publicou vários gibis de humor até que um chamado das trevas o convocou para criar a série de terror Catacumba. Na CCXP 2016 traz ao público o lançamento da Catacumba #3 – Antiquário dos Horrores.

Mesa D34 – Fábio Catena e Rodney Buchemi

A dupla de quadrinistas traz para a CCXP o novo capítulo de A Ordem de Licaão. A HQ conta a história de uma dupla de policiais na caça de uma criatura que tem acatado nas ruas de Belo Horizonte e acabam se envolvendo com o misterioso Licaão.

Mesa D41 – PJ

Depois de 13 anos no mercado publicitário, PJ entrou no mercado dos quadrinhos com o pé direito. O artista trabalhou em uma prequel para o filme Círculo de Fogo, publicada pela Legendary Comics e, mais recentemente, lançou Carnívora, uma HQ policial com toques de horror passada nos morros cariocas.

Mesa E01 – Laudo Ferreira Jr.

ze_do_caixao_slide

Roteirista e desenhista, Laudo Ferreira traz para a CCXP, Zé do Caixão, HQ que traz as adaptações dos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma e Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que está sendo reeditado pela Jupati.

Mesa E05 – Samuel Bono

Professor de desenho na HQ em Foco, Samuel Bono tem produzido diversas HQs para coletâneas de terror como São Paulo dos Mortos, O Rei Amarelo em Quadrinhos e O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos.

Mesa E06 – Alex Rodrigues e Daniel Esteves

 A dupla de quadrinistas paulistanos, Alex Rodrigues e Daniel Esteves, traz para o evento São Paulo dos Mortos III, uma coletânea de histórias em quadrinhos que mostram a capital paulista infestada por zumbis. O projeto foi financiado via crowdfunding que conta com mais cinco artistas: Al Stefano, Samuel Bono, Sueli Mendes, Omar Viñole e Ibraim Roberson.

Mesa E26 – Mary Cagnin

Autora do quadrinho Vidas Imperfeitas, publicado pela editora HQM, e de Black Silence, sua primeira obra de ficção científica, que será lançado na CCXP. Além disso, também produz conteúdo para seu canal do Youtube, onde posta dicas e tutoriais sobre arte, carreira, desenho, quadrinhos e principalmente aquarela. Foi a partir do seu canal que passou a ministrar cursos e workshops na área.

Mesa E28 – Juscelino Neco

A mente maluca por trás das graphic novels Parafusos, Zumbis e Monstros do Espaço e Matadouro de Unicórnios, ambas publicadas pela Editora Veneta, Neco também criou o livro Zumbis para Colorir, publicado nos EUA, França, China e muitos outros países.

Mesa E29 – Chairim

Criadora das webcomics Purple Apple e As Aventuras da Bruxinha Má, a ilustradora, colorista e tatuadora Chairim está lançando sua primeira HQ de horror, Mare Rosso, Histórias e Contos de Vampiros na CCXP este ano.

Mesa E32 – Fernando Barone e Samuel Sajo

Fernando Barone e Samuel Sajo é a dupla de artistas por trás de InSano, uma ótima HQ de horror inspirada no teatro japonês e no cinema J-horror. Samuel também é o responsável pelas tiras do Dr. Frankenhipster publicadas na revista MAD.

Mesa E41/42 – Hiro Kawahara

YOWIYA_banner

Mais conhecido por seu trabalho ilustrando as “toalhinhas” do McDonald’s, Hiro é ilustrador, diretor de arte e designer. Este ano, Hiro está lançando Yowiya, que conta a história de um deus chimpanzé que quer ser idolatrado pela humanidade.

Mesa F08 – Santtos

Pesquisador no Observatório de HQ ECA-USP, Santtos opera nos mais diversos meios quadrinísticos. Do real ao fantástico, Santtos ilustrou a graphic novel O Turno da Noite em parceria com André Vianco e é edito/ilustrador de Nerd of The Dead Quadrinhos.

Mesa F26-27 – Yanick Paquette

Indicado duas vezes ao Shuster Awards, Yanick Paquette é o artista responsável pelos traços estonteantes das primeiras HQs do Monstro do Pântano nos Novos 52 da DC Comics junto do consagrado roteirista Scott Snyder.

Mesa F32 – Cardoso Not

Dono de um belíssimo traço, Antonio Cardoso, conhecido como Cardoso Not, premiado quadrinista nordestino, lançou em 2016 seu primeiro quadrinho independente, Nerunda, Quando Os Pássaros Voam, que estará disponível em sua mesa na CCXP junto do segundo volume da série, que será lançado no evento.

Mesa F33 – Guilherme de Souza

Criador da série A Última Bailarina, sobre uma pequena bailarina e seu unicórnio que enfrentam zumbis em um universo pós-apocalíptico, Guilherme traz para a CCXP seu novo álbum: A Última Bailarina Contra-Ataca.

Mesa G08 – Marcelo Bruzzesi

SYAM (2016)

Marcelo Bruzzesi é roteirista e criador da série SYAM. Com arte de Rui Silveira e cores de Rod Fernandes, SYAM conta com a participação dos artistas Jean Diaz, Leno Carvalho, Leandro Casco, Lucas Werneck, Ibraim Roberson, entre outros. Na CCXP, estará disponível os números 01 e 02, com mais de 60 páginas cada.

Mesa G17 – Victor Moura

O quadrinista Victor Moura leva para a CCXP suas HQs anteriores, O Colecionador de Memórias e a adaptação para os quadrinhos de O Gabinete do Doutor Caligari, e também seu mais novo lançamento, Argo5. A hq conta a história de um cosmonauta fugitivo e sua amizade com um garoto terráqueo que decide ajuda-lo.

Mesa G24-25 – Sebastián Fiumara

Sebastián ilustrou HQs como A Noite dos Mortos-Vivos, clássico de George Romero adaptado pela Avatar Press, O Retrato de Dorian Gray e, mais recentemente, tem trabalhado para grandes editoras como Marvel, DC Comics e Dark Horse Comics.

Mesa G29 – Alcimar Frazão

O Diabo e Eu (2016) (3)

Quadrinista integrante do coletivo BIMBO Groovy, Alcimar Frazão é autor da magnífica HQ O Diabo e Eu, lançada em 2013 e republicada este ano pela Mino. Em 2014, Alcimar também participou da coletânea de quadrinhos de horror, Ronda Noturna, obra contemplada pelo ProAC HQ do Governo do Estado de São Paulo.

Mesa G33 – Cesar Alcázar e Fred Rubim

Autor dos livros Bazar Pulp – Histórias de Fantasia, Aventura e Horror e A Fúria do Cão Negro, Cesar Alcázar também roteirizou a HQ de horror, A Música Do Quarto Ao Lado e o épico O Coração do Cão Negro, ilustrada por Fred Rubim, que traz para a CCXP sua mais nova HQ, Le Chevalier – Arquivos Secretos, escrita pelo autor gaúcho André Cordenonsi.

Mesa G36 – Camila Torrano

Artista plástica por formação, açougueira-enfermeira por maldade. Nasceu e cresceu em São Paulo. Terror é o seu tema predileto para pesquisas e experimentações visuais, seja nas ilustrações, seja nos quadrinhos. Camila traz, além de prints, sketchbooks e adesivos, seus quadrinhos independentes A Travessia e SPAM.

Mesa G37 – Pablo Casado e Thales Rodrigues

mayara_e_annabelle_3-2

A dupla de criadores da série Mayra & Annabelle estará na CCXP 2016 trazendo o terceiro volume da série sobre a dupla de jovens funcionárias públicas responsáveis pelo combate a demônios e outras criaturas sobrenaturais. Uma das séries brasileiras mais legais do momento! Sério!

Mesa H04 – Raphael Fernandes

Roteirista e editor da Draco e da revista MAD, levou o troféu HQ Mix por sua minissérie Ditadura no Ar. Raphael é a mente por trás das premiadas coletâneas de horror O Rei Amarelo em Quadrinhos e O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos. Raphael também criou a série Apagão sobre uma São Paulo mergulhada nas trevas e no caos após um blecaute.

Mesa H10 – Tiago Holsi

Para esta CCXP, Tiago traz seu livro ilustrado 665 – A Vizinha da Besta, seu segundo trabalho autoral, que segue os passos de Entardecer dos Mortos, uma HQ bem-humorada sobre um simpático zumbi produzida com recursos captados através do Catarse.

Mesa H16 – Paulo Márcio Esper

O ilustrador Paulo Márcio Esper, que durante o ano apresentou seu projeto Rio Vermelho faz sua estreia na CCXP com uma incrível série de infográficos sobre criaturas da cultura pop, como o Demogorgon, Grabóides e os alienígenas de Tropas Estrelares.

Mesa H33 – Daniel Vardi

Quadrinista e editor responsável pela Publigibi, uma empresa multimídia como foco em animação e quadrinhos, também é o criador do Terrorfest – Festival de Quadrinhos, Cinema e Literatura da Contracultura Underground e da revista Apocalipse Zumbi, junto com o escritor Alexandre Winck.

A lista é enorme e tem muita coisa boa por lá. Pra não se perder, baixe o mapa das mesas no site oficial da CCXP, clicando AQUI.

Nos vemos na CCXP 2016. #VaiSerÉpico!

Se você, quadrinista, tem algum lançamento de terror e não está na nossa lista, mande um e-mail com imagens, uma breve sinopse da HQ e uma mini biografia para rodrigoramos@bocadoinferno.com.br.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rodrigo Ramos

Designer por formação e apaixonado por HQs e Cinema de Horror desde pequeno. Ao contrário do que parece ele é um sujeito normal... a não ser quando é Lua Cheia. Contato: rodrigoramos@bocadoinferno.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *