Lentes do Mal (2009)

3
(1)
Lentes do Mal (2009)
Qual é Seu Pior Medo?

Lentes do Mal
Original:Dread
Ano:2009•País:UK, EUA
Direção:Anthony DiBlasi
Roteiro:Anthony DiBlasi, Clive Barker
Produção:Lauri Apelian, Clive Barker, Joe Daley, Jorge Saralegui, Nigel Thomas, Charlotte Walls
Elenco:Jackson Rathbone, Hanne Steen, Laura Donnelly,Jonathan Readwin, Shaun Evans, Vivian Gray, Carl McCrystal, Derek Lea, Siobhan Hewlett, Kieran Murphy, Erin Gavin

por Camila Jardim

Escrito por Clive Barker – autor das obras que deram origem aos filmes O Mistério de Candyman e Hellraiser, sendo que este último ele também dirigiu -, o segundo volume da série Books of Blood (Livros de Sangue) foi publicado em 1984. Entre os cinco contos de horror estava Dread, que agora foi adaptado para o cinema pelo diretor Anthony DiBlasi e lançado no Brasil direto em DVD com o título Lentes do Mal.

Produzido pelo próprio autor, Barker, o filme dividiu opiniões entre o público, mas ganhou elogios da crítica especializada. Teve sua estreia em 2009 junto a outros oito filmes de terror exibidos no festival After Dark Horrorfest 10, nos EUA.

Lentes do Mal (2009) (2)

Na trama, Stephen (Jackson Rathbone) faz faculdade de cinema e precisa de um tema para sua tese de conclusão de curso. Do lado de fora de uma balada, ele conhece Quaid (Shaun Evans), que o instiga a fazer seu projeto em cima de um Estudo do Medo. Stephen chama Cheryl (Hanne Steen), uma colega de sala, para juntos montarem a tese.

O projeto inicial é uma verdadeira furada. Ao colocarem um anuncio sobre entrevistas para o estudo, aparece todo tipo de pessoa para contar seus medos, inclusive muitos mentirosos. A maior parte dos depoimentos é artificial, e isso deixa Quaid maluco, pois seus objetivos não estão sendo alcançados.

O lunático Quaid na verdade sugere este tema para Stephen com o propósito de curar o seu próprio trauma. Quando criança, um assassino invadiu a casa do rapaz com um machado e matou seus pais sem nenhum motivo – e, obviamente, sem compaixão. Esta cena assombrou Quaid por toda sua vida (e causa grande impacto ao ser exibida na tela). Com o passar do tempo, Quaid se vê obcecado pelo tema, o que o faz ter a maluca ideia de confrontar as pessoas com seus piores medos e observar o resultado.

Particularmente, achei quase toda a primeira metade do filme um verdadeiro tédio. Apesar de ser bem-sucedido no quesito terror, por ser sujo, escuro e repleto de cenas incríveis de crueldade (como a morte dos pais de Quaid), Lentes do Mal não me convenceu, e até cochilei algumas vezes. Mas tudo muda quando finalmente Stephen descobre a verdadeira natureza psicopata do amigo; a partir daí, a história fica  interessante, mas o ritmo continua não ajudando.

Lentes do Mal (2009) (1)

As atuações são até boas, mas infelizmente Shaun Evans não convence no papel do perturbado Quaid. Acredito que se fosse outro ator, o desempenho do filme seria melhor. Já a personagem Abby (Laura Donnelly) – amiga de Stephen – tem um grande papel nesse filme, suas cenas são sempre carregadas de tensão, e toda a história de sua marca de nascença (todo seu lado direito) é muito bem trabalhada.

Quando Quaid leva o projeto do Medo para um estágio absurdo de obsessão, o filme fica insano. Com cortes rápidos e uma fotografia sinistra, presenciamos cenas de horror genuíno, onde, nesse caso, os vilões são nossos medos mais sinistros.

Lentes do Mal sofre por ser adaptação de um conto. Assim, sempre fica muito mais longo do que o necessário, com algumas partes totalmente descartáveis. Mas a trama é ótima e a história surpreendente, com final épico e nojento. No geral, é um projeto que podia ter sido muito mais do que foi. O filme se sustenta apenas em uma trama inteligente e incrivelmente doentia e nos 20 minutos finais de cenas incríveis.

Lentes do Mal (2009) (5)

Comparo este filme a uma volta de montanha-russa ao contrário. O brinquedo começa a andar e, conforme a altura e a velocidade aumentam o medo e tensão também, mas perto do fim seu corpo e mente já se acostumaram com as sensações, e tudo o que você quer é sair e ir pro próximo brinquedo. Lentes do Mal inicia como o final do passeio, e termina como se você estivesse lá em cima da montanha-russa mais alta. Difícil dizer se vale o preço do ingresso, vai depender do gosto de quem assiste, pois que é bem feito não se pode negar.

Ao final desta volta é impossível não imaginar: “E se fosse comigo? Qual o medo que iria me assombrar?“. Logo, eu diria que o passeio até vale a pena, mas só se você aguentar o fato de metade dele ser sem emoção. Não posso dizer que gostei do filme, mas com certeza a descida final ficará pra sempre na memória.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Autor Convidado

Um infernauta com talentos sobrenaturais convidado a ter seu texto publicado no Boca do Inferno!

4 thoughts on “Lentes do Mal (2009)

  • 11/05/2014 em 09:39
    Permalink

    assistir,esse filme em 2011 e gostei achei o roteiro excelente.o drama dos pais assasinatos,ser estrupada pelo pai,perder o irmao em um acidente,ter horror ao corpo,o medo e voltar a nao escutar.sao algo impressionante que envolvem os personagens,achei otimo a atuacao e shaun evans todas as mostruosidade cometio por ele

    Resposta
  • 13/09/2013 em 11:30
    Permalink

    Eu vi esse e filme,acho que foi em,2010 ou 2011,eu estava em casa a tarde sem fazer nada e tinham uns DVDs que eu não tinha assistido ainda,ai eu coloquei Telas do Mal,mas não tinha a capa do filme,então eu não o nome do filme e nem que era de Terror,dei sorte.Olha o filme não é tão bom assim,mas é bem Legal,e o final dele é Incrível,eu gostei,aconselho.Eu também não sabia que ele era Baseado em um Conto,vou Pesquisar sobre,na Internet.

    P.S:Shaun Evans pode não ter sido um bom Intérprete,mas serve.Além disso aquela cena do Quaid com a Abby,que ele faz um discurso sobre ser Sexy foi Muito Boa (e a cena de sexo,com a alucinação Bizarra que ele teve depois,Também é boa)

    Resposta
  • 06/09/2013 em 20:27
    Permalink

    O conto é incrível, com uma história bem perturbadora e marcante. Tenho muita vontade de ver esse filme, mas realmente todos criticam o desenrolar da trama (lenta) e da atuação de Shaun Evans.

    Resposta
  • 06/09/2013 em 13:01
    Permalink

    Será mesmo que presta isso? sei não,só vendo pra crer.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *