O Chamado 2 (2005)

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE “O Chamado 2”, MAS TINHA MEDO QUE A SAMARA NÃO TE DEIXASSE PERGUNTAR

Atenção: por motivos óbvios, só leia este texto se já tiver visto o filme. A menos que você queira saber tudo sobre O Chamado 2 para poder ficar contando aos seus amiguinhos durante a sessão!

o POR QUE SAMARA POSSUI AIDAN?
Esta é a grande dúvida de todos os fãs do filme original. Duas respostas são possíveis. A primeira é a mais simples: Samara queria se vingar de Rachel e Aidan. Porém, esta resposta não tem lá muita lógica, pois Samara deveria estar era feliz da vida com Rachel, que no final de O Chamado libertou-a do poço onde ela estava presa e deixou seu espírito maligno livre para aprontar pelo mundo (inclusive aparecendo livremente, sem a necessidade das pessoas assistirem sua fita, como vemos neste O Chamado 2). A outra resposta possível é que Samara sempre teve este objetivo. Esqueça aquela história de que ela “só queria ser ouvida“, ou seja, tinha apenas o objetivo de que sua maldição se espalhasse para que o mundo soubesse o que aconteceu com ela. Na verdade, Samara vivia solitária no fundo do poço e só queria ter uma vida normal – a qual, como sabemos, nunca teve. Enfim: só queria uma figura materna, pois as duas únicas que teve (sua mãe verdadeira, Evelyn, e sua mãe adotiva, Anna Morgan) só lhe fizeram mal. Porém, Samara sabia que só podia levar uma vida de criança normal se encontrasse uma mãe… e por isso ela possui Aidan para lhe roubar a mãe e ser feliz – uma trama muito semelhante com Dark Water, filme japonês de Hideo Nakata, que foi refilmado pelo brasileiro Walter Salles.

O Chamado 2 (2005) (2)

Pelo que o filme demonstra, ainda, Aidan não foi a primeira tentativa de Samara de possuir uma criança para voltar a levar uma vida normal. Quando Rachel chega ao sanatório onde Evelyn está internada, o enfermeiro lhe explica que a mulher é uma espécie de “santa“, e que de tempos em tempos alguma mãe aparece querendo orientações de Evelyn. Ou seja: Samara já possuiu, no passado, outras crianças, cujas mães aparentemente foram obrigadas a fazer a mesma investigação de Rachel (só não me pergunte como!) e chegaram até o manicômio para falar com Evelyn e pedir orientações sobre o que fazer. Para todas, Evelyn deu a mesma sugestão: que afogassem seus filhos na banheira, única forma de fazer Samara ir embora – mas apenas temporariamente, para logo possuir outra criança. Rachel recebe a mesma orientação, mas não mata Aidan afogado. Pelo contrário: apenas deixa o garoto tempo suficiente na água para que Samara (que odeia água, por motivos óbvios) saia de dentro do seu corpo. Depois, quando a garotinha volta para tentar possuir o menino novamente, Rachel faz com que Samara a leve no lugar do filho. Como a única idéia de “lar” que Samara tem é o poço onde passou a vida (ou morte, hehehe), ela leva Rachel para lá, para lhe fazer companhia. E então a nossa heroína percebe que Samara tem o poder de sair da sua “prisão” e assombrar os humanos porque a pedra que cobre o poço está parcialmente aberta. No final, Rachel escala o poço e tranca Samara para sempre, lacrando a saída com a pesada pedra – e soltando a inacreditavelmente ruim frase “Eu não sou a porra da sua mãe!“.

o AFINAL, DE QUEM SAMARA É FILHA?
Boa pergunta! Mas é claro que Samara não é deste mundo. Na série japonesa Ringu, ficamos sabendo que Sadako, aparentemente, veio do mar. Em O Chamado ela tem uma forte ligação com a água também, mas a única pista que temos do passado de Samara é o relato de sua mãe biológica, Evelyn, em O Chamado 2: ela teria engravidado misteriosamente e, logo que o bebê nasceu, tentou afogá-lo numa fonte, para dar logo um fim ao reinado de horror da diabólica Samara. Mas é claro que Evelyn foi impedida e acabou num hospício, e Samara foi adotada por Anna e Richard Morgan, com os resultados que todos nós conhecemos muito bem.

o COMO É QUE JAKE, NO INÍCIO DO FILME, SABE QUE É PRECISO COPIAR A FITA E MOSTRAR A ALGUÉM EM SETE DIAS PARA QUEBRAR A MALDIÇÃO?
Aparentemente, na época em que O Chamado 2 se passa, a maldição de Samara já se espalhou de forma incontrolável. Se ela já era uma lenda urbana no primeiro filme, no segundo definitivamente já é de conhecimento da maioria das pessoas. Quando a maioria assiste o vídeo de Samara, já sabe que é preciso mostrar a alguém para não morrer. E assim as fitas vão se espalhando. Provavelmente, foi a própria Rachel a responsável pela propagação da maldição e da forma de se livrar dela, pois no final do primeiro filme ela grava uma cópia da fita para salvar a vida de seu filho Aidan – e teria que mostrá-la para alguém para quebrar a maldição. Na minha opinião, Rachel entregou a cópia a alguém dizendo para que esta pessoa assistisse a fita e orientando para que fizesse uma nova cópia em sete dias, mostrando-a para outra pessoa, num ciclo eterno que jamais teria fim. A diferença é que as pessaso, além de espalharem as novas cópias da fita, começaram a divulgar também a forma de escapar da maldição, descoberta por Rachel. Mas nada impede, também, que outras pessoas tenham descoberto o mistério além de Rachel, ajudando a espalhar a solução do enigma.

o POR QUE AIDAN E RACHEL SÓ PODEM FALAR NOS SONHOS QUANDO O GAROTO ESTÁ POSSUÍDO POR SAMARA?
Porque quando Samara possui o garoto, ela toma conta de seu corpo e de sua vontade. Neste momento, Aidan não existe; existe apenas Samara. E a menina, como todos nós sabemos do primeiro O Chamado, tem um distúrbio que não permite que ela durma (ou você não lembra da frase “Ela nunca dorme!“, dita por Aidan no final do primeiro filme?). Como fica eternamente acordada, mesmo usando o corpo de Aidan, Samara não tem como monitorar os sonhos de Rachel com seus poderes sobrenaturais. Por isso, enquanto Rachel dorme e sonha, Aidan pode conversar com a mãe tranquilamente.

o QUAL O MISTÉRIO RELACIONADO AOS VEADOS?
No primeiro filme, descobrimos que Samara vivia num rancho de cavalos e acidentalmente enlouquecia e enfurecia os animais, utilizando seus incontroláveis poderes paranormais. Tanto que chegou o dia em que todos os cavalos fugiram e foram se suicidar no mar, só para escapar da influência de Samara. Em O Chamado 2, Rachel e Aidan estão no carro em uma estrada deserta, pelo meio do bosque, quando são atacados por veados, que parecem furiosos com alguém ou alguma coisa. Esta cena, na verdade, parece ser uma homenagem ao momento do ataque dos babuínos do clássico A Profecia. Acontece que os veados sentem a presença maligna de Samara, que a estas alturas já começou a possuir Aidan. E, como a melhor defesa é o ataque, os animais “enlouquecem” e atacam o carro, talvez tentando destruir o próprio Aidan e a influência maligna que ele emana. Mais tarde, quando Rachel visita novamente o Rancho Morgan, descobrimos o porquê do faniquito dos veados (sem malícia, pessoal…): há dezenas de chifres do animal no porão da casa. Duas hipóteses: ou o velho Richard Morgan, além de cavalos, também criava veados, que acabaram morrendo (e Morgan guardou os chifres de “lembrança“), ou a própria Samara gostava de caçar e maltratar veados que viviam na floresta próxima ao rancho, o que justificaria uma vingança por parte dos animais.

o SE O CORPO DE SAMARA FOI LIBERTADO POR RACHEL NO PRIMEIRO FILME, ELA AGORA ESTÁ LIVRE PARA FAZER O QUE QUER?
Teoricamente, sim. Eu sempre fui da opinião de que, a partir do momento em que é libertada do poço, Samara teria a oportunidade de gerar suas fitas amaldiçoadas em qualquer lugar do mundo, inclusive em grandes emissoras de TV, para poder contaminar as pessoas em escala global – o que ela, sabe-se lá porquê, nunca faz! Lembram que no primeiro filme era preciso estar na cabana construída sobre o poço onde ela estava para “gravar” uma fita amaldiçoada? Pois com a libertação do corpo da garotinha do fundo do poço, em teoria, não existia mais esta limitação de espaço. E, novamente pelo menos na teoria, Samara poderia gerar a qualquer momento novas fitas amaldiçoadas em qualquer lugar do mundo, desde que assim quisesse. Infelizmente, os roteiristas preferiram não utilizar este raciocínio e deixaram a trama da fita em segundo plano.

o POR QUE MAX É MORTO POR AIDAN/SAMARA?
Mais forte, livre e sem a necessidade de apelar para a sua maldição para aparecer e matar pessoas, Samara usa Aidan como corpo físico e continua com seus poderes destruidores. Anteriormente, ela já havia utilizado estes poderes para convencer a dra. Temple a cometer suicídio. Depois, quando Max encontra Aidan, ele tenta fotografar o garotinho para ter a prova cabal do que Rachel desconfiava (de que o garoto estava possuído). Anteriormente, Rachel mostrou a Max fotos tiradas por Aidan, que mostravam Samara se apossando do corpo do garoto. Max acreditava que, se fizesse uma fotografia de Aidan, e se ele estivesse realmente possuído, iria aparecer a imagem de Samara na fotografia, e não a do menino. Ao perceber a desconfiança de Max, e ao ver que ele programou a máquina digital para fazer uma fotografia sua, Samara/Aidan sentiu-se ameaçada e matou o rapaz para que ele não saísse espalhando seu segredo e estragasse sua nova vida como criança de carne e osso.

(Visited 1.869 times, 1 visits today)
Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

9 comentários em “O Chamado 2 (2005)

  • 29/08/2016 em 18:37
    Permalink

    porque duas caveiras achei injusto eu acho
    que pela historia essa seria a continuaçao mas certa como o segundo filme eu adorei o filme

    Resposta
  • 10/07/2016 em 23:52
    Permalink

    eu não curti muito o chamado 2 por não ser a mesma garota samara e tambem por a maquiagem desta nova atriz não ser legal como do primeiro filme, a maquiagem desta atris foi tão mau feita que já da para perceber que é outra atriz. A já iria me esquecendo!, bom a unica coisa que gostei deste filme foi a samara não ter amostrado tanto o seu rosto para ninguém criticar a maquiagem mau feita!

    Resposta
  • 10/12/2014 em 10:52
    Permalink

    Um filme não precisa ser uma “cópia” do original para ser bom. Eu gostei dos dois chamados. Não digo qual o melhor porque faz tempo que eu assisti, então não me lembro detalhadamente. Mas sobre a água, pra mim funciona porque dá aquela sensação de sufocamento, especialmente porque eu não sei nadar, haha

    Resposta
  • 29/10/2014 em 21:52
    Permalink

    ola eu gosto dos remakes, nunca vi os japoneses,só uma curiosidade, por acaso, O Grito é do msm diretor ou não,pois a tematica parece meio igual,tirando a agua!!!

    Resposta
    • Silvana Perez
      30/10/2014 em 10:28
      Permalink

      Não é o mesmo diretor, Matthy. Quem dirigiu O Grito foi o Takashi Shimizu, e quem dirigiu O Chamado 2 foi o Hideo Nakata.

      Resposta
  • 03/04/2014 em 12:56
    Permalink

    Enquanto eu assistia o filme eu sempre me perguntava….”e se o individuo assistir essa fita em um local sem telefone?????” hehehe tenso.

    Resposta
    • 10/12/2014 em 10:46
      Permalink

      Eu tbm me perguntava isso sempre hahahahahahahahaha

      Resposta
  • 08/01/2014 em 23:30
    Permalink

    duas caveiras tá bom mesmo,mas esse filme é legalzinho.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *