Ring 2 – O Chamado (1999)

2.5
(2)

Personagens

Ringu 2 (1999) (7)

É inútil falar sobre Ringu 2 sem uma ligeira descrição dos personagens do primeiro filme, que também aparecem nesta continuação. Por isso, nem pense em ver o filme se não tiver assistido à primeira parte. Seria o mesmo que ver O Retorno de Jedi sem ter visto Guerra nas Estrelas antes. Ou assistir The Matrix Reloaded sem nem ao menos saber o que diabos é a Matrix!

MAI TAKANO (Miki Nakatani)
No primeiro filme Mai aparecia muito pouco, mas foi alçada a personagem principal na sequência. Ela é a estudante que namorava o professor universitário Ryuji Takayama, ex-marido da repórter Reiko Asakawa, e foi morto por Sadako no final de Ringu. No primeiro filme, Mai encerra sua participação encontrando o corpo do amado com uma horrível expressão de pavor registrada em seu rosto. Em Ringu 2, ela aparece tentando resolver o mistério de como um homem saudável morre de forma misteriosa de uma hora para a outra. Ao mesmo tempo em que é procurada pela polícia para prestar declarações sobre a morte de Ryuji, Mai busca a ajuda do repórter Okazaki para localizar Reiko e tentar resolver o mistério.

REIKO ASAKAWA (Nanako Matsushima)
A repórter e ex-exposa de Ryuji é a heroína do primeiro filme, quando investigava a morte da sobrinha Tomoko e descobria que ela estava relacionada a um misterioso vídeo com poder de matar quem o assiste (ela estava fazendo uma reportagem sobre o tal vídeo dias antes da sobrinha morrer). Reiko assiste ao vídeo e é amaldiçoada, tendo sete dias para resolver o mistério com a ajuda de Ryuji. Ela descobre que para escapar da maldição basta copiar a fita e mostrá-la a outra pessoa, mas só chega a esta conclusão depois que Ryuji é morto por Sadako. É assim que Reiko salva seu filho Yoichi, que também viu a fita. Para poupar o garoto, a repórter mostra uma cópia ao seu próprio pai. Em Ringu 2, Reiko é procurada pela polícia e por Mai Takano para prestar esclarecimentos sobre a morte de Ryuji. Mas ela vive escondida com o Yoichi, remoída pela culpa por ter provocado a morte do ex-marido e do pai. Infelizmente para os fãs de Ringu, Reiko tem um destino trágico nesta continuação.

RYUJI TAKAYAMA (Hiroyuki Sanada)
O professor universitário cursou Medicina e Matemática e foi casado com Reiko Asakawa, com quem teve o filho Yoichi. Além de muito inteligente, Ryuji também tem incríveis poderes paranormais, com o dom da clarividência (descobrir coisas do passado tocando em pessoas e objetos) e um forte sexto sentido, que o faz pressentir o perigo e sentir a presença do mal. Sem saber, Ryuji passou estes poderes a Yoichi, que começa a desenvolvê-los de forma destruidora em Ringu 2. Como o professor foi morto por Sadako no final de Ringu, na continuação ele só aparece em flashbacks e como um “espírito do bem“, na cena final.

YOICHI (Rikiya Otaka)
O filho pequeno de Reiko e Ryuji já tinha manifestado que herdou os poderes do pai no primeiro filme, quando ele conversava com a falecida prima Tomoko. Em Ringu 2 Yoichi está profundamente marcado pela morte do pai e do avô, em consequência da maldição de Sadako, e por isso parou de falar, ao mesmo tempo em que começou a desenvolver e ampliar seus poderes, tornando-os, graças à fúria que o consumia, tão poderosos quanto os de Sadako. É Yoichi o elemento principal desta continuação, e não Sadako ou sua fita amaldiçoada. Tanto que é o próprio Yoichi quem aparece quem no cartaz original do filme (e na capinha do VHS e DVD lançados no Brasil).

OKAZAKI (Yuurei Yanagi)
No livro Ringu, de Kôji Suzuki, o herói é um repórter homem, e não uma mulher (Reiko Asakawa), como mostrado no primeiro filme. Por isso, nesta sequência, o diretor Hideo Nakata resolveu homenagear o escritor criando um repórter do sexo masculino, Okazaki, que é o personagem central da trama ao lado de Mai Takano. Procurado na estação de TV por Mai, que quer saber o paradeiro de Reiko, Okazaki resolve ajudar a garota na busca de pistas sobre a morte do misteriosa do professor Ryuji.
Logo, o repórter tem acesso às fitas gravadas por Reiko no primeiro filme e descobre a lenda da fita amaldiçoada. Resolve continuar a reportagem, procurando outros jovens que falem sobre a lenda urbana, e obtendo uma cópia do filme – é quando, em uma das surpresas do roteiro, passa de herói a vilão. O melhor de tudo é que Okazaki tem uma pequena participação no primeiro Ringu, quando Reiko procura informações sobre as mortes dos jovens que viram a fita com sua sobrinha Tomoko. O autor Yanagi participou ainda de outra famosa série oriental, Ju-On.

MASAMI KURAHASHI (Hitomi Sato)
Masami é amiga de Tomoko, a sobrinha de Reiko em Ringu. O primeiro filme começa com Tomoko e Masami falando sobre a lenda da fita amaldiçoada, até que Tomoko morre misteriosamente (vítima de Sadako, como descobrimos no final do filme). Masami ficou louca com a morte da amiga, sendo internada em um hospital psiquiátrico. Em Ringu 2, Mai e Okazaki vão visitá-la no manicômio e descobrem que ela morre de medo da TV. Isso porque Masami teve contato com Sadako e ficou amaldiçoada, conseguindo, assim, projetar mentalmente as horríveis imagens da fita em aparelhos de TV e vídeo.

KANAE SAWAGUCHI (Kyôko Fukada)
Kanae é uma bela jovem que ficou sabendo da lenda urbana sobre a fita amaldiçoada que mata em sete dias. Ao conseguir uma cópia da fita, ela a assiste e descobre que tem apenas sete dias de vida. Ao ser procurada pelo repórter Okazaki, primeiro Kanae mente, dizendo que nunca viu a fita, depois resolve fazer uma cópia para o repórter – pois esta é a única forma de escapar da maldição. A moça faz Okazaki jurar que assistirá à fita, mas ele tranca a cópia em uma gaveta da sua mesa sem qualquer intenção de assistir. Kanae não aparece em Ringu.

DR. KAWAJIRI (Fumiyo Kohinata)
Outro dos novos personagens de Ringu 2, o dr. Kawajiri descobre que existe algo estranho com Masami quando ela é internada em seu hospital psiquiátrico. Amigo do falecido Ryuji (estudaram juntos na Faculdade de Medicina), o cientista tem contato com a lenda de Sadako e resolve usar Masami numa experiência, gravando em uma fita as imagens projetadas pela mente perturbada da garota. Ele acredita ter uma forma para eliminar de vez a energia maléfica de Sadako, mas para isso precisará encontrar o pequeno Yoichi.

DETETIVE OMUTA (Kenjiro Ishimaru).
O homem da lei também é novo no universo de Ringu e tem um papel pequeno, investigando as mortes provocadas pela maldição de Sadako e perseguindo Reiko e Yoichi para descobrir explicações. Quase é morto por Yoichi quando este resolve liberar seus destruidores poderes mentais.

TAKASHI YAMAMURA (Yoichi Numata)
Primo de Shizuko Yamamura (a mãe de Sadako), Takashi vive na ilha onde a menina foi concebida e sabe muito sobre seu passado. Ele volta em Ringu 2 e aparece logo no início, onde vai ao necrotério reconhecer o corpo de Sadako. É quando descobre que a filha de Shizuko não viveu apenas sete dias no interior do poço onde foi presa, mas sim 30 anos! Takashi resolve esperar que cientistas reconstruam o rosto de Sadako para levar o corpo de volta à ilha onde ela nasceu. Curiosamente, o ator que interpreta Takashi se chama, na vida real, Yoichi (o nome do filho de Reiko nos dois filmes).

SHIZUKO YAMAMURA (Masako)
Shizuko era uma conhecida vidente que teve uma filha misteriosa chamada Sadako. Ninguém sabia nada sobre a menina ou seu pai, mas Shizuko descobriu que a menina tinha poderes maléficos. Quando a vidente envolveu-se com um cientista, o dr. Ikuma, este resolveu livrar-se para sempre de Sadako, matando-a e jogando o corpo em um poço. Remoída pela culpa, Shizuko matou-se em seguida, atirando-se na boca de um vulcão que iria entrar em erupção no dia seguinte.
Em Ringu 2, Shizuko participa como uma aparição fantasmagórica, quando Mai e Yoichi voltam à ilha onde ela viveu. É Shizuko a mulher que aparece escovando os cabelos em frente ao espelho nas imagens da fita amaldiçoada (que são reproduzidas em Ringu 2). Em uma cena arrepiante, o filme faz uma reconstituição deste momento.

KOICHI ASAKAWA (Katsumi Muramatsu)
O pai de Reiko cuidou do pequeno Yoichi enquanto a filha e Ryuji saíam em busca da solução do mistério da fita no primeiro Ringu. Para salvar Yoichi da maldição de Sadako, Koichi resolveu assistir uma cópia da fita no final de Ringu. Em Ringu 2 ele já aparece morto, vítima de Sadako. Sua única participação é como um fantasma, alertando Reiko de que a raiva de Yoichi está transformando o garoto em uma entidade tão maléfica quanto Sadako.

DR. HEIHACHIRO IKUMA (Daisuke Ban)
O cientista queria explorar os poderes paranormais da vidente Shikuzo, com quem tinha uma relação amorosa. Mas entre os dois havia a misteriosa Sadako, filha bastarda de Shizuko. O dr. Ikuma resolveu dar um fim no “problema“, matando a menina e jogando-a dentro de um poço em terras que possuía na região de Izu, que depois foi selado e nunca aberto por mais de 30 anos, até que Reiko e Ryuji o encontraram, recuperando o cadáver da pequena Sadako. O cientista morreu logo depois de ter atirado a menina no poço e não aparece em Ringu 2.

SADAKO (?)
Ninguém sabia nada de Sadako até Reiko e Ryuji investigarem a maldição da fita no primeiro Ringu. Filha da vidente Shizuko Yamamura com pai desconhecido, Sadako desde criança mostrou ter avançados (e destruidores) poderes, conseguindo, inclusive, matar pessoas apenas com sua própria vontade. Ao matar um jornalista que acusava sua mãe de fraude, Sadako provocou a fúria do amante da mãe, o dr. Ikuma, que resolveu livrar-se da menina matando-a e jogando o corpo em um poço, que foi lacrado. O problema é que Sadako não morreu e usou seus poderes para ficar viva no interior do poço por 30 anos. A raiva acumulada no subconsciente da menina fez crescerem seus poderes e originou a maldição da fita. Quando ela morreu, começou a usar a fita para se vingar do mundo: após sete dias, o fantasma de Sadako sai da TV ou de qualquer superfície reflexiva para matar as vítimas. Em Ringu 2, Sadako finalmente mostra o rosto, sempre encoberto por seus longos cabelos negros, em uma cena desnecessária..

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

7 thoughts on “Ring 2 – O Chamado (1999)

  • 01/03/2022 em 14:33
    Permalink

    Existe uma definição perfeita pra Ringu 2: sabe quando você vai fazer aquela redação na escola, mas não planeja nada antes, vai escrevendo qualquer merda que sai da sua cabeça, fica uma bagunça sem lógica alguma, e quando vc acha que vai construir algo interessante… o tempo acaba, a professora recolhe a redação e você tira 0. Esse é Ringu 2. Só não é pior do que Rasen, mas ambos chegam a ser cômicos só de lembrar kkkkkkkkkkk O Chamado 2 dá de mil a zero nesse lixo.

    Resposta
  • 19/02/2019 em 02:08
    Permalink

    O que acheibestrnho no 1 filme foi aquela coisa de ficção cientifica com sobrenatural dela desenvolver um vírus pra voltar a vida, muito mirabolante… a Sadako ficou bem diferente da 1 versão do filme, ñ entendi por que ñ mantiveram a mesma atriz..

    Resposta
  • 17/05/2016 em 00:48
    Permalink

    Prefiro a versão americana, porque é muito mais bem filmada, além do roteiro ser melhor desenvolvido. Porém, se eu fosse escolher entre a vilã da versão original e a versão americana, sem dúvidas eu escolheria a vilã da versão original, pois a considero mais ameaçadora. Esta, ao menos no primeiro filme, não possui efeitos que a deixam mais assustadora.

    Resposta
    • Avatar photo
      09/01/2014 em 19:50
      Permalink

      Olá, Augusto! Tudo bem?

      O título do filme lançado no Brasil em DVD é Ring 2 – O Chamado mesmo!

      Abs

      Resposta
  • 07/01/2014 em 05:14
    Permalink

    Também gostei muito dessa sequência. Ela estende ainda mais a história e é realmente muito bacana o elenco ter sido mantido praticamente por completo.

    Já o Ring 0 (Zero) eu achei meio chatinho. Aquela história de peça de teatro e tal… Apesar de responder algumas questões em relação ao passado da Sadako, acho que poderia ter sido melhor trabalhado. Talvez se o Nakata tivesse sido o diretor, né…

    Resposta
    • 06/04/2022 em 21:05
      Permalink

      Eu gostei do Ringu 0, pois conta melhor a história de Sadako e conta coisas que não foram mostradas no filme original, mas tudo bem, cada um tem suas opiniões

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *