Prelúdio para Matar (1975)

Prelúdio para Matar (1975) (14)

Você sabia que…

– …sempre que vemos as mãos enluvadas do assassino em cena, são as mãos do próprio Dario Argento?

– …”Marcus Daly” não é só o nome do personagem de David Hemmings, mas também de um personagem real, um milionário americano do século 19, envolvido no comércio de cobre?

– …Argento inspirou-se em uma ex-colega de trabalho para criar a personagem da jornalista Gianna Brezzi? Para quem não sabe, Argento foi, durante anos, crítico de cinema nas páginas do jornal “Paese Sera“.

– …foi a insatisfação de Argento com o final de Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni, que em boa parte inspirou Prelúdio para Matar?

– …antes de começar a escrever Prelúdio para Matar, Argento fez um roteiro, a quatro mãos com seu chapa Luigi Cozzi, que era uma modernização do livro “Frankenstein“, de Mary Shelley? A trama se passava em plena Alemanha Nazista e envolvia o ditador Adolf Hitler, mas o projeto foi cancelado depois que Universal e Hammer não demonstraram interesse por ele.

– …a lagartixa empalada com uma estaca na casa do corretor de imóveis era verdadeira? Isso fez com que a cena fosse removida na versão lançada na Inglaterra, assim como um rápido take onde dois cachorros brigam a mordidas (os ingleses não suportam cenas de violência contra animais).

– …a menina torturadora de animais é interpretada por Nicoletta Elmi, sinistra atriz mirim que apareceu em muitos outros filmes de horror do período (como Banho de Sangue, de Mario Bava)? Já crescida, apareceu em Demons.

– …o casarão assombrado onde se passa boa parte da trama é uma velha mansão chamada Villa Scott, nas colinas de Turim? O mais irônico é que o lugar era sede de uma instituição religiosa dirigida por freiras! Como Argento quis filmar os interiores na própria casa, ao invés de recriá-los em estúdio, foi obrigado a pagar férias para as freiras e para as alunas em Rimini, pois as religiosas estavam a ponto de vetar as filmagens devido ao “teor” da produção!

– …o filme foi rebatizado Suspiria 2 no Japão? Acontece que Suspiria era a obra mais famosa de Argento no Oriente!!!

– …as feições do boneco autômato que ataca Giordani em seu escritório foram reaproveitadas por Argento dez anos depois, em seu filme Phenomena? A ideia de que as pessoas podem se comunicar com os insetos através de telepatia, debatida pelos parapsicológos logo no início de Prelúdio para Matar, também foi utilizada em Phenomena.

– …a foto de uma ex-namorada de Marcus, que Gianna joga no lixo, na verdade mostra Marilu Tolo, que era uma ex de Argento?

– …o ator Gabriele Lavia, que interpreta Carlo, apareceu posteriormente em Mansão do Inferno, também de Dario Argento, interpretando um personagem chamado… Carlo!?!

– …os três filmes da “Trilogia dos Animais” de Argento, lançados anteriormente, também tinham personagens chamados “Carlo“?

– …Argento pediu que David Hemmings emagrecesse 10 quilos para participar do filme? “Eu queria que Prelúdio para Matar fosse maior do que tudo que eu já tivesse feito, mas não o meu ator principal!“, brincou o diretor.

– …a possibilidade de um remake americano de Profondo Rosso enfureceu Dario Argento em 2003? “Por que eles não criam as suas próprias ideias ao invés de exumar as minhas? Eu irei impedir este massacre até o meu último fôlego!“, bradou o cineasta. Na mesma época, a Miramax adquiriu os direitos para a refilmagem de Suspiria, que ainda não saiu do papel (felizmente!).

– …o diretor da segunda unidade, Stefano Rolla, que também trabalhou em O Último Mundo Canibal (de Ruggero Deodato), morreu em 2003, num atentado terrorista no Iraque?

– …o cartaz original dos cinemas trazia a frase: “Qual foi a última vez em que você ficou REALMENTE assustado? Psicose? O Exorcista? Tubarão? Pois agora veja Prelúdio para Matar!“?

(Visited 1.943 times, 1 visits today)
Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

13 comentários em “Prelúdio para Matar (1975)

  • 01/05/2020 em 19:48
    Permalink

    Eu também amo esse filme, conheci ele através de um amigo italiano! Comprei em dvd na Itália em 2012, assisti várias vezes desde então. ♥️

    Resposta
  • 09/04/2018 em 18:00
    Permalink

    Olha, vou falar por mim, encontrei esse filme, num aglomerado de dvds numa banca da Paulista, o filme estava cinco conto, eu olhei pro filme, li a sinopse e não tinha me chamado a atenção, mas ai não tava afim de sair, queria ficar em casa, comprei o filme e assisti e meu, que filme é esse? Se loko, rs, Filme foda, falo por mim e até arrisco, esse filme é o melhor suspense que eu já assisti, sério, nunca tinha visto ao tão único.

    Resposta
  • 25/03/2018 em 14:25
    Permalink

    Maravilhoso. Obra-prima de Dario Argento.
    Com um clima de suspense, combinando elementos de humor, romance e, principalmente, horror, Dario Argento cria uma verdadeira obra de arte, com seus maravilhoso truques de fotografia e ângulos e movimentos de câmera surreais, quase impossíveis de serem imitados.
    O medo e a tensão estão presentes em todos os momentos.
    Uma aula de como fazer um Giallo de verdade.
    Maravilhoso. Divertido. Violento. Colorido. Um dos filmes mais assustadores de todos os tempos.

    Resposta
  • 12/02/2018 em 14:21
    Permalink

    O “ESTAT” já li algumas teorias, a mais interessante diz que provavelmente a mulher estava escrevendo “è stato”, que em inglês é traduzido como HAS BEEN – e não “è stata”, que é o IT WAS. Seria uma dica da identidade do assassino, um “has been” é alguém que teve relevância no passado mas hoje não tem mais.

    Resposta
  • 30/11/2017 em 14:45
    Permalink

    Adoro Dario Argento, é meu filme favorito dele também. E Goblin, é uma das bandas de rock progressivo mais queridas, inclusive o Claudio Simonetti, tecladista, nasceu em São Paulo. Vira e mexe to ouvindo a trilha de Profondo Rosso!

    Resposta
  • 14/01/2017 em 17:45
    Permalink

    Muito interessante. Boa dica de filme.

    Resposta
  • Pingback:Deep Red (1975) – Cine Bigode

  • 27/07/2014 em 20:59
    Permalink

    Muito bom este filme, as cenas da câmera acompanhando o vilão são muito legais, muito bom mesmo.

    Resposta
  • 20/07/2014 em 16:19
    Permalink

    Perfeito! Cria uma ótima tensão acompanhada da trilha sonora. Um dos melhores que já assisti

    Resposta
  • 15/07/2014 em 01:50
    Permalink

    Filmaço e a trilha sonora é show…

    Resposta
  • 14/07/2014 em 22:05
    Permalink

    Prelúdio para Matar é FODA assim como todos os seus filmes são , sou um grande fã de Dario Argento , que tenho em minha coleção quase todos os seus filmes , mais pra mim não é o melhor de todos na minha preferência , mais concordo com ele que é o filme mais famoso e mais bem sucedido .
    Falar o que desse Gênio do Horror que é inspiração pra muita gente inclusive do John Carpenter e de vários outros !
    Altamente Recomendável !
    ” Prelúdio para Matar ” é claro que faz parte da minha coleção em DVD lançado aqui no Brasil !

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *