Alien 2 – Sulla Terra (1980)

OUTRAS “CONTINUAÇÕES” ITALIANAS

ZOMBI 2 (1979)
Título internacional: Zombie

Zombie (1979)
Um dos mais clássicos casos de “sequência não-oficial italiana“, Zombi 2 foi dirigido por Lucio Fulci em 1979. Na época, o clássico Dawn of the Dead, de George A. Romero, fazia muito sucesso nos cinemas italianos com o título Zombi. Daí foi um pulo para os produtores italianos investirem numa “continuação“, pelo menos no título, claro. O pior é que o sucesso de Zombi 2 deu origem a um bizarro fenômeno: a partir de então, todo e qualquer filme sobre mortos-vivos feito na Itália era relançado no exterior com nomes tipo Zombie 3, Zombie 4 e por aí vai. Já a continuação oficial de Dawn of the Dead, chamada Dia dos Mortos, só foi sair seis anos depois, em 1985.

TERMINATOR 2 (1990)
Título internacional: Shocking Dark


A presença de um cyborg assassino que é cópia descarada do “exterminador do futuro” interpretado por Schwarzenegger em 1984 fez com que esta pérola de Bruno Mattei fosse lançada, originalmente, com o título Terminator 2 – isso um ano antes da continuação oficial, Terminator 2 – Judgement Day, ser produzida nos Estados Unidos. De quebra, o filme de Mattei ainda dá uma chupada básica em outro filme de James Cameron, Aliens, O Resgate (1986), do qual copia personagens e situações. Para não tomar processo, o produtor lançou Terminator 2 com o título Shocking Dark fora da Itália.

TROLL 2 (1990)
Título internacional: Troll 2


Outro caso bizarro: embora, no título, seja vendido como sequência de Troll, pequena produção classe B norte-americana de 1986, na prática Troll 2 não tem nada a ver com o original, que era dirigido por John Carl Buechler. Esta “continuação” é obra de Claudio Fragasso, roteirista habitual de Bruno Mattei, nem ao menos tem trolls na trama (!!!), mas sim monstruosos duendes. Não existe um Troll 2 oficial.

JAWS 5 (1995)
Título internacional: Cruel Jaws


Bruno Mattei (de novo ele) dirigiu este filme feito para a TV italiana em 1995, utilizando, na edição, cenas de outras produções do gênero, como Tubarão, Tubarão 2 e The Last Shark. Não bastasse essa picaretagem, que por si só renderia diversos processos judiciais, o filme ainda foi lançado em laser disc como sendo a quinta continuação da série Tubarão! Neste caso, felizmente, também não existe um Tubarão 5 oficial.

EVIL DEAD 3 (1988)
Título internacional: Ghosthouse


Essa é pra matar: quatro anos antes de Sam Raimi dirigir o oficial Evil Dead 3 – Army of Darkness, o italiano Umberto Lenzi lançou um filme de casa assombrada que, na Itália, saiu como La Casa 3, ou Evil Dead 3, embora a trama não tenha nada a ver com a série norte-americana (nem ao menos tem pessoas possuídas por demônios). No restante do mundo, La Casa 3 saiu com um título mais ameno, Ghosthouse.

(Visited 946 times, 1 visits today)
Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

6 comentários em “Alien 2 – Sulla Terra (1980)

  • 12/12/2019 em 23:54
    Permalink

    Tenho ele em Blu Ray e DVD de tanto que eu gosto … me traz uma memória afetiva muito forte . Assisti no finado Cine Vitória em Curitiba, quando gazeava uma aula ..

    Resposta
  • 04/09/2019 em 16:18
    Permalink

    Eu queria saber daonde esse autor acha tanta informação sobre filmes que nem quem fez sabe que existiu…

    Resposta
  • 19/05/2018 em 22:03
    Permalink

    Esse filme com certeza é um clássico da bagaceira trash italiana.

    Resposta
  • 08/05/2017 em 11:07
    Permalink

    Eu gosto do filme. É um dos melhores trash italianos.

    Resposta
  • 07/05/2017 em 22:13
    Permalink

    Muito bom o artigo, Felipe, sempre fui fã de seus artigos desde o começo do site, pois sempre possuem muitos detalhes sobre a produção, roteiro e atores,além de possuírem muito humor característico seu! Então, após ler o artigo, fiquei curioso e resolvi procurar o filme no Youtube! E não é que achei o dito cujo, está como Alien 2 Sulla Terra ITA film completo! Creio que o pessoal que tem interesse em assistir pode procurar por lá e arriscar!! Abraços, escreva mais pois seus artigos são os melhores!!

    Resposta
  • 07/05/2017 em 20:56
    Permalink

    Show demais essa resenha. Parabéns! Eu, que adoro uma podreira fiquei louco por esse filme…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien