The Walking Dead – 2ª Temporada (2011-2012)

4
(1)

The Walking Dead (2012) – 2×12 – Better Angels – e 2×13 – Beside the Dying Fire
The Walking Dead (2012) (4)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Guy Ferland, Ernest R. Dickerson
Roteiro:Evan T. Reilly, Glen Mazzara, Robert Kirkman
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune, Michael Zegen

Shane sempre foi um personagem controverso, uma indefinição entre herói e anti-herói. Na primeira temporada, com a quantidade de atos falhos de Rick, foram dadas algumas oportunidades para o rapaz crescer em The Walking Dead, principalmente quando deixaram evidente que, apesar de seu envolvimento com Lori, ele era um grande parceiro, salvando o grupo por diversas vezes. No entanto, nesta nova fase da série, os episódios deram a ele o aspecto clássico de “bad boy“, além de ser extremamente egocêntrico, demonstrando que suas atitudes visavam sua atração por Lori e não pela amizade e luta pela sobrevivência do grupo.

Já faz um tempo que o rapaz parecia cavar seu próprio túmulo, com mentiras e gestos ousados, como matar alguém para alcançar seus objetivos ou não se importar com os problemas alheios. Randall (Michael Zegen) foi o estopim que gerou o conflito aberto com Rick, nas inúmeras tentativas de assassiná-lo até seu fim no penúltimo episódio da segunda temporada, Better Angels, quando ele resolve relacionar o útil ao agradável após uma confissão de Lori. Vendo uma oportunidade de ficar novamente com ela, Shane elabora um plano arriscado para eliminar Rick, criando uma falsa fuga de Randall para um encontro final num campo aberto – com iluminação e fotografia belíssimas, algo que remeteu ao duelo de zumbis de Ilha dos Mortos.

The Walking Dead (2012) (1)

Outras peças foram se encaixando no dominó: a relutância de Carl em ficar com a arma que roubara de Daryl; Shane convencendo Rick a conversar com o menino sobre a morte de Dale; Rick devolvendo a arma para Carl. Com o elementos no tabuleiro e a perspicácia de Daryl nas investigações na mata, já dava para imaginar como tudo se encerraria. Destaque para os efeitos de transformação, como um pesadelo em que zumbis gritam em sua mente e uma doença que consome o cadáver. Sim, não é preciso ser mordido para se transformar em um errante.

E essas mesmas peças também já prepararam a próxima jogada, com o alojamento de todos na fazenda, separando Rick e Carl dos demais, o que impediria uma fuga rápida de carro após uma invasão ao estilo A Noite dos Mortos-Vivos. Faltava apenas os motivos que poderiam levar os errantes ao local, algo que seria mostrado logo na cena inicial do episódio final Beside the Dying Fire, com a aparição novamente de um helicóptero. Provavelmente um personagem a ser apresentado nas próximas temporadas.

The Walking Dead (2012) (2)

A morte chegou à fazenda. Numa luta desesperada pela sobrevivência, os vivos acabam sendo separados na batalha, sem que saibam o destino dos demais. Hershell se recusa a sair de sua morada; Andrea se perde do grupo; Rick e Carl fogem para o celeiro, mesmo local que antes servia de hospedagem para os mortos, passa a ser usado para evitar que eles entrem.

Não havendo mais segurança para os sobreviventes, a solução é tentar escapar daquele inferno de mortos, mesmo que, para isso, alguns sejam deixados para trás. A passagem pela fazenda rendeu alguns ensinamentos para o grupo como a perda de pessoas importantes, a preocupação com os vivos hostis, questionamentos sobre se vale a pena lutar pela vida se, no final, todos serão zumbis…

The Walking Dead (2012) (3)

A segunda temporada de The Walking Dead teve momentos morosos, sim, que renderam críticas como “novela com zumbis” ou excesso de dramas. Para uma série funcionar e seus personagens se tornarem envolventes, é preciso desenvolvê-los adequadamente. Conflitos internos, relacionamentos e metáforas são necessárias para que tudo não se torne apenas um festival de ataques de mortos-vivos, sem aprofundamento, apenas violência pela violência.

Aqueles que a consideram “chata” ou “muito diferente da HQ” devem ter recebido uma bela mordida no cérebro com os últimos episódios, principalmente no encontro de Andrea com uma nova personagem. Sem dúvida alguma, a segunda temporada de The Walking Dead foi muito melhor que a primeira, com mais ação, emoção e sangue, elementos mais do que necessários para uma produção do gênero. Ainda teremos muito o que falar sobre ela!

The Walking Dead (2012) – 2×11 – Judge, Jury, Executioner
The Walking Dead (2012) (1)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Greg Nicotero
Roteiro:Angela Kang
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune, Michael Zegen

O décimo primeiro episódio começa ao estilo 24 Horas: Daryl interroga Randall para descobrir se ele possui companheiros, quantos são e seus atos. Sob tortura, o rapaz assume que sua turma costuma agir com violência, chegando até mesmo a estuprar mulheres que encontram pelo caminho. De posse dessa informação, o grupo percebe que só há uma maneira de garantir a segurança da fazenda: executando o novo morador do local. Mas, para isso, será preciso uma votação, pois Dale não concorda com essa atitude drástica e tenta convencer os demais a respeito de seu ponto de vista.

Assim, com essa missão ingrata de conversar com os demais, Dale se vê obrigado a manter um diálogo com Shane, a pessoa que ele considera mais obscura do grupo. Fica evidente seu desespero, mas é compreensível a atitude daqueles que não concordam, pois Dale não possui família como Rick ou pessoas por quem se importar como Shane. Nesse blá blá blá estende-se o episódio quase por completo, alternando com uma ou outra cena mais empolgante como aquela em que Carl conversa com Randall e, em outro momento, quando encontra um zumbi atolado e passa a atormentá-lo.

The Walking Dead (2012) (2)

O apocalíptico mundo novo já alterou a percepção do garoto. Se antes, ele podia se impressionar com um veado e assistir a desenhos animados, agora ele já não se importa com a morte de um humano, aprendendo, inclusive, a valorizar as armas. A sua nova personalidade irá definir o destino de dois personagens deste episódio, ambas indiretamente.

Se não fosse a sequência final, Judge, Jury, Executioner poderia se facilmente esquecido. Não foi um episódio extremamente ruim, mas muito fraco dentro do que a série pode apresentar. Restam dois capítulos para o encerramento da temporada e muita coisa ainda deve acontecer!

The Walking Dead (2012) – 2×10 – 18 Miles Out
The Walking Dead (2012) (2)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Ernest R. Dickerson
Roteiro:Scott M. Gimple, Glen Mazzara
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune, Michael Zegen

Enquanto conduzem Randall para uma distância de cerca de 30 quilômetros, Shane observa na relva um zumbi isolado, perdido, numa interessante metáfora para os seus sentimentos em relação ao grupo: alguns acreditam que ele seja um anti-herói, alguém desorientado, e que só pensa em seus próprios propósitos. O décimo episódio da segunda temporada, 18 Miles Out, é bastante intenso, enquanto coloca em risco a amizade de Rick e Shane e os envolve num ambiente repleto de zumbis.

Para aqueles que sentiam falta de ação, sangue e violência, o capítulo já começa movimentado ao apresentar Shane e Rick numa luta desigual contra os errantes até voltar algum tempo antes para explicar como chegaram àquela situação. Randall teve sua perna ferida no combate na cidade, e foi levado para a fazenda para ser cuidado por Hershell. Temendo que o jovem possa trazer seus companheiros para o local, foi decidido pelo grupo que ele seria deixado quilômetros de distância, vendado, para que não possa trazer problemas no futuro. Numa encruzilhada na estrada – remetendo ao filme Náufrago – os ex-policiais conversam sobre suas diferenças e descobertas: “Você pensa que gosta dela, mas não gosta!“, diz Rick sobre a relação que o amigo teve com sua esposa Lori, quando acreditava que ele estava morto.

The Walking Dead (2012) (1)

Ao chegar a uma pequena cidade, no que parece ser uma velha fábrica, Shane decide matar Randall, mas é impedido por Rick. Numa briga violenta, acabam libertando vários zumbis e precisam agir rapidamente em suas escolhas se quiserem sair dali vivos. Mesmo com a intensidade dos acontecimentos no local, o episódio perde ponto pela quebra de ritmo com discussões na fazenda sobre o destino de Beth (Emily Kinney), a garota que surtou e agora quer se matar. Deixá-la livre para agir ou fazer o que fizeram com Andrea, quando ela teve oportunidade e a impediram na primeira temporada?

18 Miles Out é um dos bons exemplares da temporada, em sua narrativa ágil e intensa. Num certo momento, Rick pensa em fugir com Randall, mas encontra dois cadáveres de policiais que não foram mordidos por zumbis, representando dois colegas de profissão que podem ter dado um ponto final em suas diferenças. Talvez não seja a melhor solução para fugir do caos ou evitar ficar perdido, sem amigos, andando como um zumbi desorientado…

The Walking Dead (2012) – 2×09 – Triggerfinger
The Walking Dead (2012) (1)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Bill Gierhart
Roteiro:David Johnson
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Toda a morosidade do episódio anterior, embora tenha trazido alguns momentos tensos no ato final, teve fim na primeira metade do episódio Triggerfinger, o nono da segunda temporada. O palco havia sido montado no anterior: ao tentar buscar seu marido, Lori sofreu um grave acidente de carro, ficando à mercê de zumbis numa estrada escura, enquanto Rick, Glenn e Hershell tiveram problemas com humanos num bar na cidade, obrigando o policial a matar os dois homens.

Com isso, a narrativa se divide em duas sequências nervosas, com Lori tentando se esquivar de um zumbi que está quase arrebentando o parabrisa, e a turma do bar tendo que enfrentar as consequências dos assassinatos cometidos no episódio anterior, quando três pistoleiros chegam ao local. Sem alternativas, numa situação extremamente claustrofóbica, é interessante vê-los num fogo cruzado contra outros sobreviventes, remetendo mais uma vez aos clássicos westerns. A situação torna-se ainda mais agressiva quando o som dos tiros acaba atraindo zumbis à cidade, fazendo-os questionar sobre a natureza dos verdadeiros inimigos.

The Walking Dead (2012) (2)

Na fazenda, a preocupação com os desaparecidos aumenta após Shane contar mais uma mentira grave, deixando evidente que seus únicos interesses no grupo são Lori, sua gravidez e o pequeno Carl. Hershell já não anda muito satisfeito com seus atos, desde que o rapaz decidiu abrir o celeiro e exterminar os mortos ali presentes.

A agitação da primeira parte perdeu força no ato final, mais voltado para a discussão sobre os acontecimentos, como agir dali para frente com as mentiras e revelações e o que fazer com o rapaz que foi resgatado no confronto na cidade. Triggerfinger fez jus ao título “dedo no gatilho“, pois o nervosismo parece ter tomado conta dos sobreviventes, o que pode render confrontos e graves consequências nos episódios vindouros.

The Walking Dead (2012) – 2×08 – Nebraska
The Walking Dead (2012) (1)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Clark Johnson
Roteiro:Evan T. Reilly
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

A primeira metade da temporada foi apontada por muitos fãs como “uma novela com zumbis“, devido ao excesso de melodrama, traições, brigas e pouquíssimos mortos para faz jus à temática do seriado. No entanto, não dá para negar alguns momentos brilhantes dessa parte, como a “zombie walk” do primeiro episódio, a busca por pistas que levam à garotinha desaparecida e o desfecho chocante dessa situação, com a pequena sendo encontrada num celeiro repleto de zumbis. Ainda assim, os atores e equipe técnica fizeram questão de dizer em diversas entrevistas que a segunda metade seria mais intensa, sem muita “novela“, com muito mais sangue e suspense.

Não foi exatamente isso que aconteceu em Nebraska, oitavo episódio da segunda temporada. Pode-se dizer que este foi um exemplar que seguiu a cartilha dos detratores, com muita conversa e apenas um zumbi em cena. Talvez pelos acontecimentos trágicos do início da temporada, este episódio tenha servido apenas para posicionamento dos “peões“, preparando para algo maior já que o tema precisa ser mudado: ninguém aguenta mais falar sobre Sophia ou a permanência ou não do grupo na fazenda.

Deixando de lado a traição de Lori com Shane, descoberta por Rick sem muito alarde, o grupo resolve enterrar seus mortos – além da menininha, dois parentes dos fazendeiros estavam no celeiro -, enquanto a situação trágica acaba abalando dois personagens da nova temporada: Beth Greene (Emily Kinney), vítima de um colapso nervoso, e, principalmente, Hershell (Scott Wilson), que foge para um bar da cidade para afogar suas mágoas.

The Walking Dead (2012) (2)

Rick leva a paixão de Maggie, Glenn, para uma missão de resgate no local, onde debates acontecem, tendo em pauta os primeiros arrependimentos de Hershell, assumindo seus erros na consideração dos mortos como doentes. Sem função, Lori decide ir atrás do grupo, mas acaba sofrendo um grave acidente de carro após atropelar um solitário zumbi. Entretanto, o tema do episódio só surge com a chegada de dois forasteiros ao bar, remetendo aos filmes de bangue-bangue quando Rick percebe que bons sujeitos não são.

Nebraska realmente possui uma narrativa lenta, cujo objetivo é organizar o enredo, e discutir o caráter dos vivos, enquanto prepara o terreno para o suspense dos próximos episódios. Não é ruim, apenas fraco e lento como os vilões da série.

The Walking Dead (2011) – 2×07 – Pretty Much Dead Already
The Walking Dead (2011) (2)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Michelle MacLaren
Roteiro:Scott M. Gimple
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Quando George A.Romero ensinou os mortos a se alimentarem de carne humana e não apenas servir para trabalho escravo, ele já imaginava que a pequena Karen criaria uma situação constrangedora na família Cooper, assim que ela despertasse para a sua nova condição. Se você fizer uma análise da história dos zumbis no cinema, a partir de 1968, verá diversos episódios similares, envolvendo a reação assustadora de alguém diante da transformação de algum conhecido. Ora, não é para menos: aquela criatura irracional que se caminha lentamente em sua direção um dia já foi um amigo, um irmão, um pai…uma filha. Será apenas uma doença como em The Omega Man, possível de ser reversível? E como explicar os movimentos que desafiam a lógica humana, e a fome sem fim?

Pensando por esse prisma, não é difícil entender o motivo que levou Hershell a colecionar “walkers” em seu celeiro, com a esperança de um dia resgatar seu estado normal. Assim como também é fácil compreender a fúria de Shane contra essas criaturas, considerando-as como hostis, se elas já foram responsáveis por grandes mudanças em sua vida. Mas, e se aparecesse alguma conhecida, como reagiria aqueles que acreditam na máxima adaptada: zumbi bom é zumbi morto.

The Walking Dead (2011) (1)

No episódio Pretty Much Dead Already, o sétimo da segunda temporada, Glenn foi forçado por Dale a revelar a existência dos errantes no celeiro. Confirmada a informação, o grupo se dividiu entre aqueles que achavam que era preciso exterminar todos ali presentes e os que temiam que esse ato pudesse condenar a presença do grupo na fazenda. Rick conversou mais uma vez com Hershell, que se convenceu a mandá-los embora ainda naquela semana, obrigando a Maggie a fazer uma tentativa. Cada vez mais apaixonada pelo oriental, a garota partiu para os velhos ensinamentos como “amar ao próximo” para amolecer o coração do fazendeiro.

Daryl também não sabe se aceita seu novo estado de espírito ou luta contra isso! Ele sempre foi um dos personagens que mais acreditaram que a pequena Sophia ainda estava viva, mexendo com os brios de Carol, que vê nele uma pessoa indispensável para o grupo. Contrário ao que Shane pensa sobre Rick, depois que comentou com Lori o quanto aquele novo mundo não servia ao marido dela. “Quantas vezes eu já salvei sua vida?

The Walking Dead (2011) (3)

Se está chato esse triângulo isósceles, o mesmo não pode dizer da conclusão para o objetivo da primeira parte da temporada: a busca pela âncora Sophia. Foi graças a essa pequena que os sobreviventes não continuaram sua jornada até o Forte, encontrando a fazenda como uma nova morada. Perdida numa terra dos mortos, imaginá-la lutando para continuar viva deve ser um pesadelo para qualquer mãe ou conhecido. Então, no sensacional e chocante último ato, Rick e o grupo de trailer finalmente entendeu o porquê da relutância de Hershell em manter os errantes vivos. Cada um sabe o quanto o sapato aperta…

Dirigido de forma consciente por Michelle MacLaren, o episódio encerrou de maneira satisfatória essa etapa da segunda temporada, fazendo com que o público saia cambaleando por uma continuação. De acordo com a promessa do ator que interpreta Daryl, Norman Reedus, a próxima fase terá menos blá blá blá e mais sangue e zumbis, incluindo um confronto agudo entre Shane e Rick! Vai valer a pena esperar….

The Walking Dead (2011) – 2×06 – Secrets
The Walking Dead (2011) (2)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:David Boyd
Roteiro:Angela Kang
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Se o mundo fosse dominado por zumbis, haveria um grupo que seria a favor dos Direitos Humanos dos Zumbis, defendendo a praga como se fosse uma simples doença que precisaria ser tratada. George A.Romero trabalhou essa ideia em Ilha dos Mortos, mas com uma variação: a intenção daqueles que não concordavam com a matança era encontrar um meio de reintegrá-los à sociedade. Já os Greenes em The Walking Dead mantêm isolados os familiares e amigos no celeiro, alimentado-os com pequenos animais, enquanto acreditam numa cura para o mal.

Esse não é único segredo descoberto no sexto episódio, com intermédio de Glenn – que não consegue manter a boca fechada – e Dale, como focos de reflexão das atitudes a serem tomadas. A gravidez está incomodando Lori, que continua com sua falta de perspectiva do futuro já evidenciada com a ferida do filho. Ela pede para o rapaz buscar na farmácia um remédio para abortar, permitindo um pouco de ação em tantos blá blá blás quando ele e Maggie são surpreendidos por um zumbi. Assim como a visita de Shane e Andrea à cidade com centenas de mortos pelas ruas, obrigando a garota à finalmente “acordar” do seu estado de “vivo-morto“, desde a morte da irmã na temporada passada.

The Walking Dead (2011) (1)

Entre esses segredos, um novo relacionamento e a própria revelação sem impacto do final do episódio – principalmente por se tratar de algo que conduziu os mistérios da primeira temporada -, o que sobra é um episódio muito fraco, aquém do se podia esperar de uma série como The Walking Dead. Cada sequência narrativa, diferenciada por pequenos núcleos, trouxe finalmente o aspecto que muitos infernautas já haviam apontado nos comentários anteriores: parece uma novela mexicana com zumbis, bem diferente dos quadrinhos e de que o público esperava do seriado.

Não sou do tipo que espera ação e sangue em todos os episódios, pois acredito que o desenvolvimento dos personagens e conflitos pessoais é fundamental. Alguém se lembra daquele excelente episódio da primeira temporada chamado Vatos, com o sonho profético de Jim culminando numa tragédia e situações de tirar o fôlego? É esse tipo de capítulo que se deve exaltar na série, mesmo que os zumbis só sirvam como metáforas para as relações humanas. Infelizmente, não foi o que aconteceu com Secrets: a narrativa fragmentada entre os personagens (Glenn x Dale, Dale X Hershell, Maggie X Glenn, Shane X Andrea, Shane X Dale, Glenn X Lori, Lori X Rick…) realmente afastou a condição “real” para pequenos encontros em sequência.

Outros fatos que me incomodaram nesse sexto episódio envolveram possíveis furos da trama: como não temos noção do tempo do seriado (não dá para saber se a primeira e a segunda temporada duraram mais do que um ou dois meses na vida do grupo), a recuperação acelerada de Carl me deixou um pouco intrigado. Para alguém que esteve em situação de perigo após um ferimento à bala, com vários estilhaços espalhados pelo corpo, de repente, aparecer brincando e se movimentando normalmente, é realmente difícil de acreditar.

The Walking Dead (2011) (3)

Assim como também é estranho que há alguns episódios, Hershell havia dito que não queria ver armas pela fazenda para evitar novos acidentes, fazendo todos entregarem os revólveres e armamentos, e em Secrets quase todo mundo apareceu com armas, treinando tiros, incluindo o MENINO (!!!) – e lembre-se que até mesmo Daryl foi vítima de uma bala perdida! O que o dono da fazenda disse faz sentido com os errantes que ele esconde no celeiro, mas, o que fez com que ele não se incomodasse mais com isso, já que pessoas da sua própria família apareceram armadas no episódio?

Será que Rick aceitou facilmente o envolvimento da esposa com o seu amigo Shane? Teremos mais discussão de relacionamentos ou os zumbis vão sair do celeiro para uma “noite dos mortos-vivos“? Quando teremos baixas nesse vasto elenco? Cenas dos próximos capítulos…

The Walking Dead (2011) – 2×05 – Chupacabra
The Walking Dead (2011) (1)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Guy Ferland
Roteiro:David Johnson
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Dentre todos os personagens sobreviventes da primeira temporada, o mais fascinante é, com certeza, Daryl Dixon (Norman Reedus). Provavelmente pela sua complexidade ou aparência explosiva, talvez pela sua bipolaridade ou carranca, ele consegue transmitir ao público confiança e medo nas mesmas proporções. Ele é capaz de entregar uma flor a uma mulher desesperada, proteger o grupo, e matar com frieza um morto-vivo e enfrentar situações de perigo sem companhia, sem esboçar um sorriso. Escondendo o sofrimento pela desaparecimento do irmão, Daryl, aos poucos, foi se afastando do seu estilo mais agressivo – ainda independente -, permitindo que o seu subconsciente retorne para aterrorizá-lo ou, quem sabe, resgatar seu lado frio.

No quinto episódio, Daryl saiu em mais um dia de busca da pequena Sophia, encontrando a boneca da garota próxima a um riacho. Enquanto retornava com seu prêmio, ele foi derrubado pelo cavalo e rolou por um grande barranco, perdendo a consciência, tendo um flecha atravessada sobre seu corpo. Eis que surge seu irmão Merle (Michael Rooker), o seu “chupacabra” ou demônio pessoal, para tentar convencê-lo a deixar seu lado humano. É óbvio que trata-se de uma visão causada pelo ferimento – até porque seria uma coincidência absurda – mas não deixa de ser curioso o jeito como a câmera esconde a sua mão esquerda, fazendo o espectador acreditar num possível reencontro. Ele acorda bem a tempo, quando um zumbi devorava seu sapato e estava prestes a feri-lo.

The Walking Dead (2011) (2)

Depois de enfrentar dois zumbis, o rapaz ainda conta com mais uma sorte ao ficar na mira da arma de Andrea, imaginando se tratar de um errante perdido na região. É o golpe de misericórdia para o personagem refletir sobre sua participação entre os sobreviventes e o comando do Xerife Rick. Este demonstra esta mais recuperado das transfusões, mas nem passa pela sua cara pálida que sua esposa esconde uma gravidez, ou talvez este seja o segredo que ele ouvira do médico no final da temporada anterior. A sorte também continua voltada para Glen, quando a bela Maggie deixa evidente que ainda quer mais aventuras às escondidas, embora ele não saiba que Hershel está percebendo a aproximação e acredita que os convidados não são mais bem-vindos à fazenda.

Com mais dinamismo e conflitos, Chupacabra é um bom episódio, principalmente por centrar na peça fundamental da série The Walking Dead, o anti-herói Daryl. E o final trouxe uma revelação mais assustadora do que a gravidez de Lori, que a aparição de Merle ou a perda da virgindade de Glen: é a constatação de que segredos obscuros se escondem no local. E eles se alimentam de carne humana.

The Walking Dead (2011) – 2×04 – Cherokee Rose
The Walking Dead (2011) (2)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Bill Gierhart
Roteiro:Evan T. Reilly
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Em 1838, os Cherokees foram mandados para Oklahoma depois que os americanos anularam os acordos na descoberta de ouro na Georgia. Durante o Caminho das Lágrimas, muitos não sobreviveram; e as mulheres, de luto, choravam tanto que não conseguiam cuidar de seus filhos. Então, Wakan Tanka resolveu homenagear as guerreiras, transformando suas lágrimas em rosas (brancas como as lágrimas, com miolo dourado representando o ouro, e as sete pétalas como homenagens as sete tribos). Essa é uma das versões da Lenda da Rosa Cherokee, lembrada por Daryl, depois que saiu em busca da menina e encontrou um local que parece ter servido de abrigo para ela.

Ainda que relembre um momento de dor como o da mãe que procura a filha perdida num mundo dominado por zumbis, o quarto episódio foi mais direcionado às várias formas de mentir, além da alegria particular de Glenn, um dos destaques do dia. Seja a mentira infantil de Rick para seu filho, a ladainha contada por Shane sobre a morte de Otis e o segredo de Lori, quando pede que algo particular seja comprado na farmácia, os personagens de The Walking Dead vão apresentando suas falhas na luta pela sobrevivência.

The Walking Dead (2011) (1)

O restante do grupo chega à fazenda, mas Hershel trata logo de avisar que a permanência no local pode ser temporária, caso determinadas regras – ainda não reveladas – não sejam seguidas. Enquanto se recuperam das feridas, os sobreviventes descobrem um zumbi grotesco em sua deformidade no poço, e tentam retirá-lo do local para limpar a água. A missão é pesada e sofrida, principalmente para Glenn em seu dia mais inspirado. Além de ter que invadir o local para “pescar” a criatura, ainda está encarregado de acompanhar a gatíssima Maggie até a farmácia.

Cherokee Rose foi o episódio mais fraco da temporada, centrado mais nos diálogos do que na movimentação, nos zumbis. Nem o segredo de Lori – evidência de que novas rosas irão aparecer – ou a “Samara depois da ceia” foram capazes de trazer algum atrativo para o capítulo.

The Walking Dead (2011) – 2×03 – Save the Last One
The Walking Dead (2011) (1)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Phil Abraham
Roteiro:Scott M. Gimple
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Pruitt Taylor Vince, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Que mundo iremos deixar para nosso filho?“, diz Lori para Rick, pensando no horror de um mundo dominado por zumbis e por pessoas sem escrúpulos que são capazes de fazer qualquer coisa para sobreviver. Realmente! Se levar em consideração os eventos do terceiro episódio da segunda temporada, será melhor morrer como aquele rapaz que se enforcou numa árvore e teve seus pés devorados até se transformar num morto-vivo a ter que conviver com indivíduos que não merecem a sua companhia.

Enquanto Carl lutava para sobreviver aos ferimentos da bala, precisando de sangue de seu pai já sem forças, Shane e Otis corriam pelos corredores da velha escola carregando os equipamentos necessários para a cirurgia do garoto. A dupla encontra meios de driblar os zumbis, porém são sempre surpreendidos por mais algumas dezenas a cada corpo derrubado. Cansados e sem escapatória, a solução parece apontar para um sacrifício.

Ainda no cemitério de carros, Dale tenta se entender com Andrea, que continua naquela indecisão sobre porquê continuar vivendo e para onde fugir. Daryl passa a ser seu companheiro na busca por Sophia, trocando experiências e conselhos. Já Glenn e T-Dog chegam à fazenda para dar apoio a Rick e Lori, surgindo uma amizade curiosa entre o japonês e Maggie sobre objetivos na luta pela sobrevivência.

The Walking Dead (2011) (2)

Como Save the Last One procura desenvolver os diálogos e conflitos internos, é bem provável que muitos acabem não gostando do episódio. Mas, as discussões sobre o futuro e a falta de perspectiva dos personagens são bem interessantes e devem servir para aproximar o público da realidade exibida. Eles não irão se divertir por estarem num shopping ou irão brincar de atirar em mortos pendurados em árvores, em The Walking Dead os sobreviventes são humanos, com defeitos e escolhas erradas. Há sofrimento, solidão, falta de vontade de lutar por algo que parece não ter fim…

Dirigido corretamente por Phil Abraham, o terceiro episódio mostrou o quanto as pessoas podem estar equivocadas na confiança que depositam no próximo, e que, na luta pela vida, cada um irá se preocupar somente com o seu umbigo. Algo que os filmes de terror às vezes esquecem, criando heróis, desenvolvendo lendas…

The Walking Dead (2011) – 2×02 – Bloodletting
The Walking Dead (2011) (3)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Ernest R. Dickerson
Roteiro:Glen Mazzara
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Lauren Cohan, Pruitt Taylor Vince, Emily Kinney, Scott Wilson, James Allen McCune

Crianças em séries de TV e franquias numerosas sempre trazem uma dor de cabeça para seus realizadores. Elas crescem e se desenvolvem rapidamente, gerando possíveis trocas de elenco, mortes e sumiços. Daveigh Chase não conseguiu interpretar Samara Morgan na continuação de O Chamado; o garoto Toshio foi interpretado por atores diferentes em O Grito e suas continuações e remakes; e Walt Lloyd (Malcolm David Kelley), da série Lost, simplesmente desapareceu, voltando bem maior na temporada final. Ainda sem uma solução para o destino de Carl Grimes e Sophia Peletier, em The Walking Dead, o público não deve estranhar possíveis mudanças na participação dos pequenos, principalmente agora que uma terceira temporada já foi considerada.

A pequena Sophia (Madison Lintz) desapareceu do mapa, desde o episódio anterior, quando foi obrigada a se esconder na floresta. E Carl (Chandler Riggs) levou um tiro, no momento mais emocionante do primeiro episódio, levando seu pai, Rick Grimes (Andrew Lincoln) a procurar ajuda numa fazenda próxima. O ato também deve servir como âncora para os personagens não se locomoverem nesta temporada, atrasando sua busca pelo Forte Benning, além de permitir a introdução de novos personagens, dando dinamismo à série.

The Walking Dead (2011) (1)

Enquanto caçava o mesmo veado admirado pelo garoto, Otis (Pruitt Taylor Vince, de Identidade) o alvejou na barriga. Rick carregou seu filho ensanguentado até a fazenda, sendo recebido pelo veterinário Hershel Greene (Scott Wilson, de O Hospedeiro) e sua família – Beth (Emily Kinney, de Simplesmente Complicado), Maggie (Lauren Cohan, de The Vampire Diaries), entre outros, ainda sem importância. Tendo os devidos cuidados, Carl recebe transfusão de sangue de Rick, mas necessita de aparelhos cirúrgicos mais sofisticados, o que obrigará Shane (Jon Bernthal) a realizar uma missão numa escola dominada por zumbis.

Após o início devastador, que deixou o espectador como um errante diante da TV, o segundo episódio, Bloodletting, procurou colocar os “pingos nos is“, posicionando os novos personagens, apresentando as novas locações e relembrando velhos conflitos. Novamente Andrea (Laurie Holden) se vê obrigada a enfrentar um zumbi, ao passo que T-Dog (IronE Singleton) começa a demonstrar sinais de fraqueza, devido ao ferimento em seu braço.

Mais uma vez a série optou por um começo no estilo Lost, ao trazer uma referência do passado, como peça fundamental no presente. No caso, o público fica sabendo que a relação entre Rick e Lori (Sarah Wayne Callies) já não andava bem das pernas antes dele levar o tiro que enviou para o hospital. No final da temporada anterior, ficamos sabendo que Shane não havia dito que o amigo estava morto com a intenção de ficar com a esposa dele, pois ele mesmo acreditou nisso. Com isso, somando às decisões sempre equivocadas de Rick, parece que a série está, aos poucos, invertendo os papéis de bom moço e anti-herói.

The Walking Dead (2011) (2)

Dirigido por Ernest R. Dickerson, o episódio foi bom, embora menos intenso que o anterior. Encerrando com uma cena claustrofóbica e de extrema agonia, Bloodletting parece ser o condutor para cenas agressivas nos próximos capítulos. Vendo aquela imensa fazenda, é impossível não imaginar como seria interessante uma invasão de zumbis no estilo A Noite dos Mortos-Vivos. Quem sabe o que virá?

The Walking Dead (2011) – 2×01 – What Lies Ahead
The Walking Dead (2011) (1)

The Walking Dead - 2ª Temporada
Original:The Walking Dead - Season Two
Ano:2011/2012•País:EUA
Direção:Ernest R. Dickerson, Gwyneth Horder-Payton
Roteiro:Frank Darabont, Robert Kirkman
Produção:Scott M. Gimple, Tom Luse
Elenco:Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Jeffrey DeMunn, Steven Yeun, Chandler Riggs, Norman Reedus, Melissa McBride, Irone Singleton, Madison Lintz

A espera valeu a pena! O episódio inicial da segunda temporada de The Walking Dead é simplesmente fantástico! Aliás, pode-se dizer numa avaliação resumida que a temporada promete ser bastante intensa, bem mais do que a anterior, quando os mortos começaram a dar seus primeiros passos.

Depois de um pequeno resumo da temporada anterior, lembrando o público que os sobreviventes estavam em rota de fuga do Centro de Controle de Doenças, local que eles imaginavam que traria todas as respostas e um possível abrigo. Sob o teto de um arranha-céu em Atlanta, o xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln) tenta se comunicar com o pai e o garoto que o ajudaram no início da temporada anterior, mas mantém mistério sobre qual mensagem teria escutado de Dr. Edwin Jenner (Noah Emmerich), antes de partir do CDC.

The Walking Dead (2011) (2)

Com o grupo dividido em três veículos, eles partem em direção ao Forte Benning, incertos do futuro, deixando para trás as perdas e as decepções. Quando encontram veículos abandonados no meio da estrada, num belíssimo cenário pós-apocalíptico, os sobreviventes aproveitam uma falha no trailer para abastecer e procurar itens necessários para a continuação da jornada. Pesquisando entre o cemitério de carros, adquirindo armas e utensílios, eles são surpreendidos por um exército de zumbis em caminhada a passos curtos pelo local.

Neste momento, ocorre uma cena de suspense de extrema qualidade, colocando o grupo abaixo dos veículos, enquanto aguarda a marcha da morte, ao som de gemidos e pés arrastados, num visual assustador e, aparentemente, interminável. Durante a “the walking dead“, alguns se escondem sob os carros, outros entre eles, exceto Andrea (Laurie Holden), aquela que preferia ter morrido na explosão no final da temporada anterior, e agora é obrigada a se trancar no trailer.

Na situação conflitante, a pequena Sophia (Madison Lintz) é descoberta e corre para a floresta, numa tentativa de se salvar. Rick mais uma vez tem uma decisão importante pela frente e acaba optando pela incorreta, permitindo que a garota desapareça na mata densa.

The Walking Dead (2011) (3)

São tantos os bons momentos no decorrer de uma hora de exibição que fica difícil apontar todos. Como não deixar de citar aquele em que o grupo invade uma igreja e encontra três zumbis, com uma em especial usando um véu assustador? Ao investigar o novo local, novas discussões ocorrem envolvendo Lori (Sarah Wayne Callies) e o caso que teve com Shane (Jon Bernthal), fazendo este tomar a decisão de abandonar o grupo quando surgir uma oportunidade. Quem gostou dessa ideia foi Andrea, abalada pelo ato de Dale (Jeffrey DeMunn), salvando-a no passado.

Mais uma vez, Rick é julgado por uma decisão, sendo questionado por todos, incluindo a mãe de Sophia, Carol (Melissa Suzanne McBride), aquela que apanhava do marido na temporada anterior e foi salva por um agressivo Shane. Suas orações na igreja refletem bastante o quanto está abalado na condução dos acontecimentos.

Daryl Dixon (Norman Reedus), que não sabe o paradeiro do irmão, parece estar mais consciente de seus atos, acatando o que lhe é proposto e afastando a intenção de torná-lo um anti-herói. Pode ser que sua rebeldia volte à tona nos episódios futuros. No entanto, parece que o personagem está evoluindo e tornando necessário para a sobrevivência do grupo! Do outro lado, T-Dog (IronE Singleton) sofreu um ferimento grave, mas aparentemente apenas ocasional, nada que comprometerá sua participação. E Glenn (Steven Yeun), o japonês que salvou Rick na cidade, mantém sua postura de companheiro, não tendo muita influência no decorrer do episódio.

What Lies Ahead prometeu uma temporada emocionante e repleta de situações curiosas. Os efeitos especiais de maquiagem estão ainda mais incríveis, assim como a violência apresentada, não poupando os zumbis de uma mutilação mais agressiva, como o rosto destruído por uma pedra, o olho furado por uma chave de fenda, as gargantas cortadas, a flecha que atravessa o crânio sem cortes. Tudo fluindo bem, convidando o espectador para o próximo episódio.

Terminando com uma cena chocante e bem realizada pela sua beleza e ingenuidade, este capítulo, dirigido por Ernest R. Dickerson e Gwyneth Horder-Payton, abriu as tumbas para uma temporada que promete grandes emoções.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

3 thoughts on “The Walking Dead – 2ª Temporada (2011-2012)

  • 02/02/2019 em 20:49
    Permalink

    Eu axho justo o oposto a segunda temporada foi uma das melhores no ultimo ep do segunda temporada foi o ep mais assistido

    Resposta
  • 11/10/2015 em 06:00
    Permalink

    Temporada mais chata da série. O que mais teve nessa temporada foi barulhos de grilos.

    Resposta
    • 02/02/2019 em 20:48
      Permalink

      Eu axho justo o oposto a segunda temporada foi uma das melhores no ultimo ep do segunda temporada foi o ep mais assistido

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *