The Walking Dead (2016) – 6×16: Last Day on Earth

5
(1)

The Walking Dead (2016) – 6×13: The Same Boat

The Walking Dead (2016) (3)

The Walking Dead - Sexta Temporada
Original:The Walking Dead - Season 6
Ano:2015/2016•País:EUA
Direção:Billy Gierhart
Roteiro:Angela Kang
Produção:Denise M. Huth, Tom Luse, Paul Gadd, Jolly Dale, Angela Kang, Matthew Negrete, Channing Powell
Elenco:Andrew Lincoln, Norman Reedus, Steven Yeun, Lauren Cohan, Chandler Riggs, Danai Gurira, Melissa McBride, Michael Cudlitz, Lennie James, Sonequa Martin-Green, Josh McDermitt, Christian Serratos, Alanna Masterson, Seth Gilliam, Ross Marquand, Austin Nichols, Alicia Witt, Jill Jane Clements, Jimmy Gonzales, Jeananne Goossen, Rus Blackwell

ESTA CRÍTICA CONTÉM SPOILERS

Esta semana foi das mulheres. Claro que esta é uma forma muito simples de descrever The Same Boat, o episódio desta semana de The Walking Dead, mas a presença quase que exclusivamente feminina e o foco em Carol (Melissa McBride) certamente se destacaram. O episódio pode até ser considerado um “filler”, que não desenvolve a história, mas foi muito importante no desenvolvimento de Carol, em dar mais espaço a Maggie (Lauren Cohan) e em apresentar Salvadores mais complexos do que os que conhecemos em episódios anteriores.

The Same Boat começa no momento em que Carol e Maggie são capturadas por um grupo de Salvadores enquanto Rick (Andrew Lincoln) e os demais faziam uma limpeza na base do grupo rival. A líder dos Salvadores, Paula (Alicia Witt), não aceita trocá-las por Primo (Jimmy Gonzales), cativo de Rick, e as duas são levadas para uma segunda base para esperar por um grupo de resgate. Além de Paula, o grupo dos Salvadores é composto por Michelle (Jeananne Goossen), Molly (Jill Jane Clements) e Donnie (Rus Blackwell). São poucas personagens em um cenário limitado, mas a fórmula funciona tão bem quanto em episódios maiores, como o primeiro desta segunda parte da sexta temporada.

The Walking Dead (2016) (1)

Mais racional que Rick, Paula mantém Maggie e Carol vivas como garantia para conseguir Primo de volta. Assim, na primeira metade do episódio, captoras e cativas conversam e descobrem ter muito em comum. Ao interrogar (mal) Maggie, Chelle revela já ter engravidado e conta que seu namorado foi explodido (por Daryl). Já Carol usa uma tática inteligente: finge fraqueza, não demonstra ser a durona em que se transformou durante as temporadas anteriores. E, conversando com Paula, descobre que a Salvadora já foi como ela e também precisou endurecer para sobreviver. Mas, desde o episódio anterior, Carol vem refletindo sobre a facilidade que tem em matar pessoas e relutando em continuar por este caminho, talvez por influência de Morgan (Lennie James) e da morte de Sam (Major Dodson). Esta mudança faz sentido, mas foi um tanto repentina. O problema para Carol é que, desta vez, ela não teve muita escolha: era matar ou se arriscar a ser morta.

Em um momento no episódio, Paula diz que Carol, Maggie e seu grupo não são os bonzinhos. O plano da dupla para se livrar das Salvadoras também demonstra isso, envolvendo uma armadilha com um zumbi, uma mulher empalada tendo seu rosto devorado e três homens queimados vivos. É um tema persistente nos últimos episódios, de que Rick e seu grupo são tão ruins quanto os Salvadores. Sabemos que Negan (Jeffrey Dean Morgan) vai aparecer em breve e que, possivelmente, alguém importante vai morrer, mas a vítima será tão inocente assim? Torcer para Rick não tem sido mais tão fácil.

The Walking Dead (2016) (2)

Agora, voltando à questão das mulheres. The Walking Dead tem personagens femininas fortes, e Carol é a mais bem desenvolvida da série, mas, normalmente, são os homens que resolvem as coisas, e, quando mulheres ajudam a resolver, normalmente estão acompanhadas por homens. Assim, é bom ver quão fortes nossas heroínas (e vilãs) também são. É interessante ver que o único homem presente na base, Donnie, foi ferido e, no único momento em que tenta impor sua dominância, é subjugado tanto por suas aliadas como pelas adversárias.

ATENÇÃO! SPOILERS DOS QUADRINHOS

Vale destacar também que, nos quadrinhos, a mulheres que fazem parte do grupo dos Salvadores são escravas sexuais de Negan. Quem parte para a luta e defende seu território são os homens. É bem provável que Negan também tenha suas mulheres na série, mas neste grupo há também as que lutam lado a lado com seus colegas do sexo oposto, não devendo nada a eles.

FIM DOS SPOILERS

Faltando três episódios para o fim desta temporada, The Walking Dead nos prepara para o clímax violento nas mãos do maior vilão da HQ. Preparados?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

15 thoughts on “The Walking Dead (2016) – 6×16: Last Day on Earth

  • 06/04/2016 em 09:06
    Permalink

    Fazer um suspense desse pra matar um personagem insignificante como o Aaron é leseira de mais! AMC melhore!!

    Resposta
  • 21/02/2016 em 12:49
    Permalink

    Se existe algo das HQ’s que precisa ser adaptado no seriado é quem vai morrer pro Negan… em vez do *****, precisa ser o Daryl… chega desse cara, ele literalmente está matando o espaço que deveria ser de personagens f* nos quadrinhos como o Tyresse e o Abraham, e com certeza o Jesus vai entrar nessa roubada também.

    Resposta
    • 02/03/2016 em 21:56
      Permalink

      Eu gostava bastante do Daryl mas sou obrigada a concordar contigo ele acaba roubando a cena literalmente de bons personagens q acabam não desenvolvendo como deveriam. Acho q é chegada a hora de se encontrar com a Lucile

      Resposta
  • 25/11/2015 em 22:09
    Permalink

    Enfim…Larguei de uma vez por todas essa série de merda de apocalipse de zumbis que tem medo de matar os personagens.

    Resposta
  • 12/11/2015 em 09:02
    Permalink

    Oq eu não consegui entender muito bem é pq existe a esperança do Gleen estar vivo se foi mostrada a cena dos zumbis comendo as tripas dele.
    Alguém poderia me ajudar?

    Resposta
    • Avatar photo
      12/11/2015 em 12:31
      Permalink

      Eu acho que aquelas tripas estavam saindo de um lugar bem errado. Podiam ser as do Nicholas, que caiu por cima do Glenn, e o cheiro pode ter ajudado a disfarçar o Glenn.

      Resposta
  • 10/11/2015 em 02:02
    Permalink

    Eu discordo totalmente que esse seja o melhor episódio da temporada(afinal, eu prefiro o episódio do ataque a alexandria). Eu acho que deveria ter melhor desenvolvimento de debate entre eles, de como por que matar é necessário num mundo onde não existe regras. Sem falar da patética cena em que o mestre de aikido não consegue se desviar da mordida de um zumbi é lamentável.

    Resposta
  • 07/11/2015 em 19:31
    Permalink

    Pra mim está entre os melhores episódios de toda a série. Mais ou menos como foi “The Constant” em Lost.

    Resposta
  • 03/11/2015 em 12:46
    Permalink

    A série esta ótima.
    TWD vive em altos e baixos, mas esta temporada superou todas as minhas expectativas. É notável que uma série consiga se renovar desta forma depois de tantas temporadas.

    Resposta
  • 30/10/2015 em 16:14
    Permalink

    Rick perfurou a cabeça de um zumbi que tinha um facão atravessado no pescoço. Foi neste facão que ele se cortou.

    Resposta
  • 23/10/2015 em 18:05
    Permalink

    Simplesmente fantastico esse episodio..muito criativo quando se coloca os errantes como segundo plando!

    Resposta
  • 23/10/2015 em 16:52
    Permalink

    Greg Nicotero virou um ótimo diretor , são dele os melhores episódios!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *