Damien (2016) – 1ª Temporada

Damien (2016) – 1×09: The Devil You Know

Damien (2016) (3)

Damien - 1ª Temporada
Original:Damien - First Season
Ano:2016•País:EUA
Direção:Jennifer Chambers Lynch
Roteiro:K.C. Perry, Glen Mazzara
Produção:Glen Mazzara; Mark Kruger; John Ryan
Elenco:Bradley James; Tiffany Hines; Barbara Hershey; Megalyn Echikunwoke, Omid Abtahi, David Meunier, Robin Weigert, Sandrine Holt

Ao longo da temporada, a série teve momentos interessantes de horror, no sentido mais cinematográfico da palavra. Música orquestral e épica ou ruídos bizarros e desconexos, pouca iluminação e aparições macabras foram alguns dos elementos mais usados para construir uma atmosfera realmente assustadora. A atmosfera era constantemente quebrada com as transições entre os núcleos de personagens. Em uma cena víamos o detetive Shay lidar com demônios na piscina, na cena seguinte era preciso aturar um diálogo maçante de Simone ou Amani. O penúltimo episódio da temporada finalmente resolveu quebrar essa dinâmica intercalando vários momentos genuinamente tensos, vivenciados por personagens diferentes. Curiosamente, este que talvez tenha sido o episódio mais bem dirigido da série, foi um trabalho de Jennifer Lynch, filha de David Lynch!

Dando continuidade ao episódio anterior, a irmã Greta, que havia atirado na filha de Ann Ruthledge, pede a ajuda de Simone para tentar salvar a alma da mulher, corrompida pela maldade da mãe. Greta se estabelece como uma ótima personagem secundária, tanto pela boa atuação de Robin Weigert, quanto pela própria dimensão espiritual da personagem, que se mostra uma verdadeira combatente espiritual.

Damien e Amani fazem as pazes e tentam recuperar o fiapo de relacionamento entre os dois, por meio da honestidade. Ambos contam tudo que sabem e que viveram até aquele momento e discutem o que fazer para salvar Damien desta situação. O detetive Shay, recém escapado de outra tentativa de assassinato sobrenatural, se entrega à paranoia, ao ponto de ferir a própria família. Assustados com o comportamento surtado do homem, seu companheiro e filho resolvem deixá-lo. As artimanhas do demônio se tornam ainda mais evidentes.

Damien (2016) (4)

A grande reviravolta do episódio, no entanto, se dá quando Damien encontra pessoalmente a irmã Greta, conectando esses dois polos pela primeira vez. Surpreendentemente, a irmã o acolheu como uma alma sofrida qualquer e se dispôs a ajudá-lo. Mas aparentemente, ser o Anticristo é uma função bem solitária. Greta fere Damien com uma das adagas de Meggido, a única arma que pode destruir a alma do filho do Diabo. Após derrubá-lo, com um golpe na barriga, leva Damien para uma espécie de sala de ritual onde coloca o pobre coitado sob tortura. Em um dos momentos mais interessantes do episódio, ela arranca um pedaço do escalpo dele, bem onde havia a marca da besta, o número 666, apenas para descobrir o número cravado no crânio, confirmando assim sua identidade. No melhor estilo bíblico e em uma brincadeira irônica com o sobrenome do personagem (Thorn = Espinho), a irmã Greta utiliza uma espécie de corda feita de espinhos para amarrar o corpo do inimigo, fazendo a coroa de espinhos de Cristo parecer piada.

Amarrado e sofrendo, Damien é levado ao fundo de uma cova, onde permanece preso enquanto a irmã Greta realiza uma espécie de ritual de purificação, com o auxílio de outras irmãs. Paralelamente, o detetive Shay vai até a casa de Damien e se depara com visões e sons do inferno, que parecem levá-lo à loucura. Durante o ritual, o Anticristo vê abominações e figuras sombrias, enquanto uma batalha entre bem e mal é travada. O último ato do episódio, que consistiu nessas duas sequências paralelas, foram o que Damien teve de melhor a oferecer até agora. Tecnicamente, as cenas foram impecáveis, com trabalhos excelentes de luz e som. O conteúdo diabólico causa estranhamento e uma sensação de incômodo dignas de um filme de terror de qualidade. Ainda há uma certa homenagem a Evil Dead, em uma cena em que uma personagem é atacada por raízes de árvores controladas por forças do inferno.

Falta apenas um episódio para o final da temporada. Será que Damien aceitará ser o Anticristo?

(Visited 548 times, 1 visits today)
Daniel Rodriguez

Daniel Rodriguez

Belorizontino, professor de inglês, psicólogo de formação e fã do bizarro, do estranho, do surreal, do sanguinário e do monstruoso!

3 comentários em “Damien (2016) – 1ª Temporada

  • 21/06/2016 em 14:49
    Permalink

    Particularmente não gosto do terceiro filme, embora a atuação do Sam Neil seja boa. Não gosto desse filme, porque o modus operandi para destruir Damien, bem claro no primeiro e no segundo filme se desfaz : Eram necessárias TODAS as adagas, cravadas no corpo em posições específicas e com finalidades distintas. No terceiro filme, cada padre fica com uma adaga para tentar matar individualmente o Damien. Não cola. Além do mais, o final do filme é apressado e mal amarrado. Quem espera um grande conflito, de proporções bíblicas (como seria de se esperar, já que o personagem e os fatos se baseiam no livro do Apocalipse) se decepciona muito…

    Resposta
  • 08/06/2016 em 13:49
    Permalink

    Fiz esse comentário antes da série ser cancelada, mas já esperava que isso fosse acontecer, confesso que a série começou à me preocupar (e muito!) logo no episódio dois (tá bom, no 1 também), não encontrava carisma em nenhum dos personagens (o próprio Damien demorou um pouco mas depois ficou ok) no episódio 1.06 Temptress acho que deu medo em todos os fãs de tudo ir ladeira abaixo (eu!) para no final mostrar que foi um sonho (ufa!). É difícil analisar uma série com essa premissa sem comparar com o filme clássico ou até mesmo o livro, ainda mais com a série mostrando várias cenas e citações do filme, mas se ela passar à andar com as próprias pernas (e eu espero que comece) tem tudo para se tornar uma grande série, imaginem eles explorando a influência de Damien na Casa Branca, os contatos e o caminho ele já tem através da dupla Ann Rutledge e do John, creio que isso cedo ou tarde acabe acontecendo, vamos esperar e torcer para que agora que o Anticristo despertou a série e os personagens também despertem. O que não veremos isso acontecer.

    Resposta
  • 25/05/2016 em 19:41
    Permalink

    Fico triste com o fim da serie, acho que sou um dos poucos que realmente gostou da serie e que era fã dos filmes.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien