Fear the Walking Dead – 2ª Temporada (2016)

4
(1)

Fear the Walking Dead (2016) – 2×12: Pillar of Salt 

fear-the-walking-dead-2016-1

Fear the Walking Dead: Monster
Original:Fear the Walking Dead: Monster
Ano:2016•País:EUA
Direção:Uta Briesewitz
Roteiro:Kate Erickson
Produção:Pablo Cruz, Avram 'Butch' Kaplan, Alan Page, Arturo Sampson
Elenco:Kim Dickens, Cliff Curtis, Frank Dillane, Alycia Debnam-Carey, Colman Domingo, Mercedes Mason, Lorenzo James Henrie, Karen Bethzabe, Kelly Blatz, Israel Broussard, Raul Casso, Schuyler Fisk, David Grant Wright

Uma coisa que precisa ser reverenciada nessa nova fase de Fear the Walking Dead é o enredo dinâmico. Diferente do que acontecia na série original, The Walking Dead, está havendo uma boa dose de acontecimentos paralelos nos diversos núcleos de personagens, permitindo até mesmo que um estabeleça uma relação com o outro. Nesse décimo segundo episódio, Pillar of Salt, o espectador acompanha as ações no hotel com o incidente ocorrido com Strand (Colman Domingo), nota os questionamentos de Nick (Frank Dillane) para saber certos rumos da colônia e ainda persegue a desaparecida Ofelia (Mercedes Mason), com flahsbacks que justificam sua fuga.

O que Madison (Kim Dickens) suspeitava realmente aconteceu: Ofelia roubou o veículo do grupo e fugiu. Numa passagem por um local querido pela garota, é possível entender que o hotel despertara nela uma vontade de buscar a felicidade por conta própria. Ela já havia mencionado um noivo anteriormente, mas resistiu aos encantos do rapaz pela preservação da família. Agora que ela acredita que o pai está morto, talvez seja o incentivo que ela precisava para ir atrás do rapaz, mesmo sabendo que reencontrá-lo no mundo atual possa ser impossível.

Quando tudo parecia encontrar seu caminho de paz na nova morada, Strand é esfaqueado pela insana Ilene (Brenda Strong), que não aceitou muito bem as perdas. Mortalmente ferido, sua única chance de sobrevivência envolve uma viagem de carro até Tijuana para negociar medicamentos com traficantes, aproveitando que Antonio (Rubén J. Carbajal), irmão de Hector (Ramses Jimenez), está foragido por lá. Madison e Elena (Karen Bethzabe) vão ao local sem imaginar que ali é o ponto de troca de água por Oxy, e que Nick e Luciana (Danay Garcia) vão sempre ao local. Inclusive, o casal anda em conflito por conta das ações de Alejandro (Paul Calderon), que culminaram na fuga de uma família no começo do episódio, tendo que atravessar uma área repleta de zumbis, a partir das entranhas, ainda que a maquiagem não evite o encontro com os traficantes.

fear-the-walking-dead-2016-2

Pelos relatos, é possível perceber o quanto o episódio foi bem organizado, a partir da boa direção de Gerardo Naranjo e roteiro de Carla Ching. Há, é claro, os velhos diálogos e discussões que parecem não levar a lugar algum, mas é preciso louvar os esforços em estabelecer conexões entre os núcleos, trazendo suas próprias tensões e momentos de desespero. E parece que os grupos estão prestes a entrar em conflito, seja com os traficantes ou com o alarme de que há pessoas vivas no hotel. Algumas dúvidas ainda permitem debates: por que a família realmente fugiu da colônia? O que acontecerá com Ofelia sozinha nos Estados Unidos? Talvez um possível contato com a série original…

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *