Scream – 2ª Temporada (2016)

3
(1)

Scream (2016) – 2×11: Heavenly Creatures

Scream (2016) (2)

Scream - 2ª Temporada
Original:Scream - Season 2
Ano:2016•País:EUA
Direção:Kevin Kolsch, Dennis Widmyer
Roteiro:Steve Yockey
Produção:April Blair
Elenco:Willa Fitzgerald, Bex Taylor-Klaus, John Karna, Amadeus Serafini, Carlson Young, Kiana Ledé, Santiago Segura, Tracy Middendorf, Austin Highsmith, Tom Maden. Anthony Ruivivar, Bobby Campo, Sean Grandillo, Tom Everett Scott

Duas garotas, unidas por suas debilidades, vivendo em uma época que condenava ainda mais o amor entre pessoas do mesmo sexo, decidem que a única maneira de permanecerem juntas é na perpetuação de um assassinato. Juliet Hulme e Pauline Parker se tornaram famosas pelo crime cometido em 22 de junho de 1954, quando a mãe de uma delas foi assassinada a tijoladas durante um passeio. Popular nos Estados Unidos, a verdadeira história inspirou o iniciante Peter Jackson a realizar Almas Gêmeas, em 1994, cujo título original é Heavenly Creatures. Os acontecimentos no décimo primeiro episódio de Scream dialogam de maneira curiosa com o filme noventista: Emma (Willa Fitzgerald) e Audrey (Bex Taylor-Klaus) são declaradas parceiras criminosas no banho de sangue que inunda Lakewood.

Um plano perfeito, mas que contou com coincidências, claro. Como Audrey era acompanhada de perto pelo assassino no começo da temporada, e Emma logo passaria a se interessar em descobrir a identidade do mascarado, bastava apenas um suporte tecnológico, como o podcast Morgue, de Noah (John Karna). Se o garoto tivesse morrido no episódio anterior, após ter sido esfaqueado no estômago e mantido por horas em um caixão, a estratégia teria que ser diferente. Era preciso também deixá-lo abalado, e colocá-lo de vez na temporada, uma vez que seu namoro com Zoe somente rendeu algumas referências e momentos de humor. Com a dolorosa morte da jovem, ele decide abandonar suas investigações divertidas – iniciadas antes do retorno do assassino – e até mesmo os filmes de horror, negando a oferta dos amigos numa visita rápida ao hospital.

Rápida também foi a passagem de Stavo (Santiago Segura) pelo quarto da instituição, numa ocorrência estranha pela falta de afinidade com o paciente. Ele pede que o podcast continue, e diz ter enviado por e-mail uma surpresa: uma inocente graphic novel, apontando Noah como um herói da cidade, sem sangue e morte como de costume. Nada poderia ser mais surpreendente do que aconteceria mais tarde no ataque virtual sofrido por Noah – muito óbvio que o visitante seja o responsável, não? – e que trouxe as revelações que a cidade precisava, indicando um possível conchavo entre Audrey e Emma.

Scream (2016) (3)Além de Stavo, outro que grifou seu nome na lista dos prováveis assassinos é o sumido Eli (Sean Grandillo). Presente no funeral de Will, ex-namorado de Emma, assassinado na primeira temporada, o garoto rouba documentos importantes do prefeito Quinn (Bryan Batt) para uma chantagem que possa assegurar sua permanência em Lakewood com a tia Tina (Karina Logue). Mais tarde, uma mensagem ameaçadora conduz o político a um encontro no celeiro de James, no mesmo momento em que Emma, Audrey e a polícia estão na área. Um assassinato ao estilo Sexta-Feira 13 concluirá a participação do personagem, e ainda antecipará momentos de tensão e dramaticidade para o episódio final.

Scream encontra em Heavenly Creatures o melhor momento da temporada. A narrativa dinâmica e as investigações, seja no testemunho de Kristin (Austin Highsmith) sobre Emma e sua relação com Piper, ou na missão secreta de Kieran (Amadeus Serafini) pelo quarto de Eli – que ele mesmo pode ter plantado as provas por ali – foram intensas o suficiente para o quadro de prováveis assassinos do público ficar ainda mais confuso do que o de Noah. As possibilidades são numerosas, graças ao enredo de Jill E. Blotevogel, Dan Dworkin e Jay Beattie, e o roteiro de Anna Christopher. A direção marcou o retorno de Jamie Travis, do episódio Temos Vagas, acertando no suspense, principalmente na sequência do celeiro de James.

Na primeira temporada, acertei ao apontar o envolvimento de Piper nos crimes, mas já imaginava que haveria um parceiro nas sombras. Acreditei por muito tempo que este pudesse ser Kieran, em referência ao primeiro Pânico, de 1996. Ele ainda encabeça minha lista pessoal de suspeitos, tendo em vista, principalmente, o fato da mãe de James tê-lo reconhecido na primeira temporada, quando Emma e Piper foram visitá-la. Lembra-se? Um detalhe que não pode ser ignorado, e faria mais sentido do que um personagem-assassino que não apareceu anteriormente na série.

Na segunda posição, o próprio Brandon poderia ocupá-la. Se não houve corpo, o rapaz deformado pode estar escondido na área, cometendo os crimes pelos quais foi julgado e condenado. Como fora abandonado por Maggie, ele pode ter sido encontrado por Piper, enquanto a garota investigava seu passado. Juntos, com os depoimentos de Audrey, pai e filha iniciariam o banho de sangue. Lembrem-se que no final da temporada, Piper se preparava para contar uma nova surpresa para Emma quando foi atingida por Audrey. Ela poderia ter contado sobre a amizade com a garota ou apresentado seu parceiro. Não seria surpresa se este fosse um dos novos amigos.

Scream (2016) (1)

Depois, eu apontaria os óbvios Stavo e Eli. O primeiro pelo gosto mórbido, motivado pelo passado do pai e sua relação com Daisy. Estaria se vingando de Maggie ao atingir a filha dela, escolhida como legítima ao invés de Piper. Já Eli, em seu interesse por invasões domiciliares e por sua vocação como voyare noturno, pode ter se apaixonado por Emma, vista no enterro de Will, e quis perturbar Audrey quando soube que ela queria ferrar a garota pelo sentimento não recíproco. Piper teria apresentado toda a história ao garoto com as cartas, o que permitiu que ele brincasse com o passado de Lakewood.

Não vejo possibilidades de envolvimento com os crimes: Maggie, o xerife Miguel (Anthony Ruivivar), Brooke (Carlson Young), Noah, Kristin ou o pai de Emma – até Emma é apontada em fóruns por aí, ignorando o fato do responsável ser um homem. São nomes que correm por fora como o próprio James, mas que não são completamente improváveis por tudo o que uma série como essa pode apresentar. De qualquer modo, o episódio final deve reservar muitas surpresas, como a própria temporada, de certa forma, foi. Positivamente. Vamos aguardar para ver o jogo final do assassino mascarado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

21 thoughts on “Scream – 2ª Temporada (2016)

  • 19/07/2022 em 12:42
    Permalink

    Acabei de finalizar a série (a do Netflix). Lamentável que esse especial de Halloween tenha sido desperdiçado com quase nada muito relevante ocorrendo sendo quase um filler, perderam uma ótima chance de finalizar a história e fechar as pontas soltas. Agora a série foi cancelada e nunca saberemos quem é o terceiro assassino.

    Resposta
  • 08/09/2016 em 11:48
    Permalink

    Na minha opinião, o personagem do Kieram sendo o assassino não faz sentido nenhum e, talvez na primeira temporada tivesse causado mais efeito. Em relação a foto que a avó do Brandon reconheceu o Kieran, não aparece na série, é apenas um relato da Piper, logo, provavelmente era mentira.

    Após assistir o final do último episódio, cheguei em uma teoria. Kieran não é o assassino. Kieran tinha certeza absoluta que Eli era o assassino da máscara, e o mesmo já havia ligado para a polícia avisando que Kieran era o assassino. Se Eli continuasse vivo e a polícia chegasse ao local, na cena em que estão os 4 juntos, Kieran não assumiria ser o assassino e Eli também não seria preso por falta de provas, Emma e Audray seriam presas, acusadas pelos assassinatos, inclusive o do prefeito. Na minha hipótese, Kieran pensou rápido, Eli tentou mata-lo e ele revidou. Quando Emma perguntou se ele era o assassino, Kieran percebeu que se ele negasse, ela e Audrey ficariam presas para sempre, já que o verdadeiro assassino acabara de morrer levando toda a verdade, então ele inventou toda aquela história, de ser amante da Piper e agiu de forma convincente para Emma, já que se ela desconfiasse, nunca permitiria que ele se sacrificasse por ela. Por isso ele não matou a Audrey, nem machucou qualquer uma delas, apenas encenou.

    Logo, a polícia chegou e o levou preso. Agora ele seria preso, mas Emma estaria livre de qualquer problema, tanto de ser presa, quanto do assassino. Porém, Kieran recebe um telefonema de um advogado, que na verdade, era o verdadeiro assassino.
    Não era o Eli, não é o Kieran. A pessoa por trás da máscara ainda não teve sua identidade revelada. E apesar do Eli não ser o assassino, ele mereceu morrer por ser obcecado por Kieran e tentar mata-lo, duas vezes.

    Agora Kieran está preso à toa, e o assassino ainda está solto.

    Resposta
    • 23/12/2016 em 08:36
      Permalink

      Sabe o que mais me deixou pensativo ? a fala do Kieran pro assassino no episódio especial : “Voce manteve sua palavra , vai me dizer quem é você ?” Como se ele tivesse feito algum acordo com o assassino na hora da ligação. Faz sentido pra mim o que você falou, Kieran tinha ctz que era o Eli e depois descobriu que não era. Tenso ! mas eu concordo com a sua teoria.

      Resposta
    • 09/10/2017 em 20:39
      Permalink

      Sério, você cheirou muito pra tirar essa tua teoria, já pensou em escrever roteiros?

      Resposta
  • 05/09/2016 em 20:43
    Permalink

    A cena que o Kieran leva uma facada nas costas faz parte de um sonho da Emma se não me engano.

    Resposta
  • 24/08/2016 em 19:20
    Permalink

    Final de temporada bem lixosa para uma série ainda mais lixosa. Os roteiristas dessa série são tão covardes que além de deixar novamente todo o elenco original vivo , sequer teve coragem de matar o assassino dessa vez. Sidney não tinha dó nenhum de dar cabo da vida do bandido, já essa sonsa da MTV poupou a vida do meliante.

    Sério, uma série baseada num dos slashers mais famosos da década de 90, o assassino mal aparece, pouco mata, não é sarcástico, não gosta de filmes de terror, não brinca com a vítima antes de matá-la, não corre atrás da vítima (as famosas cenas de perseguição com o assassino até apanhando de vez em quando) e ainda é ninja porque sozinho e em tempo recorde consegue pendurar uma vítima num local onde a polícia já havia chegado… Ou sair antes da viatura e aparecer na frente dela na estrada… kkkk

    Não tem como gostar dessa bomba, não deveria sequer levar o nome de Scream.

    E Brooke reina onde? A personagem passou a temporada inteira deslocada, se prestando apenas a choramingar.

    Lixo, lixo e muito lixo, se tiver 3ª temporada vou passar bem longe dessa bomba.

    Resposta
    • 27/10/2016 em 20:47
      Permalink

      MUSO! PISOU NO EMBUSTE! CONCORDO PLENAMENTE!!! SERIE VERGONHOSA! LIXO TOTAL!

      Resposta
  • 13/08/2016 em 06:11
    Permalink

    Assassinos Kieran e Stavo! Motivos: Referências a série original: Namorado assassino, dupla de assassinos, assassino obsecado por filme de terror e morte nesse caso Stavo se encaixa, Motivos pelo passado misterioso Kieran. Agora com base a pistas na série na primeira temporada Kieran era filho de policial e tinha acesso as informações privilegiadas na delegacia nesta temporada Stavo é o filho do policial com acesso a informações, Kieran foi reconhecido pela mãe de James na primeira temporada, nesta temporada várias pistas apontavam para Stavo certeza que isso foi proposital para tirar as suspeitas em cima dele que no fundo realmente era o assassino, o fato da professora ter um ataque de pânico no hospital ao ver Kieran, nesta temporada tudo correu muito perfeito e sincronizado como nos filmes, logo para tudo sair tão certo assim significa que temos duas pessoas trabalhando juntas, portanto o argumento reforça a tese da dupla de assassinos ser Kieran e Stavo.
    Ps: O personagem do primo Eli que levam tantas surpresas talvez seja o cara que está tentando ajudar Emma e fazer a coisa certa, talvez ele até salve a Emma no final, aja vista que ele roubou os documentos do prefeito e o Kieran viu em cima da mesa e usou para atrair o prefeito para armadilha mortal e para finalizar Emma e Audrey são presas e levadas para a delegacia onde Stavo tem acesso, está evidente que Stavo colocou o virus no computador de Noah quando enviou o arquivo por email. Essa é minha opinião!! Josias Fagundes

    Resposta
  • 09/08/2016 em 19:56
    Permalink

    Eu acho que a Emma é a assassina. Devido à seus problemas psicológicos ela acabou criando uma dupla identidade. Numa cena que ela conversa com o assassino no telefone ele diz: “eu estou na sua cabeça”. Sem contar que nunca vimos o assassino junto da Emma e mais uma pessoa. Nessa temporada foram só eles dois. E também acho que o Kieran sabe de tudo e está acobertando a namorada.

    Resposta
  • 31/07/2016 em 01:12
    Permalink

    Eu to gostando mais dos últimos episódios. Os primeiros estavam mais lento. E não estava digamos, claro se tudo não era uma maluquice da Emma, pode até ser que ainda seja. Espero que não. Eu realmente to gostando mais dessa temporada. E concordo com o texto exposto, espero que os próximos aceleram. Coloque mais adrenalina.

    Resposta
  • 30/07/2016 em 04:40
    Permalink

    Vcs vão dizer que sou louco mas aposto que o assassino seja o Stavo pois a série tá jogando tantas dicas para acontecer exatamente isso, todos apostarem no Kieran namorado assassino, ou o primo esquisito Eli ou a Zoe, mas não se esqueçam as pistas eram óbvias sobre a Piper na 1 temporada porém apostamos em vários outros personagens outra coisa está evidente que ainda estão aprendendo a adaptar um filme em uma série portanto meus argumentos confirmam o assassino é o Stavo é tão óbvio que ninguém pensa que é ele!!!!

    Resposta
  • 24/07/2016 em 12:59
    Permalink

    Pra mim o assassino é o kevin… (Pai da emma) e ainda digo mais, acredito ainda que o kevin não é o pai verdadeiro da emma e sim o troy james, visto que no 2 ep da primeira temporada o assassino diz que a dayse é uma prost#%& por dormir com troy… Acho que a emma sofre de dupla personalidade, e o kevin se aproveita disso. Tenho uma teoria mais detalhada fiz so um resumo heheh.

    Resposta
  • 23/07/2016 em 19:32
    Permalink

    Realmente, a personagem Brooke é a melhor da série. Acho incrível como ela foi crescendo no decorrer da série. =)

    Resposta
  • 20/07/2016 em 00:35
    Permalink

    Mesmo com muitos e muitos erros, foi de longe o melhor episodio dessa temporada.

    Resposta
  • 16/07/2016 em 18:12
    Permalink

    O assassino é Eli e/ou Kieran. A série vai seguir a linha Billy Loomis nessa temporada!

    Resposta
  • 11/07/2016 em 17:40
    Permalink

    Tenho esperanças ainda, torço muito para que cresça, e, de fato, a série tem melhorado. Mas as atuações ainda são muito fracas…

    Resposta
  • 10/07/2016 em 13:51
    Permalink

    Foi um bom episódio, mas cheio de furos.

    Resposta
  • 02/07/2016 em 23:28
    Permalink

    Esse foi o melhor EP dessa temporada sem dúvida

    Resposta
  • 02/07/2016 em 19:59
    Permalink

    Melhor episódio da série até a gora, o nível da primeira temporada pra cá subiu bastante!! As esperanças pra série aumentaram!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *