Todos temos interpretações diferentes para cada filme que assistimos, e existem filmes que dão margem às mais diversas interpretações. Não é bem este o caso de Eles Vivem, clássico de John Carpenter que traz uma mensagem muito clara.
O filme acompanha um cara comum, interpretado por Roddy Piper, que encontra um bando de rebeldes que lutam contra uma espécie alienígena que se infiltrou na sociedade e leva milhões de pessoas ao consumismo. Os rebeldes conseguem enxergar a verdadeira natureza dos alienígenas através de óculos escuros, que revelam as mensagens dos invasores à humanidade.
Apesar de Eles Vivem ter sido lançado em 1988, a crítica social permanece bastante atual. Mas há pessoas que interpretam a mensagem de uma forma muito, muito errada. Não é de hoje que surgem comentários que tentam provar que o filme é antissemita, e estes comentários costumam vir justamente de… antissemitas! Para eles é uma boa forma de propagar o ódio, mas Carpenter precisou esclarecer as coisas através de seu Twitter.
THEY LIVE is about yuppies and unrestrained capitalism. It has nothing to do with Jewish control of the world, which is slander and a lie.
— John Carpenter (@TheHorrorMaster) January 4, 2017
“ELES VIVEM é sobre yuppies e capitalismo desenfreado. Não tem nada a ver com judeus controlando o mundo, o que é uma calúnia e uma mentira.”
Felizmente, boa parte das respostas ao comentário de Carpenter é de pessoas que também acharam ridícula a necessidade da explicação, mas ainda apareceram alguns perdidos usando a clássica resposta daqueles incapazes de argumentar: memes.
Não sabia que era considerado antisemita, vou começar a ver então
Mas capitalismo desenfreado é coisa de judeu.
“Felizmente, boa parte das respostas ao comentário de Carpenter é de pessoas que também acharam ridícula a necessidade da explicação, mas ainda apareceram alguns perdidos usando a clássica resposta daqueles incapazes de argumentar: memes.”
Boa cutucada no final, Silvana. Abraços.
É aquilo, né: quando um babaca quer ser babaca, ele arranja argumento na religião, na ciência, ou até mesmo na arte.
O filme é um classico,Carpenter não precisa ficar explicando o filme toda hora o argumento dele, assistam e entendam o filme ,eu não acho ele antissemita,ele fala realmemte consumimos desfreado da era Reagan ,como hoje o filme continua atual ,o mundo não mudou.. continua á mesma ,droga de sempre é que hoje em dia todo mundo virou expert em filmes assistem e fazem as suas analises e depois ficam pegando no pé de alguem ,quando esse faz um um filme genial com este.. eta ! mundo chato é esse deste maldito politicamente correto ,este planeta virou um inferno depois dessa praga.
Oxe, mas o que isso tem a ver com o politicamente correto, Anselmo?
Cara,Silvana! Eu acho que um diretor não é obrigado falar toda hora de um filme que realizou há anos quem quiser tire as suas conclusões .
Esse negocio que disse do politicamente correto é o por que os grandes estudios de Hollywood tem medo de fazer grandes filmes ,exemplo ” Apertem os cintos o piloto.. sumiu ! ” é um filme que jamais vão refilmar na epoca do seu lançamento ele foi criticado pelo o seu conteudo com um monte de gang´s visuais lembrado muita á Revista MAD da extinta Editora Vecchi & Editora Record,piadas de duplo sentido etc,etc,eu li o que o critico da Folha de S.Paulo escreveu sobre o filme descendo o pau no filme…hoje em dia o filme nem é mais exibido na TV Aberta,o tal de Zorra (antigo Zorra Total ) que tipo de piadas é aquele exibido nesse programa ,meu deus ! que lixo.. o tal de TÁ NO AR Á TV NA TV é pior programa humoristico satirizando á TV dos ultimos tempo ,o programa em si foi feito para agradar meia duzia de pessoas ( para não dizer, outra coisa ) que perdem o seu tempo em rede sociais e viram criticos do conteudo exibido nele… TV Pirata era mil vezes melhor,as piadas era pesadas e ousadas é daí ?
Os filmes vão para o mesmo caminho e tanta comedia ruim tanto no Brasil ( vide Globo Filmes) quanto lá fora ,nenhuma com ousadia.. somente risos amarelos.. ou as vezes nem isso.
Não gosto desta epoca que vivemos essa era do politicamente correto é uma droga ( para não falar ,outra coisa ) não tem mais ousadia,não dá para brincar com mais nada .. esse mundo esta mundo chato.
Um Abraço para voce ,Silvana e um feliz ano de 2017 !