A Cripta dos Sonhos
Original:The Vault of Horror
Ano:1973•País:UK, EUA Direção:Roy Ward Baker Roteiro:Al Feldstein, William M. Gaines, Milton Subotsky Produção:Max Rosenberg, Milton Subotsky Elenco:Terry-Thomas, Tom Baker, Daniel Massey, Anna Massey, Mike Pratt, Erik Chitty, Jerold Wells, Glynis Johns, Marianne Stone, John Forbes-Robertson |
Antologia com histórias curtas de horror, produzida pelo estúdio inglês Amicus, de Max Rosenberg e Milton Subotsky, rival da Hammer, com direção de Roy Ward Baker, de outras pérolas do cinema fantástico como Uma Sepultura na Eternidade (67), Os Vampiros Amantes e O Conde Drácula (ambos de 70). São cinco contos inspirados nos quadrinhos americanos dos anos 50, publicados pela EC Comics em revistas como The Vault of Horror e Tales From the Crypt, dos autores Al Feldstein e William M. Gaines.
Cinco homens entram num elevador que os leva até um porão, e sem entender o que está acontecendo, entram numa sala e sentam-se à mesa que surge diante deles. A partir daí, cada um deles conta um relato pessoal de história de horror que vivenciou em sonhos, e que parecia real, enfatizando sua origem em visões, fobias, medos ou obsessões.
A primeira história chama-se Midnight Mess, e apresenta um homem inescrupuloso, Rogers (Daniel Massey), à procura de sua irmã Donna (Anna Massey), após a morte de seu pai. Seu objetivo é resolver assuntos relacionados à herança. Porém, a cidade onde sua irmã mora tem um mistério noturno, onde eles aparecem para se alimentar.
O conto a seguir tem o título de The Neat Job, onde um homem bem sucedido, Arthur (Terry-Thomas), é obcecado por organização em sua casa. Ele então decide se casar com uma mulher mais jovem, Eleanor (Glynis Johns), que tem muita dificuldade em administrar a paranoia do marido com a organização domiciliar, culminando num desfecho trágico.
No terceiro segmento, This Trick´ll Kill You, um mágico veterano, Sebastian (o alemão Curt Jurgens), e sua esposa Inez (Dawn Addams), estão visitando a misteriosa Índia pesquisando novos truques de mágica. Eles encontram uma jovem (Jasmina Hilton) que consegue controlar uma corda através do toque de uma flauta. Não conseguindo descobrir o segredo, o mágico ambicioso decide roubar a moça, mas não imaginava a vingança que o aguardava.
Na história número 4, Bargain in Death, Maitland (Michael Craig), é um homem com um plano para fraudar o seguro de vida, ingerindo um medicamento que simularia sua morte. A ideia seria ser resgatado depois de enterrado e com o retorno da consciência. Porém, ele não contava com a intenção de dois estudantes de medicina, Tom (Robin Nedwell) e Jerry (Geoffrey Davies), que estavam à procura de um cadáver para estudos de dissecação.
No último episódio, intitulado Drawn and Quartered, o pintor Moore (Tom Baker) vive numa ilha tropical no Haiti, país conhecido pelas práticas de vudu. Quando ele descobre que está sendo enganado e seus quadros lesados, perdendo dinheiro para um grupo formado por um crítico de arte, um avaliador e um negociador, o pintor decide se vingar de seus algozes utilizando magia negra em suas obras.
A Cripta dos Sonhos mostra cinco histórias rápidas com cerca de quinze minutos cada, acrescidas de pequenos comentários entre elas, além do prólogo e epílogo que situam o espectador no contexto do objetivo do filme. Os contos fluem muito bem graças às narrativas curtas. Não há destaques, pois todas as histórias estão num nível similar, com conclusões pessimistas e perturbadoras. A produtora Amicus apostou bastante no formato de antologias, todas interessantes, e além desse A Cripta dos Sonhos, tivemos ainda outras preciosidades como As Profecias do Dr. Terror (65), As Torturas do Dr. Diabolo (67), A Casa Que Pingava Sangue (70), Contos do Além (72), O Asilo do Terror / Asilo Sinistro (72) e Vozes do Além (73).
Filmaço. Assisti pelo aplicativo da darkflix. Uma história melhor que a outra,dificil dizer qual é melhor
Boa Madrugada!
Primeiramente gostaria de parabenizar o site pela excelente descrição do filme Cripta dos Sonhos (The Vault of Horror),com a difícil tarefa em não dar spoilers.
Este filme é incrível(como a grande maioria dos antigos),pois consegue prender a atenção do expectador do início ao fim.Com poucos recursos,ele se destaca em relação aos filmes de terror atuais pela criatividade das histórias e ótima atuação.Todos nós somos movidos pela curiosidade sobre o que acontecerá após a morte e este filme de certa forma nos esclarece de um possível destino.Ao contrário do antecessor,de 1972 (Contos do Além), Cripta dos Sonhos não é tão aterrorizante.Achei o desfecho de alguns personagens um pouco injusto.Outros fizeram por merecer,devido aos seus maus caráteres.
Por pouco,eu não classifico como 5 estrelas,pois o epílogo deixou a desejar.