![]() Drácula – A Obra Completa
Original:The Complete Dracula Ano:2015•País:EUA Páginas:184• Autor:Leah Moore, John Reppion, Colton Worley•Editora: Mythos Editora |

Eis então que em 2010, Leah Moore, filha do celebrado escritor Alan Moore, se une ao escritor John Reppion e ao artista Colton Worley para uma manobra bastante ousada: adaptar quase que literalmente o romance de Bram Stoker para os quadrinhos. O projeto foi publicado pela Dynamite nos EUA em uma minissérie em cinco partes e chegou ao Brasil pela Mythos Editora em 2015 em um encadernado de luxo em capa dura contendo a minissérie completa em quadrinhos e o conto de Bram Stoker intitulado “O Hóspede de Drácula”, considerado por alguns pesquisadores como um “capítulo descartado” da obra seminal de Stoker sobre o vampirismo.

A arte de Colton Worley, pesada e soturna, dá o tom correto para a trama, entregando algumas cenas bastante lúgubres e aterradoras e as expressões de seus personagens transmitem muito bem o terror com que se deparam ao longo da história. Porém, conforme a HQ avança, algumas páginas perdem um pouco do realismo. Provavelmente devido a apertos no cronograma durante a produção e publicação do material originalmente pela Dynamite nos EUA. A impressão que dá é que o artista teve que simplificar algumas páginas para que pudesse entrega-las a tempo. Nada que comprometa o resultado final, mas a oscilação na qualidade da arte prejudica a imersão na leitura nestes momentos. Outro pequeno detalhe que incomoda é a disparidade entre as capas, ilustradas por John Cassaday, que possui um estilo totalmente diferente do conteúdo do gibi, não vendendo a obra como deveria.
Caso o leitor resolva dar uma chance a Drácula – A Obra Completa, estará lendo uma das melhores adaptações do romance de Bram Stoker, uma vez que quase sempre os autores e cineastas que bebem da fonte sangrenta de Drácula, costumeiramente tomam certas liberdades poéticas para facilitar a transposição entre as mídias. Sendo assim, o esforço da equipe capitaneada por Leah Moore em entregar uma tradução tão fiel de um clássico da literatura para os quadrinhos, com tanto respeito e reverência, merece o devido reconhecimento e prova que, 120 anos depois, Drácula continua relevante como uma das maiores obras do gênero. Não importa a mídia.
Quer adquirir seu exemplar com desconto? Clique aqui.

























