Difamação
Original:Disclaimer Ano:2024•País:UK Autor:Renée Knight•Editora: Suma |
Imagine ter uma vida perfeita, com um casamento sólido e uma carreira bem-sucedida, fazendo o que ama. E, um dia, tudo isso acaba em um piscar de olhos. Segredos que nunca deveriam ter sido mantidos vêm à tona, sua reputação está em jogo por causa de algumas más escolhas do passado. Seu nome está manchado, alguém que você nunca viu está te difamando, e agora todos desconfiam da sua índole. O dano parece irreversível, e Renée Knight nos mostra até onde as pessoas são capazes de ir no thriller psicológico Difamação, publicado pela editora Suma.
Catherine é uma jornalista de sucesso, competente e respeitada no meio. Tem um casamento feliz, um filho já adulto e uma boa estabilidade financeira, com pouquíssimas preocupações. Um feito realmente notável nos dias atuais. Um dia, enquanto arruma as caixas de uma mudança, encontra um livro que nunca viu antes e começa a ler. A trama fisga Catherine, até que ela percebe que aquela história é sobre ela. Um terrível segredo que ela esconde há anos está escrito ali, naquelas páginas. Alguém sabe, e fez questão de que ela soubesse disso. Amedrontada, tenta descobrir quem, tantos anos depois, está por trás de uma coisa dessas. A vida de Catherine começa a ruir aos poucos, e ela precisa que isso acabe antes que seja tarde demais.
Difamação é um livro com menos de 300 páginas, mas com uma carga pesadíssima. No início, tudo é nebuloso e até mesmo repetitivo, se alongando no mistério mais do que o necessário e, quando o segredo é revelado, não tem um grande impacto, apesar de ser a partir daí que a história começa a fluir melhor e a tensão é constante. Entretanto, nos últimos capítulos temos uma reviravolta impressionante, com detalhes que nos deixam com um nó no estômago.
Todos os personagens são bem construídos e bem trabalhados psicologicamente e em suas personalidades. Nenhum é totalmente santo ou totalmente mau, e conseguimos sentir empatia e raiva de suas ações igualmente. Catherine não é a única protagonista, e a escrita de Knight faz tanto ela quanto o outro protagonista – seu algoz – terem seus momentos de destaque, como se para nos fazer escolher um lado, mas é impossível. Tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes tem atitudes extremamente questionáveis, mas também compreensíveis conforme a trama vai clareando e nos mostrando o que houve de verdade, e o que cada um deduziu que tinha acontecido.
Um ponto negativo é a escolha do estilo narrativo, que não é bem definido e acaba causando certo incomodo. Ora é feito em primeira pessoa, ora em terceira pessoa, além da autora fazer uso do recurso de intercalar capítulos com passado e presente com cada um dos dois protagonistas. Especialmente no início do livro, isso deixa a leitura um tanto cansativa e, por vezes, confusa.
Já a reviravolta realmente é digna de nota. Está tudo ali, mas parece ser algo que não é. O fato de a autora trabalhar o quanto Catherine foi rapidamente e cruelmente julgada – e, mais duramente, por homens – sem nem darem a ela o direito de se defender é algo impactante, especialmente para as mulheres. No menor erro ou hesitação somos condenadas, ainda mais se formos mães, mesmo que aquilo não seja verdade. Aqui, é mostrado que uma fofoca tem poder de destruir a reputação de uma mulher mesmo que não haja provas concretas, e a acusada precisa se desdobrar e se humilhar para provar que não é nada daquilo, para no final mal receber desculpas. É cruel, é triste, e é real. O modo como Catherine é destruída psicologicamente aos poucos até chegar ao seu limite, a ponto de explodir e ser chamada de louca é algo que acontece com frequência no mundo real. Apesar de tenso e pesado, os capítulos finais poderiam ter sido melhor trabalhados, em especial na parte onde tudo é esclarecido. Não tira o choque da reviravolta, mas poderia ter sido mais.
Difamação é um suspense que até pode demorar um pouco para desenrolar, mas, quando acontece, é tenso e perturbador. Segredos e vingança se entrelaçam nesse thriller psicológico onde nem tudo é o que parece.
Recentemente, a obra foi adaptada pela Apple TV+ para uma minissérie de 7 episódios chamada Disclaimer. A produção conta com grandes nomes no elenco, como Cate Blanchett (que também é produtora executiva da série), Sacha Baron Cohen e Kevin Kline.