![]() Sem Saída
Original:No Way Out
Ano:1987•País:EUA Direção:Roger Donaldson Roteiro:Robert Garland, Kenneth Fearing Produção:Robert Garland, Laura Ziskin Elenco:Kevin Costner, Gene Hackman, Sean Young, Will Patton, Howard Duff, George Dzundza, Jason Bernard, Iman, Fred Thompson, Leon Russom, Dennis Burkley |
Clássico suspense oitentista que segura as pontas ainda hoje, em que pese ter envelhecido nas cenas com as soluções tecnológicas, e ainda é um marco em elegância, ritmo e dinâmica dos personagens.
O militar Tom Farrell (Kevin Coster) aceita um cargo no Pentágono para trabalhar diretamente com o Secretário de Defesa David Brice (Gene Hackman) enquanto inicia um tórrido romance com Susan Atwell (papel de Sean Young), que é amante de uma figura do alto escalão do governo americano. Lá pelas tantas, Tom descobre que o amante de Susan é o seu chefe, situação que aceita a contragosto, ao contrário de David Brice, que sem saber exatamente por quem Susan se apaixonou, não aceita o rompimento.
A trama mistura sexo, morte e investigação policial de forma peculiar, pois sabemos quem é a vítima e o seu algoz, mas o interesse é acompanhar como o protagonista sairá dessa encruzilhada, já que ele poderá ser acusado de assassinato.
O diretor Roger Donaldson, que dirigiu outros exercícios de suspense como Areias Brancas (1992) e Treze Dias Que Abalaram o Mundo (2000), imprime um ritmo intenso ao longa, amparado por um elenco de primeira linha: Kevin Coster mostra por qual motivo ele se tornou astro, Sean Young esbanja sensualidade e leveza, Gene Hackman é um monstro quando está em cena e Will Patton, num papel chave, mostra que ele foi um dos atores mais subestimados de Hollywood.
Baseado no romance The Big Clock de Kenneth Fearing, o roteiro de Robert Garland é muito bem orquestrado, principalmente quando seguimos a trajetória aflitiva do protagonista procurando ganhar tempo para comprovar sua inocência, mas por outro lado o script tem alguns clichês que atrapalham um pouco o espetáculo (o romance idealizado, o melhor amigo que não terá tanta sorte…etc) além de um final surpresa que poderia ser melhor burilado, pois do jeito que está é difícil de engolir.
Outro ponto alto do filme é a música de Maurice Jarre, francês que compôs trilhas para um sem-número de sucessos, como Lawrence da Arábia (1962), Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985) e Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990).
Disponível na Amazon Prime, vale a pena ver ou rever. Para os mais antenados, a famosa cena de sexo na limosine entre Kevin Costner e Sean Young foi parodiada em Top Gang 2! – A Missão (1993) de forma engraçadíssima!!!