por Glau Kemp
O gênero terror geralmente não é escolhido para uma sessão de cinema familiar. Sangue, sexo e sustos não são indicados para crianças, mesmo aquelas na pré-adolescência. A notícia boa, no entanto, foi que eu encontrei um filme com elementos de terror que pode ser assistido por essa faixa etária.
O Escaravelho do Diabo é uma adaptação do livro homônimo de Lúcia Machado de Almeida, grande sucesso na literatura infanto-juvenil. O livro mistura terror, suspense e aventura em uma narrativa sólida e atemporal. As quase trinta edições já publicadas fazem da obra uma referência no gênero.
O filme traz o enredo básico do livro, onde um assassino em série assombra uma pequena cidade. Suas vítimas são todas ruivas e recebem uma caixa com um escaravelho antes de morrer. A história se concentra em Alberto, que no filme é um menino de 12 anos, e cuja família se torna alvo de um crime brutal. Sem respostas, ele decide investigar o caso e tentar resolver o grande mistério que ronda a pequena cidade de Vale das Flores.
O filme tem classificação de doze anos e é identificado como mistério e suspense. É o primeiro longa do diretor Carlo Milani, já experiente em produções para televisão, e conta com atuações de atores consagrados, como Marcos Caruso no papel de investigador. A ambientação do filme é maravilhosa e representa uma cidade pequena sem ser caricata.
No livro, Alberto é um jovem estudante de medicina – essa alteração do personagem para as telonas possibilitou o diálogo com o público jovem e a classificação de doze anos do filme. Se o longa for assistido exclusivamente com a visão de um telespectador adulto, muito habituado ao terror, essa alteração na idade do protagonista é um detalhe que prejudica a trama, pois as cenas do menino Alberto conversando com o investigador sobre o crime é realmente pouco crível.
A capa do DVD me chamou atenção e representa meu sentimento com o filme: na parte da frente temos uma belíssima imagem e uma frase digna de um grande suspense adulto:
Quem será a próxima vítima?
Atrás, encontramos a sinopse e as crianças do elenco.
O Escaravelho do Diabo ficou no limbo, pois não é um filme para adultos e também não é para crianças. Uma boa adaptação, a produção é bem feita e cumpre o que promete, desde que você compreenda a proposta logo de cara. Foi um filme muito aguardado em 2016, e estando avisado sobre o seu estilo, vale assistir e prestigiar a produção nacional.
E existe filme de terror pra se assistir com a familia? Seja ele nacional ou nao.