O TikTok é uma plataforma de entretenimento que conta com vídeos dos mais diversos nichos e temas. Culinária, comédia, moda, lifestyle e viagens são apenas alguns dos conteúdos que fazem sucesso dentro do TikTok. Além destes, os conteúdos de temas sombrios e de true crime (também conhecidos como ScaryTok, HorrorTok e CrimeTok) também são muito populares na plataforma.
Quando nos deparamos com esse tipo de conteúdo, os mesmos áudios são comumente encontrados em diferentes vídeos. Apesar de já ter ouvido essas músicas inúmeras vezes em vídeos macabros do TikTok, você conhece a origem de cada uma delas?
Neste artigo, vamos aprender de onde os áudios do ScaryTok e CrimeTok surgiram!
Daisy Bell
Daisy Bell é certamente uma das músicas mais populares nos vídeos macabros e de crime do TikTok, causando arrepios em muitos usuários. Apesar de que no contexto dos vídeos esta música possa parecer assustadora, ela tem uma letra romântica e dedicada à Daisy Greville, Condessa de Warwick, uma das muitas amantes do Rei Edward VII, do Reino Unido.
Daisy Bell foi lançada em 1893, cantada pelo americano Daniel William Quinn e produzida por Harry Dacre.
Em 1961, Daisy Bell se tornou a primeira música a ser cantada por um computador. A gravação feita através de um IBM 7094 foi incluída no Registro Nacional de Gravação dos Estados Unidos. Esta versão é justamente a que se popularizou no TikTok.
7 Weeks & 3 Days
Apesar de 7 Weeks & 3 Days ser muito usada em vídeos macabros e de crime por conta de sua sonoridade melancólica, a música cantada por Yungatita e produzida por Dane Rivera conta sobre uma garota que está perdidamente apaixonada por um homem que a deixou.
7 Weeks & 3 Days foi lançada em 2020, juntamente com mais 5 músicas do álbum Over You da cantora.
Tiptoe Through the Tulips
Tiptoe Through the Tulips foi originalmente lançada em 1929, cantada por Nick Lucas. Porém, ela se popularizou em 1968, quando Tiny Tim a cantou no popular programa de televisão americano Rowan & Martin’s Laugh-In.
Naquele ano, a música entrou para o álbum God Bless Tiny Tim do artista, versão que alcançou a posição 17º nos Estados Unidos, tornando-se sua “canção de assinatura”.
O Superman
O Superman, da artista Laurie Anderson, ganhou grande popularidade no ano de seu lançamento, em 1981. No ano, alcançou a 2ª posição nas paradas do Reino Unido.
A música, que é cantada em uma voz robótica, faz críticas à narrativa dos EUA na época, que reforçava sua força militar e armamento como os “salvadores da pátria”. A palavra “mãe” é citada algumas vezes na música e, neste contexto, quem faz o papel materno são as forças militares americanas.
Anderson também faz críticas à população, que está confortável demais em depender dos militares para assegurar seu bem-estar.
Animal Cannibal
A música Animal Cannibal foi produzida para a trilha sonora de Possibly in Michigan, um curta-metragem de terror produzido por Cecelia Condit em 1983.
O título da música faz jus ao curta, que conta a história das amigas canibais Sharon e Janice. Em um primeiro momento, um homem mascarado chamado Arthur, que persegue as duas amigas, tenta assassiná-las e comê-las. Porém, ao conseguirem matá-lo, elas o desmembram e o comem.
Possibly in Michigan está disponível no YouTube e é possível assisti-lo neste link.
Brutus
Brutus, da artista Buttress, foi lançada em 2016 e é cantada sob a perspectiva de Marcus Junius Brutus em uma suposta versão feminina do político, que conspira contra o ditador Julius Caesar por ter inveja de seu poder sob a Roma Antiga. Caesar foi, de fato, assassinado por Brutus em 44 A.C.
A música aborda a desigualdade de gênero da época e as frustrações que as mulheres da Roma Antiga passavam, que não eram consideradas dignas de poder e intelecto.
Transgender
Transgender foi lançada em 2012 pelo grupo musical Crystal Castles. Apesar de não haver confirmações sobre o significado da música, muitos acreditam que ela conta sobre as experiências que pessoas transexuais passam.
O trecho “The chosen few, out of the youth”, por exemplo, pode fazer menção a pequena porcentagem de transexuais em comparação ao número de pessoas cisgênero. Já o trecho “Regarding the deal, is it really true?” pode fazer menção a um casal heterossexual que não é completamente transparente, tendo em vista que uma das pessoas é secretamente trans. O “deal” em questão seria a “máscara social” adotada pelo indivíduo que finge ser cisgênero.
Há também muitos outros trechos na música que funcionam como uma metáfora para a experiência transexual. Porém, é importante lembrar que os artistas não confirmaram esta teoria, que foi criada por ouvintes.
Você já conhecia essas músicas antes mesmo de se popularizarem no TikTok? Deixe nos comentários alguma outra música do ScaryTok e CrimeTok que ainda não mencionamos!