0
(0)

“Iremos trazer filmes, que são novidades no Brasil e os goianos vão poder assistir em primeiríssima mão, pois circulam somente em grandes festivais do mundo”, Cristiano Souza, diretor do Morce-GO Vermelho

Na virada de outubro para novembro, naquela assustadoramente deliciosa data conhecida como Halloween, a edição 2025 do Festival Morce-GO Vermelho estará mais uma vez despertando assombrações em Goiás! Foram exatas 643 inscrições, o que dificultou a minha curadoria (internacionais e Goiás), além de Mônica Trigo (longas) e Itamar Borges (nacionais e animação) para alcançar 37 produções, disponíveis para o público entre os dias 30 de outubro ao dia 02 de novembro, no Cine Cultura de Goiânia.

Para Cristiano Sousa, diretor do Morce-GO Vermelho, está edição promete superar todas as expectativas. Não apenas pela exibição de filmes de extrema qualidade, mas pela oportunidade de trocar experiências entre profissionais e fãs de horror, envoltos em uma atmosfera aterrorizante em um espaço bastante atmosférico. Além dos filmes, estão previstos na programação palestras, bate-papo com diretores e realizadores (com apoio de Libras), concurso de cosplay, apresentações musicais e o encontro da Fantlatam, associação de festivais fantásticos!

Com o apoio da Lei Goyazes via Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, o festival tem por objetivo fomentar a criatividade, promover novas descobertas e fortalecer a conexão entre cineastas, produtores e o público apaixonado pelo gênero fantástico.

É, sem dúvida, um dos maiores eventos de promoção do gênero fantástico do país! Confira o cardápio desta edição:

Goiás

A queda – Luísa Mello, 4´50, Goiânia, 2025

Sinopse: Após se mudar para um prédio sombrio, um jovem descobre que o elevador está fora de serviço. Sem opções, decide usar as escadas. O que começa como um simples esforço físico se transforma em uma experiência perturbadora: ele sobe, sobe, e nunca chega ao destino. Preso em um ciclo sem fim, em um cenário sufocante, a realidade se dissolve, e a escadaria revela seu segredo macabro

Gosto do fim – Hingred Guimarães, 9´, Goiânia, 2025

Sinopse: Vanessa deseja passar seus últimos dias ao lado da irmã, Letícia, tentando preservar uma rotina calma diante da colisão de um meteoro com a terra. Mas Letícia quer cumprir uma lista de desejos antes de morrer. Conforme as divergências de opinião se intensificam a separação se aproxima, Vanessa aos poucos vai se tornando controladora. Diante disso Letícia se sente sufocada, então decide partir sozinha.

Camp Vid – Marc Luz, 11´14´´, Nerópolis, 2024

Sinopse: Lúcio e seus amigos mal podiam esperar para registrar cada momento do acampamento – as risadas, as histórias ao redor da fogueira, as paisagens de tirar o fôlego. Mas o que parecia ser apenas um fim de semana divertido logo se transforma em um pesadelo quando eles percebem que não estão sozinhos. Algo os observa, algo os persegue… e a câmera capta cada momento de puro terror. “Camp Vid” é uma jornada intensa entre suspense e horror, garantindo que o espectador fique vidrado na tela do começo ao fim.

Sereia do Brava – Luciano Evangelista, 22´, Goiânia, 2025

Sinopse: Pedro e MB encontram Sereia em um caixão de metal enterrado em Goiânia. Pedro escuta ela cantar. MB observa. Sereia quer ir para água.

Curtas Nacionais

Alô – Rafael Creder, 7´40´´, Manaus, AM, 2025

Sinopse: Joaquim é responsável de cuidar de uma casa, entretanto se encontra ao meio de um mistério antigo concretizado em maldição, basta-o sobreviver para se livrar de que o persegue em um ritual de vida ou morte.

Âmago – Fernanda Matos e Marcos Di Assis, 18´, Irecê,BA. 2024

Sinopse: Após a perda brutal de sua mãe, Ananda e Amélia são obrigadas a irem morar com seu pai Antônio. Em meio ao luto essa família tenta se reconstruir, porém, uma figura monstruosa os assombra durante suas fragilidades. Nesse mundo de horror, tudo é real, ou apenas fruto de memória e imaginação?

Desdêmona – Clara Klaus, 18´, São Paulo, SP, 2024

Sinopse: Quando Zi é atacade por uma praga misteriosa que toma conta de sua casa e de seu corpo, evita encarar a situação – e as mudanças que vem com ela – a todo custo, até que é transformado à força.

Lobisomem – Tainá Lobato, 4´57´´, Macapá, AP, 2024

Sinopse: Na noite de Lua cheia, Nicolas se prepara para a experiência que transformará sua vida para sempre.

O Abismo de Ouroboros – Bruno Santos, 9´06´´ , Fortaleza, CE, 2025

Sinopse: “O Abismo de Ouroboros” é um curta-metragem de horror psicológico que acompanha um homem à beira do colapso, perdido entre os próprios pensamentos, traumas e angústias. Ao confrontar seus medos mais profundos, ele desperta forças que transcendem a lógica e revelam um ciclo inescapável de dor, existência e identidade.

O Gato da Varanda – Rafael Stadniki, 14´16´´ , Brasília, DF, 2025

Sinopse: A chegada de um gato enigmático desencadeia uma série de eventos perturbadores. Mãe e filha observam a linha entre o real e o imaginário se dissolver.

Olho Ruim – Nícolas Lobato, 11´, Porto Alegre, RS, 2024

Sinopse: Após uma sinistra operação ocular, um homem passa a ser atormentado por visões perturbadoras. Enfaixado e isolado em casa, a escuridão se manifesta, e o homem se deparará com sua própria insanidade, fazendo de tudo para enfrentar seus medos.

Sanguíneo – Raul Arakaki, 19´, Brasília, DF, 2024

Sinopse: Dois homens vivem à margem da sociedade, explorando os outros e usando a violência como forma de prazer. Quando um deles adoece, acabam entrando em contato com a própria mortalidade, o que traz à tona o ressentimento e a decepção. A chegada de uma nova integrante evidencia conflitos que culminarão em uma noite fatídica, onde esses personagens cairão em tragédia.

Sugar Dead – A Baby teve um Baby! – Flávio Carnielli, 25´, Paulínia, SP, 2025

Sinopse: A sugar baby Samantha da a luz ao seu primeiro filho com seu Sugar Dead e recebe a inesperada visita de sua mãe maluca e de sua sogra/cadáver.

Tarefa – Thiago Rosestolato, 20´, Rio de Janeiro, RJ, 2025

Sinopse: Os irmãos Téo e Arthur são forçados a estudar diariamente em casa. Ao final do dia, os pais cobram as tarefas dos filhos de uma maneira peculiar.

Curtas Internacionais

El Coleccionista – Samuel Hernández, 19′, México, Xalapa, 2025

Sinopse: Um jovem arqueólogo, aventura-se numa floresta escura tentando concluir a última investigação sobre o desaparecimento do seu avô. Lá, ele conhece um velho misterioso que guarda uma vasta coleção de objetos em sua cabana, o que desperta o interesse e as suspeitas de Gustavo.

Glory Hole – Andoni Fernandez, 15′, Espanha, 2025

Sinopse: Borja encontra um glory hole no banheiro de uma boate. Ele hesita, mas finalmente decide tentar. Depois de um tempo, ele percebe que não consegue tirar o p***s do buraco. Nesse momento, Borja terá que enfrentar o seu destino no lugar mais improvável, um destino que parece já escrito.

La Compañía – José María Flores, 12′, Espanha, 2024

Sinopse: Um jovem casal caminha pela rua, eles deixaram os filhos em casa e estão indo jantar fora.Uma multidão se forma ao redor de algo.

La Peste – Nicolas Becerra, 8´, Buenos Aires, Argentina, 2025

Sinopse: Durante a ditadura militar na Argentina, um homem cego tenta desesperadamente se reconectar com seu perturbado filho adolescente, que manifesta sua angústia interior através de experimentos com ratos.

Lucy&Fer – Gerardo Leiva, 24´, Puebla, México, 2025

Sinopse: Um jovem realiza um ritual perigoso que colocará em risco a sua alma e a de sua namorada

Miss Tétano – Francisco Lopez Fazio, 6´30´´, Buenos Aires, Argentina, 2025

Sinopse: Um jovem casal devoto se aventura em uma casa abandonada com a intenção de cumprir uma misteriosa missão religiosa, mas lá dentro são recebidos por Miss Tetanus, uma anfitriã insana que não permitirá que ninguém interrompa seu objetivo. Logo, a luta entre eles se torna um reflexo sobre a herança do mal

Puedes tú solito – Silvia Pradas, 9′, Espanha, 2024

Sinopse: Pablo enfrenta a primeira vez que faz xixi em um banheiro público masculino enquanto é assediado por monstros que ele terá que confrontar se quiser voltar para sua família.

Queda’t en mi – Miriam Quesada, 14′, Espanha, 2025

Sinopse: Meri se junta a um retiro de gravidez em uma casa remota no campo. O que parece ser um espaço acolhedor rapidamente se transforma em uma experiência perturbadora. Presa em rituais bizarros e em um grupo com um propósito sombrio, ela deve confrontar seus medos mais profundos para proteger seu bebê e recuperar sua liberdade.

Simcha – Tómer Weinberg, 25´, Haifa, Israel, 2024

Sinopse: A Simcha é um monstro de poeira que viveu debaixo da cama de um menino. Agora que cresceram, ela se preocupa que ele não queira mais ser seu amigo.

El Showman – Cristian Martínez, 18′, Espanha, 2024

Sinopse: Na noite do golpe de Estado de 23-F na Espanha, uma família recebe a visita inesperada de “O Artista”, um homem que sofreu um acidente e precisa de ajuda. Logo, a família descobre que seu hóspede planeja exibir seu talento artístico em uma performance cheia de jogos, fascínio mórbido e sangue.

Longas Metragens

A herança – João Cândido Zacharias, 80′, Brasil, 2024 (Off Competition)

Sinopse: Após a morte da mãe, Thomas e seu parceiro Beni vão ao Brasil, onde ele herda uma casa de uma avó desconhecida. Duas tias o acolhem, mas Beni suspeita de algo sinistro.

Alucina – Javier Cutrona, 105′, Ecuador, 2025

Sinopse: Estônia, 1982. Dois oficiais de baixa patente da União Soviética são enviados para a Estônia ocupada com a missão de encontrar um capitão que enlouqueceu depois de descobrir um sinal de rádio vindo do meio do nada.

Consequências paralelas – Gabriel França e CD Vallada, 80′, Brasil, 2025

Sinopse: Viajar no tempo é mais perigoso do que parece. Três amigos descobrem uma máquina do tempo improvável, dando vida a uma linha do tempo em que a morte é iminente e a única maneira de sobreviver é voltar alguns segundos ao passado.

El Escuerzo – Augusto Sinay, 94′, Argentina, 2024

Sinopse: Argentina, 1866. Venancio, um jovem gaúcho, mata uma criatura parecida com um sapo, enfurecendo sua mãe que prevê a vingança da criatura. Ele embarca em uma jornada entre contrabandistas, padres, xamãs e desertores para quebrar a maldição.

Gatillero – Cris Tapia Marchiori, 80′, Argentina, 2025

Sinopse: Um thriller em tempo real filmado em uma cena contínua. Nas ruas de Isla Maciel, Buenos Aires, uma história contundente de tragédia e redenção se desenrola que mantém o espectador na beira da cadeira. 

Nico – Salomon Reyes, 66′, Uruguai, 2025

Sinopse: No terceiro aniversário da morte de Nico, Florencia organiza uma reunião de família no mesmo bosque onde um raio atingiu a cabeça do garoto. Sob o pretexto de realizar uma cerimônia para lembrar Nico, ela convida suas duas filhas, com quem tem um relacionamento complicado, e seu ex-marido, de quem se separou após a tragédia familiar. Quando Lita, a filha mais nova, descobre alguns elementos esotéricos em uma das caixas que Florencia trouxe, ela percebe que sua mãe não disse a verdade sobre a cerimônia e, ao ver um curandeiro estranho aparecer, suspeita que o que a mãe realmente pretende é realizar um ritual de invocação para trazer o filho de volta à vida. A decisão macabra de Florencia fará com que a situação sobrenatural saia do controle e coloque em perigo toda a sua família. 

Un cuento de pescadores – Edgar Nito, 102′, México, 2024

Sinopse: Em uma ilha de pescadores no Lago Pátzcuaro, Michoacán, um espírito maligno do lago assombra os habitantes, lançando uma sombra negra sobre suas vidas.

Retratos del Apocalipsis – Fabian Forte, Nicanor Loreti, Luca Castello, 75’, Argentina, 2024

Sinopse: O filme retrata uma Buenos Aires infestada de zumbis através de quatro histórias interligadas, explorando a confusão do surto, o caos subsequente e a luta da humanidade para sobreviver ao impossível.

Morce-anima

Alguma Coisa com Plutônio – Raoni Assis, 11´, Olinda, PE, 2024

Sinopse: Recife em distopia. Uma crítica social, tal qual choque de realidade, sobre apatia disfarçada de ficção e distopia. Personagens espreitando o fim que virá com o superaquecimento. Uma história familiar, até por demais.

Coma – Felipe Peres Moura, Fernando Oliveira Chagas, Laís Figueiró Anami, 2’29”, Ribeirão Preto, SP, 2025

Sinopse: Pedro, um cara preguiçoso e desleixado, está em uma fase péssima de sua vida, e numa situação fria e de isolamento dentro de sua cabeça. O que o torna uma vítima perfeita da figura folclórica da Pisadeira e da paralisia do sono. Viaje pela cabeça de Pedro enquanto ele tenta escapar das garras da Pisadeira e tenta quebrar esse ciclo vicioso.

O dia da lua de sangue – Bruno Henrique Barros, 9´47´´, Recife, PE, 2025

Sinopse: Após perder sua família para uma criatura que assola a colina durante uma lua de sangue, um senhor e seu fiel cachorro percebem indícios de que uma nova lua se aproxima. Eles, determinados a vingar o passado, se preparam para enfrentar o que pôs fim à sua família, mas logo descobrem que essa batalha será muito mais longa do que imagina.

Victor – Ana Luisa Bello, Breno Barboza, 5’35”, São Paulo, SP, 2025

Sinopse: Olívia é uma menina solitária e curiosa que embarca em uma amizade às cegas com seu misterioso vizinho após um pequeno incidente. Mas, o que ela não sabe, é que Victor está prestes a lhe mostrar um mundo secreto e obscuro, onde nada é o que parece.

Rheum – Rayana França, 2’11”, Salvador, BA, 2024.

Sinopse: Permeada pela laicidade do sonho, RHEUM acompanha a experiência sinestésica de Remela. Com trilha sonora autoral e sendo produzido em animação com areia, o curta trabalha o suspense criado pelo subconsciente.

Serviço:

Morce-GO Vermelho Goiás 2025

Quando: Dias 30 a 02 de novembro

Local: Cine Cultura de Goiânia (Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Centro, Goiânia)

Mais informações: Morcego Vermelho Festival – MORCE-GO VERMELHO – GOIÁS HORROR FILM

Entrada gratuita

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *