Faleceu ontem o pioneiro dos efeitos e animador de stop-motion especiais Ray Harryhausen, responsável por efeitos que influenciaram grande parte dos cineastas da atualidade. Steven Spielberg, James Cameron, Peter Jackson, George Lucas, John Landis e Nick Park são alguns dos artistas que citam Harryhausen como a pessoa que inspirou suas próprias criações.
O trabalho de Harryhausen pode ser visto em filmes como Monstro de um Mundo Perdido (1949), O Monstro Do Mar Revolto (1955), A Ilha Misteriosa (1961), Jasão e o Velo de Ouro (1963) e Fúria de Titãs (1981).
Em nota, a família de Ray afirmou que “o brilhantismo de Harryhausen estava em ser capaz de trazer seus modelos à vida. Sejam eles dinossauros pré-históricos ou criaturas mitológicas, nas mãos de Ray eles não eram mais bonecos, mas personagens tão importantes quanto os heróis que os enfrentavam, ou às vezes até mais”.
A falta de Ray Harryhausen será sentida em uma indústria que carece de trabalhos memoráveis como os que ele criou. Nossos sentimentos à família.
PERDA IRREPARÁVEL NO MUNDO DO CINEMA..DESCANSE EM PAZ..
Seu trabalho será sempre lembrado descanse em paz
meus pêsames.