No mês de outubro de 2014 um dos filmes mais populares do terror completou 30 anos. A Hora do Pesadelo, de Wes Craven, foi produzido pela New Line Cinema, que na época era nova no ramo cinematográfico, depois de ter sido rejeitado pela Disney e pela Paramount.
Com orçamento de US$ 1.8 milhão, o filme conseguiu arrecadar mais de US$ 25 milhões apenas nos Estados Unidos e, apesar do sucesso, Craven não continuou na direção dos outros filmes, já que sua ideia nunca foi fazer uma franquia, como fez em Pânico.
Apesar de na metade das filmagens a New Line romper o contrato de distribuição, desde seu lançamento, em 1984, o filme só recebeu boas críticas e com o faturamento das bilheterias evitou a falência da produtora.
A Hora do Pesadelo teve mais sete filmes lançados, onde apenas mais um foi de autoria de Craven (O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger, de 1994) e o último foi um remake, feito em 2010 por Samuel Bayer.
Em 1985, o filme ganhou dois prêmios no Avoriaz Fantastic Film Festival, pelo desempenho geral do longa e pela atuação de Heather Langenkamp, que atuou como Nancy, personagem principal do filme; e duas indicações ao Saturn Award, uma na categoria de melhor filme de terror e outra pela atuação de Jsu Garcia, que fez o papel de Rod Lane, na categoria de melhor desempenho de ator estreante.
Em 2007, recebeu outra indicação ao Saturn Award na categoria de melhor DVD de filme clássico lançado.
Em comemoração aos 30 anos do filme que lançou Johnny Depp no cinema e apresentou Freddy Krueger para o mundo, o site Aullidos fez uma compilação de 47 pôsteres do longa, muitos deles oficiais e alguns feitos por fãs. Dê uma olhada e prepare-se para passar a noite em claro!
muito boa essas imagens comemorativas, mas tenho uma pergunta; porque o wolverine está estragando todas as imagens…
O texto diz “apenas mais um filme da franquia é de autoria de Craven”
Na verdade, Craven dirigiu o 1º e o 7º. E foi roteirista do 3º.
São os 3 filmes que a Heather Langenkamp aparece como protagonista.