Doutor Estranho é o mais novo filme da Marvel a chegar aos cinemas, com Benedict Cumberbatch no papel principal. Criado pelo roteirista Stan Lee e pelo desenhista Steve Ditko, o personagem foi apresentado em 1963 na HQ Strange Tales #110, cujo nome foi alterado para Doctor Strange a partir do volume 169. Ainda que Doutor Estranho, filme e HQ, não tenham muito a ver com terror, uma das inspirações para a aparência do personagem tem.
O herói místico da Marvel foi inspirado, principalmente, em Chandu, o Mágico, programa de rádio adaptado para o cinema em 1932. O rosto do personagem, porém, é o de Vincent Price, algo que Stan Lee já disse que nunca tentou esconder. O nome do meio do Doutor Estranho também é uma homenagem: Stephen Vincent Strange.
E esta não foi a única vez que Price inspirou um personagem na cultura pop. O feiticeiro Vincent Van Ghoul, da série animada Os 13 Fantasmas do Scooby-Doo, foi baseado e dublado pelo ator.
Veja duas artes criadas pelos usuários Jagoba, no DeviantArt, e ImaginativeHobbyist, no Twitter, imaginando como seria um Doutor Estranho filmado na década de 1950:
Siempre pensé que Dr. Strange estaba inspirado en Erasmo Craven, el hechicero bueno del cuento de Edgar Allan Poe, “El Cuervo”.