Forasteiros Malditos
Original:Two Heads Creek
Ano:2019•País:UK, Austrália Direção:Jesse O'Brien Roteiro:Jordan Waller Produção:Jayne Chard, Judd Tilyard Elenco:Jordan Waller, Gary Sweet, Kerry Armstrong, Kathryn Wilder, Stephen Hunter, Helen Dallimore, Don Bridges, Ilana Collins, Joseph Tiernan |
Conversando num grupo de amigos, uma pessoa disse que havia assistido Forasteiros Malditos e me recomendou. Fui buscar esse título na Amazon Prime por mera curiosidade e acabei, como falamos muito no passado, dando um play. E não me arrependi!
Trata-se de uma produção modesta, mas muito divertida, ou seja, é um terrir bastante eficiente e muitíssimo sanguinolento. A falta de esmero na produção e, principalmente, na fotografia, não atrapalha a inventividade do roteiro que, apesar de trabalhar com um tema recorrente em filmes de terror (não vou dizer qual para não estragar a surpresa), consegue ser diferente e agradar.
Os atores são bastante competentes e a direção também ajuda por ser ágil e saber disfarçar a falta de grana. Porém, a forma como é retratado o povo australiano poderá incomodar pela falta de sutileza da concepção de um estereótipo das populações rurais. Lógico que o tom de comédia desculpa em parte essa derrapada, mas fico imaginando como seria se, por exemplo, o filme se passasse no Brasil… a percepção geral não seria nada lisonjeira.
De qualquer forma, em que pese esses pequenos ajustes de tom e forma, o filme é um prato cheio de sátira e horror que poderia ser mais divulgado e conhecido pelos apreciadores do gênero.
A história é a seguinte: dois irmãos gêmeos já entrados nos trinta e poucos anos, financeiramente instáveis, remexendo nas coisas da recém falecida mãe, descobrem que foram adotados e que sua verdadeira genitora vive num rincão rural da Austrália. E é para lá que parte essa dupla em busca da mãe verdadeira e de, talvez, alguma herança perdida. Assim, eles chegam na cidade de Two Heads Creek (título original do filme), que é bastante esquisita e tem um segredo que eles não vão gostar nem um pouco de saber.
O diretor Jesse O’Brien foi coordenador de efeitos especiais de algumas grandes produções, o roteirista Jordan Waller também é ator e é o protagonista do longa e a ótima atriz que faz o papel da irmã, Kathryn Wilder, tem alguns trabalhos com o venerável ator e diretor Kenneth Branagh. Esse mix de talentos, além dos bons coadjuvantes, resultou num filme que merece ser visto pelos amantes do trash e do terrir.