4.8
(10)

Fúria Incontrolável
Original:Unhinged
Ano:2020•País:EUA, UK
Direção:Derrick Borte
Roteiro:Carl Ellsworth
Produção:Lisa Ellzey, Mark Gill, Andrew Gunn
Elenco:Russell Crowe, Caren Pistorius, Gabriel Bateman, Jimmi Simpson, Austin P. McKenzie, Juliene Joyner, Stephen Louis Grush, Anne Leighton, Devyn A. Tyler, Sylvia Grace Crim, Vivian Fleming-Alvarez

Em 1993, Michael Douglas teve um dia de fúria. Em um momento de estresse, abandonou o veículo em uma via tomada por um engarrafamento, num dia de calor intenso e com o ar condicionado quebrado, e saiu em defesa dos cidadãos injustiçados, seja em um fast food que não vende o que anuncia, em operários que fazem reparos desnecessários para justificar orçamentos e até destrói uma cabine telefônica. Herói dos consumidores, Foster também representou o grito de uma sociedade que vive sob uma intensa pressão psicológica com prazos a serem cumpridos e dificuldade para conseguir um empréstimo no banco. Em 2020, foi a vez de Russell Crowe ter um dia difícil, embora suas intenções e ações não possam ser comparadas.

Depois de invadir uma residência e matar seus ocupantes, incendiando-a, no dia seguinte, Tom (Crowe) é incomodado pelo som exagerado da buzina de Rachel (Caren Pistorius, de Máquinas Mortais, 2018), que levava seu filho Kyle (Gabriel Bateman) atrasado à escola, temendo uma punição. Sob o estresse de ter perdido uma cliente importante e o ex-marido ter desdenhado de um compromisso com o garoto, ela age de maneira impulsiva e impaciente, sem imaginar que no veículo à frente está um psicopata.

Tom até tentou um diálogo, justificou sua demora e queria apenas ouvir um pedido de desculpas de Rachel. Contudo, a mãe estressada reagiu como muitas pessoas fazem nos tráfegos e filas de supermercado, por impulso, sem pensar nas consequências. Começa então seu longo martírio, quando o motorista diz que pretende lhe ensinar o verdadeiro sentido de se ter um dia ruim. Persegue-a com o veículo durante um tempo, encostando o carro por diversas vezes e só aliviando a pressão no momento em que ela deixa o filho na escola.

Imaginando que o pior já passou, Rachel volta a encontrá-lo em um posto de combustível, resultando no atropelamento de um rapaz que tentou ajudá-la. De posse do celular de Rachel, Tom começa a ameaçar seus conhecidos, manipulando-a em seus propósitos. O amigo e advogado Andy (Jimmi Simpson) é um que tem problemas com Tom em uma lanchonete onde ela pretendia encontrá-lo; depois é a vez de seu irmão, Fred (Austin P. McKenzie), e sua noiva Mary (Juliene Joyner), e até mesmo seu filho. Tentativas de contato com a polícia também resultam em mais acidentes e vítimas pelo caminho, obrigando Rachel a pensar em uma estratégia de revide, sabendo que não será fácil enfrentar um assassino que não tem mais nada a perder.

Intenso, Fúria Incontrolável (Unhinged, 2020) apresenta uma outra faceta de Russell Crowe. Acostumado a interpretar bons moços, policiais e heróis, aqui ele apresenta uma imponência ameaçadora e incansável. E por estar com um físico mais avantajado (estava bem gordo quando fez o filme), seu personagem adquire uma caracterização ainda mais perigosa no confronto com uma mãe solteira, tendo que cuidar da casa, do filho e de sua profissão. Tem uma boa direção de Derrick Borte (Caminhos de Sangue, 2018), a partir de um roteiro de Carl Ellsworth (A Última Casa e Paranoia), em uma narrativa ágil e eficiente – a ideia de relacionar a ação da mãe com uma estratégia do jogo Fortnite é sensacional.

Lançado durante a pandemia, no epicentro do medo da população pelo avanço do covid-19, o filme até que foi bem nas bilheterias, ainda que as críticas não tenham sido favoráveis. Para muitos, é estranho ver um Russell Crowe como “guerreiro da estrada“, fugido da franquia Mad Max, passando por cima de qualquer um pelas suas próprias convicções. No entanto, é um bom filme de ação, bem realizado, dinâmico e com uma importante mensagem sobre os devidos cuidados que todos devem ter ao lidar com estranhos por aí. Nunca se sabe se o Gladiador está na condução do carro à frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário

  1. Fiquei muito interressado em ver esse filme do Russel. Ele também já tava bem Gordinho e Agressivo fazendo o personagem do Mr.Hyde no filme da”Múmia” com o Tom Cruise!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *