The Beauty
Original:The Beauty Ano:2015-2019•País:EUA Autor:Jason Hurley, Jeremy Haun•Editora: Image Comics |
Falar que a sociedade é obcecada por padrões de beleza não é novidade para ninguém. Mas até que ponto o ser humano estaria disposto a ir para se encaixar nesse padrão? Em The Beauty (A Beleza), uma história em quadrinho lançada em 2015, o padrão físico se torna uma DST. Aqui, quando contaminadas, as pessoas simplesmente ficam lindas naturalmente, com pele impecável, magras e com traços físicos dignos da busca pela perfeição.
E como o ser humano tem essa sede por pertencimento e negar suas características, metade da sociedade contraiu o vírus por vontade própria. E isso muda muitas coisas num nível sociocultural. Pessoas “fora do padrão” passam a ser fetichizadas nos prostíbulos, passam a ter dificuldade de conseguir emprego, entre tantas outras coisas. A HQ faz uma crítica social levada ao extremo para escancarar problemas que já existem.
Porém, anos depois da doença tida como “normal” na sociedade, as pessoas contaminadas começam a morrer inesperadamente. Elas não adoecem, simplesmente… explodem! O que faz com que uma investigação se inicie não só atrás de respostas por uma “cura”, como descobrir que não é um vírus que surge do nada, mas que sempre existiu com um propósito.
Criada por Jeremy Haun e Jason Hurley, The Beauty explora valores morais e sociais por elementos de horror, investigações e ação. Criando um mundo onde, em três arcos, explora histórias diversas e interconectadas. É uma visão de sociedade e conspirações que permite um desenvolvimento de mundo num plot muito bem explorado.
As próprias capas de cada edição imitam capas de revistas que encontramos nas bancas. Corpos perfeitos com poses imaculadas, porém na HQ temos detalhes de um toque da doença, que poderia passar despercebido. Estimula-nos a ver toda aquela beleza como uma casca vazia.
Com belíssimas ilustrações e páginas cheias de cores, a HQ se sustenta basicamente em seu plot: o que está acontecendo, nuances políticas, críticas constantes, investigações com um toque bem realista. E por isso acaba pecando um pouco no desenvolvimento das personagens.
Temos algumas pinceladas sobre quem são os protagonistas de cada arco, pra ter uma ideia breve sobre suas personalidades, porém não são aprofundados pois basicamente esse não é o foco. Ainda assim, a história é intrigante e sustenta o interesse do leitor mesmo sendo direta ao ponto.
A Beleza possui trinta edições publicadas entre 2015 e 2019, que completam a obra. Lançada pela Image Comics, é uma excelente pedida aos fãs de sci-fi e teorias da conspiração. Critica com maestria a sociedade decadente em que vivemos e, com imagens gráficas, expõe os valores deturpados e sua influência em diversos aspectos. É uma HQ que deixa claro o nível de horror da vida real e que muitas vezes deixamos passar batido.
Não temos o comic publicado no Brasil, mas é possível encontrar versões traduzidas por fãs. É uma leitura rápida, +18 e que pode ser uma opção viável a quem gostaria de se aventurar em quadrinhos para além dos super-heróis.
O Boca do Inferno é muito dedicado. Fizeram uma crítica de The Beauty uma semana antes de anunciarem a série.