reCaptcha
Original:reCaptcha
Ano:2023•País:Brasil Direção:Pedro Lopes Roteiro:Pedro Lopes Produção: Elenco:Clara Roza, Bia Blois, Gaby Sant’Anna |
Alguns filmes nos fazem pensar que se precisa muito pouco para realizar uma boa obra cinematográfica. Dadas às proporções condizentes, esse é o caso do instigante reCaptcha, curta selecionado para a décima primeira edição do Festival Boca do Inferno. A obra, do diretor e roteirista Pedro Lopes, retrata uma das possibilidades assustadoras de desenvolvimento das inteligências artificiais, um dos tópicos mais controversos do momento.
O curta acompanha a designer Marina (Clara Roza), que começa a suspeitar que sua supervisora seja um robô. Devagar e aproveitando cada oportunidade, Marina começa a investigar e intensifica suas suspeitas, que caminham em direção a um fim curioso e inesperado.
De atmosfera leve, a produção se sai bem, especialmente nas ambientações. Talvez para disfarçar os baixos recursos, o fato é que em reCaptcha se improvisa brilhantemente com cenários e objetos de cena. Roteiro também é um ponto alto, especialmente pelo seu “twist”, igualmente simples, criativo, e até divertido, e que dialoga fácil com o público – assim como todo o resto.
Aquela máxima de Glauber Rocha “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” bem serviria para descrever reCapcha. Explorando um tema em alta e ainda indefinido quanto às suas possibilidades, aventadas principalmente pela arte e entretenimento, Pedro Lopes entrega um trabalho simples, prático, bem sacado e, por isso, muito divertido sobre o lado sombrio da tecnologia e suas consequências para o futuro da humanidade.
reCaptcha faz parte da mostra SciFi, que abre a décima primeira edição do Festival Boca do Inferno. A exibição acontece em 17 de outubro, a partir das 19h30. O festival segue até o domingo, dia 20 de outubro, no Shuffle Bar.