5
(4)
Chegue Mais Perto – Five Nights at Freddy’s: Pavores de Fazbear 4
Original:Step Closer – Five Nights at Freddy’s: Fazbear Frights 4
Ano:2024•País:EUA
Autor:Scott Cawthon, Kelly Parra, Elley Cooper, Andrea Waggener•Editora: Intrínseca

Os horrores do universo de Five Nights at Freddy’s continua se expandindo cada vez mais. Em seu quarto volume, nossos protagonistas estão todos fugindo de algo macabro que está à espreita e, além disso, um dos contos tem ligação direta com o jogo original.

Como sempre, abrimos o quarto volume de Pavores de Fazbear com o conto que dá nome a essa coletânea: Chegue Mais Perto. Pete está cuidando de seu irmão mais novo, Chuck, que se diverte na Pizzaria Freddy Fazbear com seus amigos. Cansado e com raiva de ter que ser o guardião da criança e não poder aproveitar sua juventude, decide pregar uma peça em Chuck, levando-o aos fundos do lugar. Ali, está o animatrônico que Chuck mais tem medo: a raposa pirata Foxy. Antes mesmo de avistar a raposa, o caçula sai correndo de medo, deixando um perplexo Pete, que acaba ficando preso em algo, para trás. Logo, o animatrônico aparece cantando uma música um tanto macabra. Depois disso, acontecem diversos episódios quase fatais que fazem o adolescente ter que fugir desesperado por sua vida.

O primeiro conto abre a coletânea muitíssimo bem, sendo sem dúvidas o melhor do volume. Trabalha muito bem a tensão e o terror psicológico que o protagonista passa, nos deixando ansiosos para saber o que mais está por vir e se ele conseguirá escapar. É uma história que não poupa cenas gráficas sangrentas e possui um desfecho chocante.

Seguimos com Dance Comigo, onde Kasey é uma jovem que rouba para viver. Na frente de um restaurante, uma mãe e seus dois filhos estão distraídos, e Kasey não desperdiça o momento perfeito para furtar a bolsa da mulher. Ao chegar no galpão que divide com dois amigos, compartilha os pertences de valor e vê que acabou levando o saquinho de doces de uma das crianças. Lá dentro, acha um daqueles óculos infantis de papel, onde consegue ver uma bailarina dançando toda vez que o coloca. O problema é que apenas Kasey vê a bailarina, que está cada vez mais perto. Após uma história tão boa como a primeira, essa é quase um banho de água fria. Enrolada e repetitiva, nada muito interessante acontece, nem mesmo no final. Tem uma lição de moral, mas só. Completamente dispensável.

Fechando o volume, temos Voltando Para Casa. Susie e Samantha são irmãs, e Susie sente uma mudança na casa e no comportamento da sua mãe e irmã, mas não sabe dizer o motivo, apenas sente que algo ruim aconteceu. Parece que sempre estão tristes ou pensativas, e nunca respondem as perguntas da menina. Aos poucos, descobrimos que Susie foi morta na pizzaria Freddy Fazbear, e Samantha sente a presença da irmã, mas precisa descobrir o que ela quer antes que seja tarde demais.  Esse conto tem ligação direta com o jogo, já que Susie é uma das cinco crianças assassinadas que acaba virando a alma da galinha animatrônica Chica. Não é uma história muito assustadora, mas é muito bem construída e, diferente do primeiro conto, tem um final agradável. Não é exatamente o que se espera quando se fala em FNAF, mas deve agradar aos fãs do jogo por trazer a personagem.

Temos a quarta parte de Aparição de Sutura, que começa a ganhar forma e peças vão lentamente se encaixando.

Chegue Mais Perto é, sem dúvidas, muito melhor do que o volume anterior, mas ainda fica abaixo dos volumes 1 e 2. O nível do primeiro conto é tão alto que compensa a mediocridade do segundo, sendo uma das histórias mais brutais que tivemos na antologia Pavores de Fazbear até agora. O último, apesar de não ter nada muito apavorante, puxa para o sobrenatural e proporciona uma leitura agradável, além de sugerir que mais personagens diretamente ligados com o jogo podem aparecer nos próximos volumes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *