5
(4)

Instinto Materno
Original:Mothers' Instinct
Ano:2024•País:EUA, Bélgica, França, UK
Direção:Benoît Delhomme
Roteiro:Barbara Abel, Sarah Conradt, Olivier Masset-Depasse
Produção:Jacques-Henri Bronckart, Kelly Carmichael, Jessica Chastain, Anne Hathaway, Paul Nelson
Elenco:Jessica Chastain, Anne Hathaway, Anders Danielsen Lie, Josh Charles, Eamon Patrick O'Connell, Caroline Lagerfelt, Baylen D. Bielitz, Steve Routman, Keeley Miller, Joel Nagle, T.L. Flint

Suspense dramático que une duas das mais belas e talentosas atrizes da atualidade, ambas muito bem em seus papéis. As vizinhas Alice (Jessica Chastain) e Celine (Anne Hathaway) são também super amigas, casadas com maridos bem sucedidos e com maravilhosos filhos da mesma idade. Essas famílias tem um estilo de vida bastante tradicional, com homens provedores e mulheres cuidando da casa, num ambiente bem comum aos filmes que se passam no início dos anos 60 e que retratam famílias americanas vivendo em subúrbios “quase” perfeitos.

Contudo, uma tragédia (quem viu o trailer já sabe, infelizmente) irá romper esse equilíbrio aparentemente harmônico, inserindo paranoia, culpa e suspeita num enredo que, se o desenvolvimento não traz grandes surpresas, ao menos é prazeroso de se acompanhar, gerando certa tensão e curiosidade sobre o desfecho.

A meu ver, o final é um dos grandes trunfos do filme, já que eleva a experiência cinematográfica com um desenlace corajoso, fugindo das convenções do gênero, principalmente em se tratando de um produto hollywoodiano.

O outro grande trunfo do longa reside especialmente na atuação das duas atrizes que ombreiam em qualidade e carisma, nublando por completo a figura já apagada dos maridos. Enquanto as mulheres tem voz e profundidade, o roteiro não se esforça em dar mais camadas aos homens, focando totalmente no embate entre as oscarizadas Jessica Chastain e Anne Hathaway, que carregam o filme nas costas.

Esse é o terceiro filme estrelado pelas duas, já que atuaram em Interestelar (2014) e Armageddon Time (2022), contudo apenas neste filme elas compartilham cenas.

Estreia na direção de Benoit Delhomme, responsável pela fotografia de Os Infratores (2012) e No Portal da Eternidade (2018), trata-se de uma versão americana de um longa francês de 2018, que por sua vez é uma adaptação de um livro de Barbara Abel com o mesmo nome.

É por vezes previsível e com algumas situações clichê principalmente para os antenados no gênero, contudo tudo é muito bem feito e interpretado, razão pela qual, sem muita pretensão, vale a pena assistir esse thriller psicológico atualmente em locação nas plataformas de streaming.

Quem gostou pode continuar acompanhando a jornada dos personagens na continuação do livro original recentemente lançado no Brasil. Trata-se de Além do Instinto, também escrito por Barbara Abel, já a venda das livrarias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário

  1. Nem sabia que tinha a continuação do livro. Que Bélgica e França façam a continuação do seu filme então.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *