5
(1)

Projeto Base Lunar
Original:Project Moon Base
Ano:1953•País:EUA
Direção:Richard Talmadge
Roteiro:Robert A. Heinlein, Jack Seaman
Produção:Jack Seaman
Elenco:Donna Martell, Hayden Rorke, Ross Ford, Larry Johns, Herb Jacobs, Barbara Morrison, Ernestine Barrier, James Craven, Peter Adams, Robert Karnes

“Em 1948 o secretário do departamento de defesa dos Estados Unidos fez uma proposta para construir uma estação espacial como uma guardiã militar celestial. Em 1954, devido às bombas atômicas e mísseis intercontinentais, isso se tornou uma necessidade. Em 1966 a Coronel Briteis fez o primeiro voo em órbita. Em 1970 foi construída uma estação espacial próxima à Lua para fortalecer a segurança no mundo livre. Mas, neste momento, os inimigos da liberdade não estavam inativos – eles planejavam destruir a estação espacial.”

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em meados dos anos 40 do século passado e o início da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, as mentes criativas (ou não) dos roteirista começaram a trabalhar em incontáveis filmes baratos de ficção científica explorando a conturbada tensão política daquele período e a paranoia de uma guerra nuclear com bombas atômicas que ameaçavam a “liberdade” das nações. Project Moon Base (EUA, 1953) tem fotografia em preto e branco, duração curta de apenas 63 minutos, direção de Richard Talmadge e roteiro do conceituado escritor Robert A. Heinlein (autor de “Tropas Estelares”).

Disponível no “Youtube” com legendas em português, a história é ambientada no futuro ano de 1970 para a época da produção, instigando a imaginação das plateias daquele período, e que curiosamente já é um passado distante para a nossa época atual. Conforme a narração no início do filme e transcrita mais acima, a preocupação com uma ameaça da segurança pelos inimigos da liberdade fez com que os Estados Unidos colocassem em prática um projeto de instalação de uma base na Lua para colonização e que serviria para monitoramento das atividades hostis de seus inimigos.

O projeto é liderado pelo General Greene (Hayden Rorke) e inclui uma estação espacial próxima da Lua para servir de apoio aos foguetes. Uma equipe é então enviada à estação, composta por uma dupla de pilotos, a Coronel Briteis (Donna Martell) e o Major Bill Moore (Ross Ford), além do cientista Dr. Wernher (Larry Johns), responsável por fotografar a missão e realizar experiências científicas.

Porém, uma conspiração inimiga, liderada pelo Sr. Roundtree (Herb Jacobs), planeja uma sabotagem com o objetivo de destruir a estação espacial, conseguindo enviar na missão um substituto parecido fisicamente com o Dr. Wernher.

Apesar da autoria de Robert A. Heinlein, o roteiro de Project Moon Base é bem raso, com personagens fúteis, desinteressantes e mal desenvolvidos, com uma relação amorosa problemática entre o casal de pilotos banalizando bastante a história e desviando o foco da missão do projeto de estudos para estabelecer uma base na Lua. A Coronel Briteis é tratada pelo roteiro como uma mulher insegura e incapaz, contrariando a ideia de que ela seria diferenciada e responsável pelo primeiro voo em órbita da Terra (conforme revelado na narração do início). Tem também uma personagem totalmente desnecessária que não acrescenta para a história, a exagerada jornalista Polly Prattles (Barbara Morrison), com perguntas descartáveis para o General Greene numa conferência de imprensa preliminar sobre o projeto da base lunar, se beneficiando de privilégios pela proximidade com a Presidente dos Estados Unidos (Ernestine Barrier), que por sua vez tem apenas uma pequena participação no desfecho e igualmente desnecessária.

Porém, são os efeitos práticos que realmente importam para quem aprecia os antigos filmes bagaceiros de ficção científica, geralmente o maior motivo da diversão. Alguns bem executados, apesar do baixo orçamento, alguns nem tanto, mas ainda assim despertando grande interesse pelas dificuldades numa época sem o auxílio da computação gráfica. Com miniaturas de foguetes decolando, viajando pelo espaço e atracando numa base espacial ou pousando na Lua. Tem também os painéis com telas enormes, repletos de botões, interruptores, instrumentos analógicos, luzes piscando e todos aqueles elementos tradicionais de incontáveis filmes similares, além dos cenários da superfície lunar, com a utilização de imagens retroprojetadas.

Curiosamente, a ideia inicial dos produtores era um piloto para uma série de TV que se chamaria Ring Around the Moon, mas que não foi efetivada, e os realizadores acrescentaram cenas suficientes para torna-lo um filme com metragem maior. Outra curiosidade é que o ator Hayden Rorke, que interpretou o General Greene, é um rosto facilmente reconhecido principalmente como o Dr. Bellows na cultuada série de comédia com elementos de fantasia “Jeannie é um Gênio” (I Dream of Jeannie, 1965/1970).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *