![]() Sleepaway Camp IV: The Survivor
Original:Sleepaway Camp IV: The Survivor
Ano:1992 / 2012•País:EUA Direção:Jim Markovic Roteiro:Tommy Clohessy Produção:Jim Markovic Elenco: Carrie Chambers, John Lodico, Jonathan Tiersten, Felissa Rose, Karen Fields, Christopher Collet, Mike Kellin, Katherine Kamhi |
Em 1992, depois de duas continuações medianas, começaram as filmagens do quarto capítulo do clássico Sleepaway Camp (1983). A produtora responsável, Double Helix Films, acabou falindo na época, o que interrompeu o projeto e o deixou engavetado por quase duas décadas. Em 2008, John Klyza e o diretor Jim Markovic retomaram a produção. As filmagens originais – cerca de 34 minutos – foram recuperadas, sendo lançadas no futuro como material extra no box Sleepaway Camp – Survival Kit, pela Best Buy. Em 2010, Klyza anunciou que o filme estava finalizado, sendo lançado oficialmente em 2012. O resultado foi um compilado confuso, que mistura cenas inéditas, trechos dos três filmes anteriores (1983, 1988 e 1989) e efeitos de CGI de qualidade duvidosa, usados para as cenas de morte que não chegaram a ser gravadas na época.
O longa começa com os registros do psiquiatra Dr. Lewis sobre sua paciente, Allison Kramer (Carrie Chambers), datados de 14 de outubro de 1993:
Allison é uma mulher sem identidade. Ela é atormentada por pesadelos horríveis – fragmentos de memórias distorcidas bloqueadas por uma amnésia seletiva. Após inúmeras consultas e sessões de hipnose, consegui investigar a origem de seus terrores noturnos. Aconselhei-a de que é muito provável que seja uma sobrevivente de uma série de massacres em acampamentos de férias que ocorreram na última década. A assassina, chamada Angela, nunca foi encontrada. Com sua psique ainda distante de ser desbloqueada, sugeri fortemente que ela retornasse ao acampamento por uma tarde. Agora é uma área federal e providenciei para que o guarda florestal, Jack, a encontrasse lá. Minha esperança é que, se ela conseguir ver a cena dos crimes, possa recordá-los e superá-los. E, ao fazer isso, descobrir quem realmente é. Mas afinal, quem é Allison, de verdade?
Então, Allison, uma possível sobrevivente dos massacres cometidos por Angela, retorna ao acampamento para superar os traumas e recuperar sua identidade. Logo ao chegar, resolve sensualizar na beira do lago de biquíni, enquanto relembra os eventos passados naquele lugar. Jack (John Lodico), o guarda florestal que deveria proteger e ajudar a moça nesse processo, tenta violentá-la. Desesperada, Allison foge pela floresta e acaba cruzando com um caçador (Victor Campos), que quase atira nela por acidente.
Cansada de se sentir uma presa, Allison desperta seu lado sombrio e mata os dois homens. No desfecho, o filme sugere que ela seria, na verdade, a própria Angela, sofrendo de amnésia desde os acontecimentos de Acampamento Sinistro 2 (1989).
O maior problema deste filme é justamente chamá-lo de filme. É inegável o esforço de Klyza e Markovic em concluir e lançar uma obra que havia se tornado quase lendária, mas o resultado final teria sido muito melhor se as cenas inéditas tivessem sido apenas restauradas, finalizadas com CGI e organizadas para um documentário ou, até mesmo, um curta-metragem.
Dos 70 minutos de duração, apenas 15 são realmente inéditos, fruto das filmagens de 1992. O restante consiste em “recordações” de Allison — ou seja, cenas recicladas dos filmes anteriores, jogadas na tela da maneira mais aleatória e bagunçada possível, o que só torna a experiência ainda mais confusa. Transformar um punhado de imagens antigas em um longa completo era uma missão impossível, e o resultado não poderia ser diferente: decepcionante.
A história até que tinha potencial, mas pelo o que conseguimos ver, mesmo se o projeto tivesse sido finalizado nos anos 90 dificilmente renderia algo memorável, o que dizer então dos seus restos mortais? Sleepaway Camp IV – The Survivor é recomendado apenas para os fãs da franquia; para qualquer outro espectador, não fará o menor sentido e representará apenas a perda de 70 preciosos minutos de vida.