
por Michel Goulart da Silva
Uma das mais interessantes relações do heavy metal passa pela afinidade com a literatura e o cinema de horror. Essa relação está marcada desde a criação do gênero, se for levado em conta que a primeira banda a trazer elementos de heavy metal foi justamente o Black Sabbath.
Criada em 1968, em Birmingham, a banda liderada por Ozzy Osbourne e Tony Iommi teve seu nome inspirado em um filme de Mario Bava, lançado em 1963. Embora o filme se chamasse I Tre volti della paura (algo como “As três máscaras do terror”), em inglês ficou conhecido com o nome Black Sabbath.
Contudo, essa aproximação entre heavy metal e horror não está limitada ao nome da banda. Em seu primeiro álbum, também chamado Black Sabbath, lançado em 1970, a banda britânica faz alusões explícitas a temas de horror. No início da primeira música, que leva o mesmo nome do álbum, fala-se de forma sombria:
O que é isso que está diante de mim?
Um vulto preto que aponta para mim
Viro-me rápido e começo a correr
Descubro que sou o escolhido
Essa parte da letra é cantada em tom sombrio. O som distorcido da guitarra e uma harmonia tensa lançam as bases para o que veio a ser conhecido como heavy metal. Sua letra, ao mesmo tempo, dialoga com o satanismo, em voga na época, em especial por meio de Anton LaVey.
Na música, Satã é essa figura que emerge de forma sombria. O cenário e sua figura se mostram assustadores. Conta-se assim na letra:
Uma grande figura negra com olhos de fogo
Revelando às pessoas o que desejam
Satã está lá, ele sorri
Observa as chamas subirem cada vez mais altas
Essa passagem remete à aproximação de Satã, como uma figura a causar medo. Na letra segue-se a narração sobre a escalada satânica, fortalecendo a sensação de medo:
Será esse o fim, meu amigo?
Satã está virando a esquina
As pessoas correm porque estão com medo
É melhor elas irem e tomarem cuidado!
Esse é apenas um exemplo que mostra a intrínseca relação existente entre o horror e heavy metal. Em outras músicas, a banda Black Sabbath e o próprio Ozzy Osbourne, em sua carreira solo, retomaram temas de horror. Essa relação não se deve a acaso, mas à própria estrutura de composição do heavy metal, que se sustenta na criação da tensão, tanto de um ponto de vista harmônico como na narrativa que se pretende contar em sua letra.




















