Referência nos estudos do gótico, a obra que leva em seu título o próprio nome dessa estética, “Gótico”, de Fred Botting, será lançado no Brasil em edição limitada pela Editora Clepsidra, que iniciou nesta semana uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse.
Pelos últimos 15 anos, programas de pós-graduação brasileiros vêm dando espaço para pesquisas relacionadas às diferentes manifestações da estética gótica na literatura, depois de décadas nas quais essa tradição foi tratada com preconceito, sendo relegada às notas de rodapé como mera curiosidade sem grande relevância.
Nosso país hoje conta com seminários, grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq e linhas de pesquisa que garantem uma diversidade notável em nossos estudos do gótico. Ainda assim, nenhuma das obras de referência que fundamentam sua base teórica mundo afora havia sido traduzida para o português.
Gótico chega para suprir essa lacuna, trazendo como texto-base o da segunda edição, lançada em 2013, sendo a primeira de 1995. A pesquisa e curadoria do projeto é de Cid Vale, enquanto a tradução ficou a cargo de Marina Sena. Apenas 500 cópias serão publicadas, então não perca tempo e garanta a sua na página da campanha no Catarse, que se estende até o final do mês!