Palhaços existem durante milhares de anos. Mesmo imperadores e reis no Egito, China e Europa permitiram que seus “bobos da corte” zombassem deles, como ninguém mais podia. Era uma posição muito importante no reino. O palhaço ou O Louco foi o “idiota da aldeia que foi autorizado a fazer blasfêmias”.
Ele poderia ter sido um excêntrico inofensivo que era “obscenamente humorístico” ou desinibido em seus atos sexuais. De fato: em muitas celebrações tribais, palhaços realizaram atos sexuais como masturbação, sexo e sodomia na frente de toda a tribo. Estas associações são conhecidas como existentes nas modernas representações da cultura pop e da mídia.
A palavra Palhaço deriva do italiano paglia, que significa palha, que era o material usado no revestimento de colchões. O nome começou a ser usado porque a primitiva roupa desse cômico era feita do mesmo pano e revestimento dos colchões: um tecido grosso e listrado, e afofada nas partes mais salientes do corpo com palha, fazendo de quem a vestia um verdadeiro “colchão” ambulante. Esse revestimento de palha os protegia das constantes quedas e estripulias.
O palhaço é um personagem múltiplo, e às vezes nem é visto como um personagem, mas sim como um estado, o estado de clown. Com isso a multiplicidade de tipos e modos de se exercer o ofício é inúmera, mas no decorrer da historia, certos tipos se consolidaram e se estruturaram com características fixas.
Existem duas categorias de palhaços: Branco e Augusto.
Augusto é o tipo mais conhecido no Brasil. É extravagante, absurdo, pícaro, mentiroso, surpreendente, provocador. Representa a liberdade e a anarquia, o mundo infantil. É desajeitado e desastrado, tornando sua atuação desajeitada e deselegante. É inoportuno em sua tentativa de socializar-se, mas acaba por conquistar com sua simpatia e brincadeiras. Diversas lendas coincidem a fazer nascer o personagem no Circo Renz de Berlim (1865), encarnado por um tal August (daí o rótulo), um moço de jeito enfadonho e beberrão (provavelmente daí onde vem o nariz vermelho). Diz a lenda que ele era um cavalariço e um certo dia, como era alcoólatra, entrou no palco bêbado. Como as pessoas na Europa costumam ser muito brancas, quando bebem avermelham o nariz e as maçãs do rosto., muitos dizem que deriva-se daí o nariz de palhaço e a maquiagem.
Já o Branco é o inverso do Augusto. Também chamado Carabranca, Pierrot, Enfarinhado, é esperto e sério. Em vários circos do Brasil ele é conhecido como Escada. O tipo nasceu na Inglaterra em meados do século XVIII, com Giuseppe e Joe Grimaldi, que costumavam aparecer maquiados de branco e vestidos num elegante traje brilhante. Seus trajes são seu grande diferencial, já que sua elegância revela um clown aristocrata, que, quando contracena com outros palhaços, toma o controle da situação.
Mas nem tudo são flores e sorrisos no Mundo dos Palhaços…
Coulrofobia é o termo psiquiátrico que é usado para aqueles que têm medo de palhaços. É comum entre crianças, e às vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia. Por vezes, cura-se com o crescimento da criança.
Pessoas com medo de palhaços, coulrofóbicas, relatam se sentir “abaladas e traumatizadas” com a visão ou mesmo o simples pensamento sobre palhaços. Um estudo realizado por um Hospital no Reino Unido mostrou que decorar a enfermaria infantil com imagens de palhaços realmente saiu pela culatra quando mais de 250 crianças (na faixa etária de 4 a 16) relataram não gostar das imagens.
Não são apenas as crianças que sofrem deste medo; muitas pessoas que têm este transtorno de ansiedade específico são adultos de meia-idade. Romances como o de Stephen King, que deu origem ao filme It, aterrorizaram muitos americanos adultos e causaram um ataque de histeria em massa pelo medo de palhaços. Assim, Stephen King fez de A Coisa o mesmo que Hitchcock com Psicose fez em relação aos chuveiros. Acredita-se que a ideia do palhaço do livro/filme pode ter se originado a partir próprio medo de palhaços do autor.
Como dito acima, representações de palhaços maus nos meios de comunicação é um grande contribuinte para incutir essa fobia em jovens ou adultos ansiosos, principalmente depois das “atuações” de John Wayne Gacy e Jose Guadalupe Jimenez de Anaheim.
Os psicólogos também acreditam que, como no caso de outras fobias específicas, o medo de palhaços poderia ser profundamente enraizado na infância, principalmente porque as crianças com idade inferior a 4 anos são altamente reativas a rostos desconhecidos.
O medo de palhaços é tratado da mesma forma que outras fobias são: gradualmente entrando em contato com o objeto de seu medo de modo que se tenha uma resposta mais controlada a esse objeto. Uma técnica bastante usada é a dessensibilização gradual ou sistemática feita com a ajuda de um terapeuta treinado.
Felizmente, Coulrofobia não afeta a vida diária, já que os coulrofóbicos geralmente podem evitar situações (circos, festas de aniversário, etc.), onde é mais provável encontrar palhaços. No entanto, se a fobia interfere com a vida profissional ou pessoal, é melhor procurar aconselhamento psicoterápico. Uma boa opção são os tratamentos psicológicos que trabalham com a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC).
Explorando este medo primal dos palhaços e aproveitando o lançamento do primeiro livro do Boca do Inferno, Medo de Palhaço, selecionamos 13 dos mais assustadores palhaços da Sétima Arte. Aconchegue-se em sua carteira, pegue sua pipoca e o refrigerante…ah, e não se esqueça jamais de trancar todas as portas e janelas, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer, não é?
Os 13 Palhaços Mais Assustadores da Sétima Arte
NOME: Art, the clown
FILME: All Hallows’ Eve
DATA: 2013
SINOPSE: Depois de uma noite de “doces e travessuras”, uma babá fica surpresa ao ver que as crianças sob a sua tutela receberam uma fita VHS não marcada em uma de suas sacolas de doces. Eles decidem assistir ao vídeo que contém três histórias com um palhaço assustador. Daí em diante um carrossel de insanidades transforma a noite da família num alucinado banho de sangue e desespero
MODUS OPERANDI: Art é uma entidade sobrenatural que transforma a realidade daqueles que assistem o seu pequeno “show de horrores”. Sua especialidade é o terror psicológico e a brutalidade na hora de desmembrar corpos. Além da sua aparência assustadora o que mais assusta neste palhaço é o seu silêncio mímico e seu sorriso sarcástico.
NOME: palhaço de pano
FILME: Poltergeist
DATA: 1982
SINOPSE: A família Bowen acaba de se mudar para uma nova casa. O pai, a mãe e os dois filhos parecem se adaptar bem ao novo lar, até começarem a perceber estranhas manifestações em casa, atingindo principalmente a filha pequena. Um dia, ela é seqüestrada pelas forças malignas, fazendo com que os pais procurem a ajuda em especialistas no assunto, para recuperar a criança antes que seja tarde demais.
MODUS OPERANDI: Poltergeist não tem um palhaço como tema-base, mas despertou a coulrofobia existente não só em mim quanto em muitos marmanjos por aí. O segmento que relato é o que a “Besta“, ao emboscar Diane, ataca o filho do casal, Robbie, possuindo um palhaço de pano que ficava pendurado em seu quarto. Desde este dia nunca mais olhei por debaixo da cama sem aquele misto de terror e desconfiança!
NOME: Pennywise
FILME: IT!
DATA: 1990
SINOPSE: Umas das maiores obras do mestre do terror, Stephen King. Pennywise é um demônio em forma de palhaço e, 30 anos após aterrorizar uma cidade, ele retorna e volta a cometer atrocidades. O mesmo grupo de crianças que o enfrentou no passado será responsável por aniquilar o mal pela raiz.
MODUS OPERANDI: Pennywise não é um palhaço e sim uma entidade que chegou à Terra antes mesmo da própria humanidade e cuja morada acabou se estabelecendo no subsolo de onde, milhões de anos mais tarde, se ergueria a cidade de Derry. Apesar de se metamorfosear em qualquer medo que a vítima possua, sua aparência mais utilizada é a de um palhaço sarcástico e fanfarrão que tem uma queda por distribuir balões e arrancar o braço de crianças descuidadas.
NOME: Capitão Spalding
FILME: House of 1000 Corpses
DATA: 2003
SINOPSE: Dois jovens casais decidem visitar uma loja de horrores à beira da estrada com a intenção de conhecer melhor a lenda do lendário Doutor Satã, um médico sádico que matava suas vítimas. Os aventureiros decidem procurar a árvore perto de onde ele desapareceu e encontram uma família de psicopatas que os submeterá a rituais satânicos e de canibalismo.
MODUS OPERANDI: Assim como “Poltergeist”, House of 1000 Corpses não é um filme sobre palhaços especificamente, mas não teria o mesmo charme sem a atuação de Sid Haig como o “engraçado” Capitão Spalding, o dono do Freak Show de estrada que se veste como um palhaço bem parecido com o lendário assassino J. W. Gacy. Cap. Spalding não economiza sorrisos na hora de caçar suas vítimas e tortura-las com requintes da mais alta crueldade.
NOME: Michael Myers
FILME: Halloween
DATA: 1978
SINOPSE: Na noite de Halloween do ano de 1963 um menino de seis anos chamado Michael Myers assassina sua irmã mais velha após esfaqueá-la por diversas vezes com uma faca de cozinha. Quinze anos depois, Michael, agora com 21 anos, foge do hospital psiquiátrico e volta para sua cidade com o intuito de continuar a sua trilha de corpos…
MODUS OPERANDI: Conhecido como o “pai de Sexta-Feira 13”, Halloween teve sua participação nesta lista por um simples, mas marcante, fato. No momento em que Michael Myers estava retalhando sua irmã nos idos anos de 1963, ele vestia uma fantasia de palhaço. Esta foi a única vez que o incansável serial killer viciado em babás usou tal máscara.
NOME: Kent
FILME: Clown
DATA: 2014
SINOPSE: Um pai amável encontra uma fantasia de palhaço e a veste para alegrar o aniversário do filho. Mas, a roupa não é apenas um acessório divertido…
MODUS OPERANDI: O simpático Andy Powers vai se transformando lentamente numa criatura milenar e que serviu de inspiração para os palhaços. Essa produção independente de Eli Roth não poupa as criancinhas e o espectador de um terror coulrofóbico assustador e criativo.
NOME: Killjoy
FILME: Killjoy
DATA: 2000
SINOPSE: Após Jamal ser humilhado por membros de uma gangue local, o jovem usa as forças do mal para trazer à vida Killjoy, um assustador palhaço de brinquedo. Logo Killjoy vem à vida para causar uma vingança terrível sobre as pessoas que causaram desconforto ao seu mestre.
MODUS OPERANDI: Bagaceira Classe A do cinema blaxploitation, Killjoy é um demônio evocado por rituais vodu. Além de desmembramento suas táticas mais utilizadas são ridicularizar os inimigos e “roubar” suas namoradas, hahahahahhaa…
NOME: palhaços alienígenas
FILME: Killer Klowns from Outer Space
DATA: 1988
SINOPSE: Mike Tobacco e Debbie Stone, que moram em uma pacata cidade, decidem realizar um passeio romântico à luz da lua. Infelizmente, um imenso objeto voador semelhante à um circo e tendo como tripulantes palhaços vindos do espaço sideral, chega á Terra para aterrorizam toda a vizinhança com sua violência e fome sem fim.
MODUS OPERANDI: Os integrantes do OVNI não são palhaços reais e sim formas terrestres que os alienígenas escolheram para passarem despercebidos entre nós. Agora eu acho bastante difícil não perceber grotescos palhaços canibais com dentes afiados, armas laser e que encasulam seres humanos em rolos de algodão-doce pra fazer uma “boquinha” ao invadirem outra galáxia…
NOME: Javier
FILME: Balada Triste de Trompeta
DATA: 2011
SINOPSE: Durante a Guerra Civil Espanhola o Palhaço Branco mata com uma foice os soldados do exército nacional. Anos depois seu filho, Javier, resolve trabalhar como o Palhaço Triste em um circo. Lá ele conhece Sergio, outro palhaço, com quem irá disputar o amor da mais bela mulher do circo.
MODUS OPERANDI: Nada é pior que um palhaço triste (e corno!) com um facão.
NOME: Doom-Head
FILME: 31
DATA: 2016
SINOPSE: Uma trupe mambembe que mora numa van é raptada e tomados como reféns até à noite de Halloween, onde são colocados num complexo jogo. É lhes dito que fazem parte de um jogo chamado “31” e que têm de sobreviver nas próximas doze horas a um grupo de assassinos com máscaras de palhaço.
MODUS OPERANDI: PORRA, ROBINHO!!! Deste jeito não tem mais como te defender!!! Mais um filme ruim e chato pra caralho de Rob Zombie que perdeu a mão pro gênero horror desde Lords of Salem. A única coisa que presta é a atuação de Richard Brake como o assassino de aluguel Doom-Head, que obscureceu até a atuação de Malcolm McDowell. Na hora de torturar suas vítimas, Doom-Head é a mistura de um lorde inglês com instinto cangaceiro.
NOME: (…)
FILME: The Day the Clown Cried
DATA: 1972
SINOPSE: The Day the Clown Cried é um filme de 1972 que não foi completado e nem lançado, dirigido e protagonizado por Jerry Lewis. É baseado em um enredo de mesmo nome feito por Joan O’Brien, quem tinha escrito o roteiro original com Charles Benton há dez anos antes. The Day the Clown Cried veio a se tornar de algum modo motivo de piadas entre outros filmes, sendo que ele nunca chegou a ser lançado.
MODUS OPERANDI: Este filme teve várias controvérsias, e se tratava de um palhaço que alegrava crianças de um campo de concentração nazista antes da sua ida às câmaras de gás. CREEEEEPPYYYYYYY….
NOME: The Laugh
FILME: Amusement
DATA: 2008
SINOPSE: Três histórias diferentes – todas interligadas por um assassino sem escrúpulos, que parece ter um senso de humor perverso e está disposto a acabar com um grupo de amigas de uma vez. Quando eram crianças, as garotas conheceram um menininho com um apetite voraz pela dor, que se divertia torturando pequenos animais, para o desespero do restante das crianças. Se alguém tivesse percebido a tempo, talvez ele pudesse ser detido. Mas agora é tarde. O garoto cresceu. E concebeu um plano perfeito. Cada detalhe foi formulado de maneira minuciosa e Shelby, Tabitha e Lisa serão convocadas para uma reunião da qual talvez nunca saiam vivas…
MODUS OPERANDI: Nada de interessante que nenhum outro serial killer com tara por fantasia de palhaços já não tenha feito. Talvez as artimanhas e armadilhas o diferem um pouco dos outros “wakos” de cara pintada e nariz vermelho.
NOME: Twisty
SÉRIE: American Horror Story: Freak Show
DATA: 2014
SINOPSE: A história se passa em Júpiter, Florida e se centra num dos poucos shows de horrores restantes em 1950 e no que seus donos são capazes de fazer para mantê-los de pé; para piorar ainda existem conflito entre as aberrações e as “forças do mal” que não conseguem entendê-los.
MODUS OPERANDI: Twisty é um macabro palhaço assassino que vive nos arredores de uma pequena cidade na Flórida, nos Estados Unidos. Sua onda sádica de crimes chega ao fim quando o espírito conhecido como Edward Mordrake decide incluí-lo em uma trupe de aberrações de seu circo-fantasma.
Encerrando esta pequena seleção de horrores deixo aqui o relato daquele que, possivelmente, já deve estar escondido na sua sala somente aguardando o momento de mergulhar suas lâminas frias de encontro à sua carne:
“Você pode pensar que ver um artista todo pintado diante de você normalmente traria diversão e alegria ao público. Mas acredite… é melhor não.
Não estou aqui pra te fazer feliz.
Não estou aqui pra iluminar o seu dia sombrio.
E eu com certeza não estou aqui pra arrancar aplausos…
Estou aqui para acabar com a sua vida miserável!”
Doom-Head
Quer saber mais sobre o assunto? Leia “Medo de Palhaço“, o primeiro livro do Boca do Inferno!
Eu tenho trauma de palhaço e depois que eu vi essa lista fiquei mais tramatuzada ainda mais 😱😰
Show… Mais tem um filme que não sei o nome e foi muito impressionante quando assisti… e comecei a tomar gosto por estes filmes…começa assim: Um homem em um apartamento , chega com uma caixa, ele tira de dentro dela, uma roupa cheio de pontos que dava movimento a um boneco palhaço…não lembro o resto e nem o nome do filme…
Se alguém souber ajude… Valeu
Pra mim Amusement sempre sera inesquecivel. Um dos meus filmes de terror favoritooos!!
Palhaços realmente assustadores esses ! O QUE ME DEU MAIS MEDO FOI O KENT DO FILME CLOWN QUE MANO ERA UM BICHO CRUEL !!!!
Traumatizada pra sempre com essa lista
Não fique! Palhaços são legais! 😀