Documentário Duna de Jodorowsky estreia hoje no canal HBO

Duna (1975)
Duna começou a ser produzido em 1975

A HBO estreia hoje, às 22:00, o documentário Duna de Jodorowsky, que conta a história do maior projeto do diretor franco-chileno Alejandro Jodorowsky (A Montanha Sagrada), nunca executado: levar para o cinema a adaptação do romance de ficção científica Duna, de Frank Herbert.

Dirigido por Frank Pavich, Duna de Jodorowsky foi lançado em 2013 e narra a história do filme que começou a ser produzido em 1975, dois anos depois de o diretor ficar com os direitos cinematográficos do livro, antes adquiridos pelo produtor Arthur P. Jacobs.

Duna nunca chegou aos cinemas por conta do roteiro extenso, da equipe artística que ele reuniu, de uma infinidade de projetos criativos e por problemas financeiros, ainda que tenha contado com nomes como o do pintor Salvador Dalí, o cineasta e ator Orson Welles e a estrela dos Rolling Stones, Mick Jagger, além da banda Pink Floyd. O sonho de Jodorowsky de mudar o mundo por meio da arte ficou apenas na imaginação de seus criadores.

O documentário conta com entrevistas com Jodorowsky e seus colaboradores, destacando de que forma os sonhos criativos do romance Duna inspiraram produtores e roteiristas ao longo dos anos, influenciando filmes como Star Wars, O Exterminador do Futuro e Alien, o 8º Passageiro, que contaram com a participação de profissionais da equipe formada por Jodorowsky para produzir a adaptação de Duna.

(Visited 64 times, 1 visits today)
Silvana Perez

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno.

3 comentários em “Documentário Duna de Jodorowsky estreia hoje no canal HBO

  • 11/06/2015 em 16:43
    Permalink

    Excelente documentário, mas eu acho muito pouco provável que o filme sairia do jeito que o Jodorowsky e os outros artistas envolvidos mostravam naquela “biblía” visual do filme, mesmo que algum estúdio bancasse o projeto. O projeto parecia ambicioso demais (tanto técnica quanto conceitualmente) para os anos 70.

    Resposta
  • 30/05/2015 em 08:24
    Permalink

    Esse Doc é excelente, a paixão do Jodorowsky pela arte dele é cativante. Foi uma pena que a equipe de guerreiros, como ele mesmo chama, que ele conseguiu reunir, não conseguiram produzir o filme.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien