A Toho anunciou o título, elenco e primeiros detalhes sobre o primeiro filme japonês do monstro em doze anos. As informações foram divulgadas por um jornal japonês e traduzidas pela página Gormaru Island no Facebook.
Shin Gojira trará no elenco Hiroki Hasegawa (live action Attack on Titan), que viverá uma pessoa honesta e direta ligada ao governo; Yutaka Takenouchi também interpreta alguém ligado ao governo quando Godzilla ataca o Japão moderno; e Satomi Ishihara (live action Attack on Titan) será a heroína do filme, uma agente americana. De acordo com Takenouchi, o 29º filme da franquia terá o final mais forte.
O produtor executivo Akihiro Yamauchi (Densha Otoko) explica que o título escolhido para o filme, Shin Gojira, significa que este não se trata de um “renascimento”. Enquanto o título possa ser interpretado como “Novo Godzilla”, também pode significar “Verdadeiro Godzilla” ou “Deus Godzilla”, entre outras conotações. Hideaki Anno (Evangelion), que co-dirige a produção com Shinji Higuchi (Attack on Titan) e escreveu o roteiro, cunhou o título para incorporar diversos significados.
Higuchi, que também serve como diretor de efeitos especiais de Shin Gojira, promete que este será o mais assustador filme do monstro, citando horrores do mundo real, como o 11 de Setembro e o tsunami de 11 de março de 2011, seguido da crise nuclear de Fukushima. O longa usará uma mistura de miniaturas (como nos primeiros filmes da franquia), computação gráfica e efeitos especiais.
As gravações de Shin Gojira começaram em Tóquio em agosto e se estendem até o final de outubro, com lançamento previsto para o meio do ano que vem. A história será ambientada no Japão moderno, e os Estados Unidos também serão envolvidos. O novo Godzilla será o mais alto até agora, ultrapassando os 108 metros de altura do monstro de Gareth Edwards.