Confira as primeiras informações sobre o Fantaspoa

0
(0)

Fantaspoa (2016)

O FantaspoaFestival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre chega a sua décima segunda edição e este ano homenageará quatro artistas por suas contribuições à sétima arte: Guilherme de Almeida Prado, Antonio Mayans, Brian Trenchard-Smith e William Lustig.

Guilherme de Almeida Prado é um dos mais talentosos cineastas brasileiros egressos da Boca do Lixo paulistana. O ator espanhol Antonio Mayans já participou, até o final de 2015, de cerca de 180 filmes. Antonio é mais conhecido, principalmente, devido à sua parceria com o igualmente prolífico diretor espanhol Jess Franco.

Brian Trenchard-Smith dirigiu o incrível filme de ação The Man from Hong Kong em 1975 (homenageado por Quentin Tarantino em seu recente À Prova de Morte) e o nova-iorquino William Lustig tem no currículo a direção do clássico do horror O Maníaco (1980).

Além dos homenageados o festival terá em sua abertura a première nacional do longa-metragem argentino Kryptonita, dirigido por Nicanor Loreti. O longa teve co-produção assinada pela Fantaspoa Produções. Já no encerramento do festival será apresentado a première internacional de Antibirth, de Danny Perez. Estrelado por Natasha Lyonne e Chloë Sevigny, o longa-metragem teve sua primeira exibição no prestigiado festival Sundance e conta a história de uma garota que, após uma noite de festas, acorda com sintomas de gravidez. Certa de que não havia se relacionado sexualmente com ninguém nos últimos dias, ela começa a ter estranhas visões e passa a desconfiar de rumores conspiratórios.

O festival irá ocorrer de 13 a 29 de maio em Porto Alegre, dividindo as exibições entre o Cine Santander Cultural, Cine Bancários e Cinemateca Capitólio. A programação completa ainda não foi divulgada, mas alguns filmes da programação foram noticiados. Confira:

O Aberto (The Open, França, Reino Unido, direção: Marc Lahore)
Bombas explodiram. A guerra é global. Ainda assim, André e Stéphanie não desistem: Roland Garros é sua vida, sua história. Custe o que custar, eles organizarão o aberto, mesmo sem bolas, mesmo sem raquetes, somente com sua esperança. Trata-se de um jogo de tênis ou um jogo de sobrevivência?

Angústia Alemã (German Angst, Alemanha, direção: Jörg Buttgereit, Michal Kosakowski, Andreas Marschall)
Três contos repletos de amor, sexo e morte em Berlim, surgidos das mentes de três dos mais chocantes diretores alemães de todos os tempos: Jörg Buttreig, de Nekromantik e Schramm; Andreas Marschall, de Masks; e Michal Kosakowski, do documentário Zero Killed.

Apagados (Embers, Polônia, EUA, direção: Claire Carré)
Sobreviventes de uma epidemia neurológica global perambulam num mundo devastado, acordando a cada dia sem memória. Cinco histórias exploram diferentes facetas desta existência num futuro que não possui passado.

O Diabo Mora Aqui (O Diabo Mora Aqui, Brasil, direção: Rodrigo Gasparini, Dante Vescio)
Quatro jovens decidem passar uma noite em um casarão colonial e descobrem nele um passado perverso. Os jovens tentam despertar os fantasmas esquecidos da casa, pensando se tratar apenas de uma brincadeira, e acabam envolvidos em uma luta entre forças ancestrais.

O Elo Podre (El Eslabón Podrido, Argentina, direção: Valentín Javier Diment)
Raulo, um lenhador deficiente mental de 50 anos de idade, vive em um pequeno vilarejo com aproximadamente 20 casas – um local quase medieval, perdido no tempo e localizado nas florestas. Raulo vive com sua mãe, uma bruxa curandeira senil, e sua bela irmã de 28 anos, a prostituta do vilarejo.

Gordura (Grasa, Argentina, direção: Pablo Marini, Pablo Parés)
Três amigos vão acampar e encontram uma misteriosa criatura: um dos lendários vermes usados para fazer hambúrguer. Eles criam uma doce amizade com a criatura, que tem poderes alucinógenos. Mas a amizade está com os dias contados, pois o dono da rede de hambúrgueres Mac King quer seu verme de volta.

Polder (Polder, Suíça, Alemanha, direção: Julian M. Grünthal, Samuel Schwarz)
NEUROO-X é um grupo empresarial de entretenimento focado em jogos que dissolvem as barreiras entre a realidade e o virtual. Um novo gadget transforma o sonho dos usuários em fantásticas aventuras, levando-os a um mundo paralelo e sem escapatória.

Prisioneiro X (Prisoner X, Canadá, direção: Gaurav Seth)
Enquanto o planeta é aplacado por guerras e conflitos civis, uma agente da CIA é levada a uma remota prisão para interrogar um terrorista viajante do tempo que ela acredita ser o responsável pela catástrofe que está ocorrendo. Uma intensa batalha psicológica se inicia entre os dois.

A República de Wilson (Wilsonov, República Tcheca, Eslováquia, direção: Tomás Masín)
Inspirado nos folhetins policiais, conta a história da caçada a um misterioso assassino na cidade de Wilson, um povoado minúsculo na Europa Central. A investigação fica a cargo de um cadete novato e de um experiente agente do FBI, enviado para a Europa pelo presidente Woodrow Wilson em pessoa.

Sangue na Lua de Méliès (Blood on Méliès’ Moon, Itália, direção: Luigi Cozzi)
Luigi Cozzi encontra um estranho livro de seu amigo Dario Argento e decide conversar com Lamberto Bava e Antonion Tentori. Após uma incrível descoberta, conhecem uma senhora que revela mistérios de 1895, época em que Georges Méliès filmou Viagem à Lua. Nosso mundo é único ou há universos paralelos?
https://www.youtube.com/watch?v=giksh-gq0Cw

Sensoria (Sensoria, Suécia, direção: Christian Hallman)
Caroline é uma mulher de 30 anos que perdeu tudo e está tentando reiniciar sua vida. Ela se muda para um antigo apartamento e começa a perceber que não está tão sozinha como imaginava. Todo apartamento tem um passado, e ela está prestes a conhecer a história de sua nova morada.

Todas as Cores da Noite (Todas as Cores da Noite, Brasil, direção: Pedro Severien)
Iris vive sozinha num espaçoso apartamento que, ao anoitecer, acolhe pessoas num frenético fluxo de festa. Iris é a atração principal. Numa manhã, ela encontra um corpo na sala de estar. Iris se sente repetindo os passos de sua amiga de infância Tiara, responsável no passado por um acidente mortal.

Para mais informações, acesse a página do festival no Facebook.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Bruna Alfama

Publicitária, redatora e um pouco insana. Colecionadora de clássicos e louca por horror. Fã de fotografia e curiosa pelo desconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *