Primal Screen: um híbrido singular de documentário e horror

0
(0)

Por que somos simultaneamente atraídos e repelidos pelas coisas que mais nos assustam?

Está é uma das questões que o aclamado cineasta Rodney Ascher, responsável por dirigir os filmes/documentários O Labirinto de Kubrick (Room 237) e O Pesadelo – Paralisia do Sono (The Nightmare) explora em suas produções.

Em seu último inquérito sobre a mente humana, o seu mais novo projeto Primal Screen, Ascher segue as lembranças de pessoas que foram igualmente repelidas e fascinadas por algo que viram na tela de TV quando crianças, mais especificamente em relação ao medo de bonecos que, segundo o diretor, é um tipo de fobia muito mais profunda do que o medo simplesmente.

No fundo, todos nós podemos nos sentir um pouco desconfortáveis em relação a objetos inanimados humanizados, apesar de não querermos admitir isso.

No longa, Ascher mergulha profundamente no mundo do ventriloquismo, fazendo interessantes conexões, citando, por exemplo, como a necromancia poderia ter servido como fonte de inspiração para pessoas criarem bonecas com aparências tão semelhantes aos seres humanos e ilustra a hipótese de que, quanto mais humano um objeto animado se parece, mais medo nós sentimos na presença dele.

Outra brilhante observação a ser destacada consiste no fato de que, atualmente, assim como um ventriloquista usa um manequim para falar verdades mais honestas, nós também usamos as mídias sociais para falarmos mais precisamente sobre como nos sentimos, associando que ninguém poderá nos ver dizendo isso.

Muito elogiado após sua exibição no Overlook Film Fest, Primal Screen permite que o telespectador se identifique, já que todas as pessoas tiveram algum momento em que viram um filme ou até mesmo uma propaganda na tela da TV que alterou sua perspectiva, seja lhes dando medo, ou despertando algum interesse que ainda não existia.

O filme/documentário será disponibilizado em 08 de junho de 2017 no Shudder, serviço de streaming por assinatura especializado na exibição de conteúdo do gênero horror, da rede americana de televisão a cabo AMC.

https://youtu.be/iQOGMBKiWAg

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Pat Mendes

Fã do gênero horror desde quando as sessões da tarde exibiam estes tipos de filmes. Além do amor pelo terror é uma médica veterinária apaixonada por criptozoologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *