5
(2)

Faltam apenas duas semanas para a décima primeira edição do Festival Boca do Inferno. Serão quatro dias dedicados ao melhor do horror, sci-fi e fantasia mundial, e agora é hora de conhecer os jurados que farão parte de cada mostra:

Mostra Horror

Adriana Cecchi
Formada em Audiovisual, redatora, revisora, produtora de conteúdo na plataforma multimídia Redatora de M*%$# e criadora do Clube dos Caóticos.

Dane Taranha
Apresentadora, roteirista e criadora de conteúdo. Atua há mais de 20 anos no mercado audiovisual. Atualmente é host dos programas “Bom dia, Flow” no Flow News, “Dois da Tarde” na 89fm e do “Abominável Podcast”. É roteirista do projeto “Gibi de Menininha” e tem um conto presente na coletânea literária “Narrativas do Medo 4”. Fã e especialista em filmes de terror, além de jurada em festivais de cinema fantástico.

Ricardo Ghiorzi
Natural de Porto Alegre/RS. Idealizador e produtor do longa Histórias Estranhas, no qual dirigiu o segmento “Sete Minutos para a Meia-Noite”. Atuou como artista de efeitos especiais em dezenas de curtas e longas. Como diretor, roteirista e produtor, destaca-se seu trabalho nos curtas Belphegor (2013) e A Maldição do Sanguanel (2014), e no longa 13 Histórias Estranhas, no qual foi criador e diretor do segmento “Encomenda Especial“.

Mostra Sci-Fi

Jey Carrillo
Podcaster, editora de livros didáticos e Física pela Unicamp com Mestrado em Ficção Científica Escrita por Mulheres no Ensino de Ciências.

Karina Marchi
Apaixonada por terror desde criança, Karina Marchi é comunicóloga, apresentadora e cofundadora do Trasheira Violenta – um dos maiores canais de cinema de horror do YouTube Brasil – e maquiadora artística e de efeitos especiais, com participação em longas e curtas-metragens, videoclipes, festivais, editais e produções para redes sociais.

Cauê Petito
Amante do Terror e do estranho desde a infância, é escritor, ilustrador e se aventura pelo audiovisual. Crítico de cinema e jornalista no site Cinem(ação), com passagens por sites como Bloody Disgusting e Nervos. Foi curador do Phenomena Festival e integrou o júri do Prêmio Canal Brasil de Curtas, no Cine PE.

Mostra Suspense

Paula Febbe
Citada pela IstoÉ, Quatro Cinco Um e Folha de São Paulo como uma das responsáveis pela renovação da literatura insólita nacional, Paula Febbe pode, hoje, ser considerada uma das principais autoras contemporâneas do horror e do insólito do país. Febbe estudou roteiro no Goldcrest Post Production Theater em Nova Iorque e psicanálise no CEP, em São Paulo. Escolhida como um dos novos nomes do terror nacional para integrar o time da editora DarkSide, Paula ganhou diversos prêmios no cinema com o filme 5 Estrelas, que co-escreveu com o diretor Fernando Sanches. Hoje, atende como psicanalista, trabalha como ghostwriter, estreou recentemente seu programa de entrevistas (Divã de Singularidades) e dá aulas em uma das escolas mais importantes de roteiro do Brasil, a Roteiraria, onde ministra o curso Serial Killer: A construção do personagem.

Cristian Verardi
Escritor, cineasta e ator. Membro fundador da Associação de Críticos de Cinema do RGS (ACCIRS). Colaborador de diversas publicações especializadas em cinema, como os livros “O Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation” (Ed. Estronho), “50 Olhares da Crítica Sobre o Cinema Gaúcho” (Ed. ACCIRS) e “Cinema Fantástico Brasileiro – 100 Filmes Essenciais” (Abraccine). Atuou em filmes seminais para o fortalecimento do cinema fantástico brasileiro, como Mar Negro (2013), Morto Não Fala (2018), A Noite Amarela (2019) e O Cemitério das Almas Perdidas (2020). Escreveu e dirigiu o premiado curta-metragem Ne Pas Projeter (2015), selecionado em SITGES no 48° Festival Internacional de Cinema Fantástic de Catalunya. É produtor e curador da mostra de cinema A Vingança dos Filmes B.

Marcelo Milici
Formado em Letras, Marcelo Milici atua como coordenador pedagógico e professor, pesquisador, crítico de cinema pela Abraccine, além de escritor de contos em mais de 15 antologias, e autor da enciclopédia “Medo de Palhaço” e do livro “Lena – Paixão Sobrenatural”. Membro da Aberst, é o fundador do site Boca do Inferno, maior e mais longeva página de horror da América Latina, com 23 anos de existência!

Mostra Animação

Gabi Larocca
Historiadora e pesquisadora de cinema de horror. Doutora em História pela UFPR, há mais de dez anos trabalha com representação feminina no audiovisual e o uso do horror como fonte histórica. É produtora de conteúdo, podcaster, redatora e tradutora freelancer.

Mari Dertoni
Jornalista, crítica e pesquisadora de cinema com foco em horror e cinema feito por mulheres. Estudou na Academia Internacional de Cinema, e é certificada em roteiro pelo Instituto de Cinema de São Paulo. Publica suas críticas e textos sobre cinema nos sites Coletivo Crítico e Críticos.com, também no Letterboxd/Instagram no @maridertoni.

Filippo Pitanga
Advogado, jornalista, curador e crítico de cinema. Mestre pela ECO-UFRJ. Professor na Universidade Estácio de Sá, AIC, Midrash e Sesc. Membro FIPRESCI, SOCINE e ACCRJ. Codiretor CineFantasy IFFF e FICA.VC. Apresentador e Roteirista da Sessão AIC no Canal Like. Colaborador na Revista Fórum, Carta Capital e TV Gazeta.

Mostra Fantasia

Rafael Arinelli
Publicitário, pós-graduado em Design Estratégico pela ESPM-SP. É CEO do estúdio de design, entretenimento e marketing digital, a ISSOaí, e foi um dos criadores e apresentador do site Cinem(ação). Com mais de 20 anos de experiência na produção de conteúdo digital, Rafael também passou pela criação de filmes e vídeos, atuando na Direção, Produção, Roteiro, Design de Som, entre outros. No final de 2023 produziu, roteirizou, fez o design de som e trabalhou em conjunto com dois amigos na criação do curta-metragem “Dragged Holidays”, feito inteiramente com Inteligência Artificial, e que venceu dois prêmios internacionais como melhor curta feito em IA. Além da experiência no cinema, Rafael também comanda o Podcast do Cinem(ação) desde 2012, um dos mais importantes veículos de cinema do Brasil, figurando sempre entre os 20 melhores podcasts da área.

Arthur Eloi
Radialista, repórter de entretenimento e roteirista, Arthur Eloi é host do Não Apague a Luz, podcast semanal sobre filmes de terror. Passou anos discutindo desgraceiras de todos os tipos como crítico no Omelete, Legião dos Heróis e Jovem Nerd, e também escreveu e apresentou o Especialistas em Apocalipse, podcast de horror da AMC Brasil. Vibra fácil com boas cenas de gore, neon vermelho e split diopter.

Daniel Medeiros
Graduado em Comunicação Social – Cinema e Vídeo, especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação, mestre e doutor em Ciências da Linguagem. Seu objeto de pesquisa é o cinema de terror contemporâneo. Daniel também é crítico de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE). Publicou diversos artigos e capítulos de livros sobre cinema em revistas acadêmicas e coletâneas. Também foi roteirista e diretor dos curtas-metragens William e Boa Viagem (sendo que este último foi exibido no festival Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM). Atualmente, é professor na Universidade do Sul de Santa Catarina, lecionando nos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Produção Audiovisual. Também é colunista do site Boca do Inferno e membro do Falando no Diabo, o podcast do Boca do Inferno. Além disso, Daniel mantém o 7 Marte, um canal/podcast/blog dedicado a falar sobre terror e sobre cinema em geral.

Mostra Terrir

Maitê Mendonça
Jornalista e produtora de conteúdo. Pesquisa e escreve sobre cinema de horror no blog Final Girl.

Queops Negronski
Autodidata com atuação multimídia. Fã, entusiasta e estudioso do gênero horror com participação em sites especializados, blogues, cursos sobre o horror negro, produção de podcasts, filmes e séries de tv. Escreveu nos livros O Melhor do Terror dos anos 80, O Melhor do Terror dos anos 90 (Ed. Skript), Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (Abraccine e Editora Letramento), no blog 365 Filmes de Horror e de vez em quando escreve em seu blog pessoal, o Todo Mundo Morre no Final.

Oswaldo Marchi
Crítico de cinema e videomaker formado em publicidade e audiovisual. Fascinado por cinema de horror desde jovem, ele é um dos responsáveis pelo canal Trasheira Violenta no YouTube, focado em análises de filmes do gênero. Além disso, também já trabalhou como assistente de direção, editor e técnico de som, entre outras funções, em sets de diversos longas e curtas-metragens.

Mostra Diretoras

Carissa Vieira
Formada em Artes Cênicas e Cinema e Audiovisual pela UFPE. Atua como pesquisadora e roteirista em diversas mídias audiovisuais. Fez parte do time de roteiro do canal DRelacionamentos e escreveu para o original Spotify Alimente seu Sol. É professora e dá consultoria de roteiro com especialidade na construção de narrativas com bons desenvolvimentos nas questões de gênero e raça, ofertando masterclasses em festivais e laboratórios de roteiro, incluindo o lab Negras Narrativas no ano de 2023, laboratório voltado para roteiros com criação e protagonismo negro. Também é crítica de cinema e curadora de festivais, como o Cinefantasy e o Cine PE. Colunista do site Cinem(ação), cobre festivais ao redor do Brasil, também sendo júri. Possui um canal no Youtube onde discute a construção de mulheres e personagens negros dentro do audiovisual, com foco principalmente no gênero do horror.

Tati Regis
Recifense, licenciada em Artes Visuais, entusiasta do gênero horror, tema que pesquisa e estuda avidamente. Produz conteúdo sobre o tema, com atenção nas questões de gênero e raça. Escreve para seu próprio blog, o Meu Filme do Dia, e também é colunista no site Horrorizadas, 365 Filmes de Horror e Filmicca. Pesquisa pautas para o podcast Mundo Freak, participou com artigos para o livro “O Melhor do Terror dos Anos 90”. Ministrou pelo MIS-SP, junto com Queops Negronski e Carlos Primati, o curso A História do Cinema de Horror Negro. Já colaborou como curadora e jurada para os festivais Cinefantasy, Boca do Inferno, Mostra MONSTRO de Jacareí e Cine PE 2024 como convidada da Abraccine.

Yasmine Evaristo
Graduada em Artes Plásticas, pela Escola Guignard (UEMG), e graduanda em Letras – Tecnologias da Edição, pelo CEFET-MG, pesquisa e escreve sobre cinema, principalmente cinema fantástico e de horror e representação e representatividade de pessoas negras no cinema. É redatora e co-fundadora do site Longa História, Podcaster no Feito Por Elas, membro da Abraccine e votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards).

SERVIÇO:
11º Festival Boca do Inferno
Data: 17, 18 e 19 de outubro, das 19:30 às 23:00;  e 20 de outubro das 16:30 às 21:00
Local: Shuffle Bar – R. Ana Cintra, 132 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Entrada gratuita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *