![]() | Premonição 4
Original:The Final Destination 4
Ano:2009•País:EUA Direção:David R. Ellis Roteiro:Eric Bress, Jeffrey Reddick Produção:Craig Perry, Warren Zide Elenco:Bobby Campo, Shantel VanSanten, Nick Zano, Haley Webb, Mykelti Williamson, Krista Allen, Andrew Fiscella, Justin Welborn, Stephanie Honore, Lara Grice, Jackson Walker, Phil Austin, William Aguillard |
Se você quer assistir a um bom filme de terror, alugue a versão original de Espíritos – A Morte Está ao Seu Lado (Shutter, 2004). Se você quer apenas se divertir com mortes gratuitas e mirabolantes, vá ver Premonição 4 (Final Destination: Death Trip 3D, 2009). Este artigo poderia ser resumido nestas simples informações, mas com certeza o nosso editor se recusaria em publicar o mesmo e me mandaria colocar estas informações no twitter. Por esta razão, vamos tentar ir além das duas sentenças iniciais deste parágrafo.
Quando o primeiro Premonição foi lançado no ano de 2000, o cinema de terror vivia um período de entre safra, pois os derivados de Pânico já não faziam tanto sucesso e os produtores norte-americanos ainda não haviam descoberto o cinema asiático para plagiarem. Foi justamente neste período que a produção original foi lançada. A trama narrava o caso de um rapaz que teve uma premonição, salvou os amigos de um acidente de avião e todos passaram a serem perseguidos pela “morte”.
Com uma bem desenvolvida sequência de abertura, o filme seguiu mostrando que a premonição do rapaz atrapalhou os planos da “morte” e que, por isso, todos os que escaparam do acidente passaram a morrer de forma… trágica, para não dizer exagerada. Neste meio tempo, o mocinho precisava impedir que os demais personagens morressem, o que, segundo o roteiro, quebraria a sequência de mortes e todos se salvariam.
O filme agradou ao público, fez sucesso e não foi preciso ter nenhuma premonição para avistar uma parte 2 três anos depois. A trama do segundo filme narrava o caso de uma moça que teve uma premonição, salvou os amigos de um acidente em uma rodovia e todos passaram a ser perseguidos pela “morte”. Neste caso, o termo remake talvez fosse mais apropriado.
Apesar da falta de criatividade do roteiro, o segundo filme mostrou algumas das mortes mais bizarras que o cinema de terror já viu e como ninguém na plateia estava muito interessado na trama, o resultado mais uma vez foi positivo e logo fomos brindados com um Premonição 3 (Final Destination 3, 2006). E como no gênero terror nada se cria e tudo se copia, eis que chegamos em 2009 com um Premonição 4. A trama? O rapaz teve uma premonição, salvou os amigos de um acidente durante uma corrida de carros e todos passaram a serem perseguidos pela “morte”. Mais alguma informação deve ser acrescentada? Ah sim, este filme é em 3D.
Mortes, mortes e mortes
Meses antes do filme ficar pronto, o produtor de Premonição 4, Craig Perry, concedeu uma entrevista para o site Bloody Disgusting, na qual ele afirmou que “as pessoas que forem ver o filme só estarão interessadas em mortes e sangue em profusão.” Desta forma, ele apenas confirmou o que foi proposto no começo deste artigo. Existem produções que são feitas com o único intuito de entreter o público. Traduzindo: quer assistir a um bom terror psicológico? Seven (1995). Você tem medo de fantasmas? Tente A Casa das Almas Perdidas (The Haunted: A True Story, 1991). Um clássico do gênero? O Iluminado (The Shining, 1980). Diversão barata e passatempo? Premonição.
E se o assunto é diversão, Premonição 4 até que tem bons momentos. Ou neste caso, boas mortes. Apesar da sequência de abertura ser a mais fraca da série, o filme compensa com a criatividade da “morte”: em fazer com que cada personagem parta dessa pra melhor da forma mais acidental possível. Destaque para a mãe que fica de olho nos filhos ou para um pobre rapaz que decide nadar na hora errada. A cena do lava jato também merece ser conferida, inclusive pela sua conclusão.
É curioso observar nesta série como a “morte” tem uma mente brilhante para criar sequências no mínimo curiosas. Aqui, é cano que fura, prego que cai da mesa, pedra no meio do caminho, fio desencapado e por aí vai. E como agora estamos com uma película em 3D, as possibilidades aumentam. Felizmente, o efeito é utilizado de forma discreta e em alguns momentos, diferente de certas produções nas quais a cada sessenta segundos, algum personagem joga algo em direção da tela. Tudo orquestrado pelo diretor David R. Ellis, que também assinou o segundo filme da franquia e parece saber que não precisa fazer grande coisa neste tipo de filme.
E se o produtor e o diretor parecem não estar preocupados com o produto final, o elenco então é completamente descartável. Se no primeiro filme ainda existia uma vontade de fazer algo sério, aqui a lógica é a de entrar em cena, passar cinco minutos, morrer e pode chamar o próximo, afinal, a fila anda.
E assim como a fila anda, o público sempre quer mais. Desta forma, aqueles que ainda criticam este tipo de filme pela qualidade do roteiro ou pelas cenas completamente previsíveis, podem se preparar, porque um quinto exemplar da franquia está chegando aos cinemas. Qual vai ser a trama? Um rapaz que teve uma premonição, salvou os amigos de um acidente…
Curiosidades:
– Os créditos de abertura de Premonição 4 reproduzem, utilizando imagens em raio-X, as mortes mais interessantes dos filmes anteriores.
– Como já é de costume desde Premonição 2, os personagens da vez procuram informações no Google e encontraram notícias referentes ao acidente com o voo 180, do primeiro filme.
– Como também já é costume desde Premonição 2, o número 180, uma alusão ao voo do original, aparece em algum momento do quarto filme. Desta vez, é em um ônibus.
– Este é o primeiro filme da série sem a participação do ator Tony Todd. Nos capítulos 1 e 2 ele interpretou o sinistro Mr. Bludworth. Em Premonição 3, ele emprestou a voz para o locutor do parque de diversões.
– Este filme tem um total de 11 mortes, sendo o maior da série.
MESMO SENDO RUIM É MELHOR QUE MUITA COISA LANÇADA POR AÍ.GOSTO TANTO DE PREMONIÇÃO QUE NEM ESSE EU CONSIGO ODIAR.
10 anos se passaram desde esse seu comentário e posso te afirmar que o negócio conseguiu piorar ainda mais do que já estava kkkkk. Em 2023 o cinema está tão em desastre que um filme declarado ruim na época como Premonição 4 conseguiria se destacar atualmente.